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Wed Aug 30 09:38:03 BRT 2023
Mercado e Vendas | CONSUMO
Negócios adaptáveis ao consumo: a importância de ser flexível

As mudanças no comportamento e nos hábitos de consumo das pessoas levam à necessidade de ajustar as soluções oferecidas pelas empresas, inclusive no setor alime

· Atualizado em 30/08/2023
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A flexibilidade e a resiliência são duas habilidades importantes para qualquer empreendedor. Afinal, sabemos que o mercado não é estático, já que os hábitos e os comportamentos dos consumidores mudam de forma constante, o que leva à necessidade de manter negócios adaptáveis.

Ou seja, as empresas precisam acompanhar as novas tendências que surgem para que consigam preservar a competitividade em meio à concorrência. Nos últimos anos, por exemplo, houve uma grande mudança nos hábitos de consumo alimentares.

Com isso, os empreendimentos desse setor precisaram olhar para públicos diferenciados no intuito de oferecer uma boa jornada e atender da melhor maneira às pessoas com expectativas que fogem do "mais do mesmo".

Pensando nisso, preparamos este material para você conferir quais foram essas mudanças, a importância de ter um negócio adaptável a elas e como fazer isso na prática. Boa leitura!

O que são negócios adaptáveis?

Os negócios adaptáveis são aqueles que conseguem acompanhar as mudanças que acontecem na conduta e nos hábitos dos consumidores. Em geral, esses empreendimentos têm a capacidade ou a habilidade de se ajustar a uma nova realidade do mercado para preservar a sua competitividade.

No entanto, isso não significa que essas empresas fazem alterações radicais nos serviços que oferecem. Ou seja, não se trata de uma transição de ramo ou de setor.

Na verdade, os negócios adaptáveis se mantêm na sua área de atuação, mas identificam oportunidades nas expectativas e até mesmo nas objeções do público. Assim, tornam as suas ofertas mais adequadas para atender a essas pessoas e alcançar bons níveis de satisfação.

Quais mudanças aconteceram recentemente nos hábitos de consumo alimentares?

Não é bem uma novidade que a popularização do meio digital, principalmente da Internet, promoveu grandes mudanças nos hábitos e nos comportamentos dos consumidores. A tecnologia trouxe a necessidade de se ajustar a uma nova realidade e a um "novo normal".

Contudo, não foram somente as tendências tecnológicas que impulsionaram transformações significativas. Nos últimos anos, modificações também aconteceram na relação que as pessoas estabelecem com os alimentos.

Para você ter uma ideia, em 2018, 30 milhões de brasileiros se declaravam vegetarianos. Isso representou um crescimento de 75% em relação ao ano de 2012.

Já em 2021, segundo dados do IPEC publicados pelo site Mercado e Consumo, o total de brasileiros que reduziram a ingestão de carne por vontade própria foi de 46% da população. Percebe a tendência?

Nesse contexto, inclusive, o veganismo também merece destaque. Ainda conforme a matéria do site Mercado e Consumo, em 2020, o segmento vegano foi avaliado em US$ 19,7 bilhões. A expectativa é de que esse valor aumente para US$ 36,3 bilhões até 2030.

Essas mudanças nos hábitos de consumo alimentares estão acontecendo porque as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde. Além disso, uma parte se deve à adesão a diferentes causas e filosofias voltadas à proteção dos animais e do planeta.

No entanto, existem também indivíduos que aderem a dietas especiais, seja por vontade própria, seja em razão de condições clínicas, como o diabetes. A propósito, a quantidade de casos da doença aumentou 16% na população mundial entre 2019 e 2021.

Por fim, não podemos nos esquecer das pessoas que precisam de uma dieta sem glúten, sem lactose ou com um teor reduzido de sal ou de gordura.

Como você pôde perceber, mais do que nunca, é preciso que haja negócios adaptáveis para atender a esses públicos que crescem cada dia mais. Em paralelo, é claro, isso pode trazer grandes oportunidades para as empresas que conseguem ser receptivas às mudanças.

Como se adaptar a essas mudanças?

Como explicamos, para uma empresa estar entre os negócios adaptáveis, ela não precisa mudar completamente o seu ramo de atuação. Na prática, o ideal é observar essas tendências de mercado para oferecer novas soluções ou fazer ajustes naquelas já existentes.

Sendo assim, existem várias práticas que podem ser adotadas para que o seu empreendimento também se adapte e mantenha a competitividade no mercado. Veja, a seguir, algumas sugestões para ampliar o seu portfólio a fim de abranger esses públicos diferenciados.

Defina qual público será atendido

As mudanças nos hábitos de consumo alimentares trazem oportunidades para lançar diferentes tipos de negócios adaptáveis nesse ramo. Como você viu, existem os veganos, os vegetarianos, as pessoas intolerantes à lactose e/ou ao glúten, os diabéticos, os hipertensos, os alérgicos, entre muitos outros grupos.

Portanto, antes, é preciso definir qual público será o foco para que você possa fazer ajustes que atendam da melhor forma a essas pessoas. Nesse sentido, é interessante considerar a oferta da região abrangida pelo seu negócio também.

Entre as pessoas que o empreendimento consegue alcançar, existe uma demanda maior de qual desses consumidores? Há mais vegetarianos na sua região? Ou há mais pessoas que fazem dietas fitness? Pense no mercado disponível antes de implementar as mudanças.

Entenda as necessidades e as expectativas desse público

Após definir qual público será atendido, procure pesquisar um pouco mais sobre essas pessoas, entendendo as suas necessidades, as suas expectativas e as possíveis objeções. Isso é fundamental para compreender os hábitos desses consumidores e lançar produtos adequados para eles.

Inclusive, é muito importante fazer esse estudo porque há diversos detalhes que podem passar despercebidos. Quando se trata do vegetarianismo, por exemplo, existem pessoas que se esquecem de que embutidos, como salsicha, presunto e mortadela, também são carne. Então, não podemos focar apenas os cortes bovinos.

Já em relação aos veganos, as receitas não podem incluir ovos, leite, gelatina e nem mesmo determinados corantes porque alguns também são derivados de animais. Sendo assim, uma pesquisa minuciosa é indispensável para dominar aquilo que se enquadra na categoria de consumidor ao qual você vai atender.

Faça ajustes nos pratos existentes

Dependendo do tipo de público que será atendido, você pode fazer ajustes nos pratos que já são oferecidos. Digamos que você queira ampliar o alcance para englobar pessoas intolerantes à lactose. Nesse caso, é possível substituir os ingredientes atuais por aqueles que não contêm o açúcar do leite.

Também é viável fazer com que os pratos sejam menos calóricos, recorrendo a adaptações no modo como eles são preparados. Assim, você pode eliminar gorduras e dar preferência para itens integrais, entre outras pequenas modificações.

Lance novos pratos no cardápio

Mais uma opção para tornar os negócios adaptáveis aos hábitos de consumo alimentares modernos é fazer o lançamento de novos pratos no cardápio. Dessa forma, é possível manter as receitas tradicionais e, ainda assim, atender a novos públicos.

Você pode, por exemplo, lançar versões veganas, vegetarianas ou fitness dos pratos já existentes. Também vale criar receitas especiais para os consumidores diferenciados.

Com isso, mesmo os clientes que não têm necessidades específicas podem experimentar essas receitas novas. Acredite: isso amplia as chances de venda e gera uma experiência interessante.

Crie um cardápio especial

Em vez de ter apenas algumas opções diferentes no seu cardápio tradicional, você também pode lançar um específico para o público especial que será atendido. Mas, nesse caso, é preciso haver uma boa quantidade de opções para que o cliente possa escolher à vontade.

Dispor desses cardápios especiais é uma excelente alternativa porque você pode oferecer uma experiência mais agradável para o novo público. Além disso, a iniciativa gera um diferencial competitivo por causa da variedade de opções de pratos.

Apenas não se esqueça da importância de ter bastante atenção na hora de preparar essas receitas diferentes. É fundamental organizar a cozinha com bastante cautela para não haver equívocos.

Ofereça a opção de adaptar as receitas

Se ainda não for possível reunir recursos para adquirir estoque e lançar novos pratos ou um cardápio especial, vale a pena oferecer para o seu cliente a opção de fazer adaptações nas receitas tradicionais.

Uma lanchonete, por exemplo, pode preparar os seus lanches sem o hambúrguer para atender a consumidores veganos. Também é válido oferecer a opção do pão integral, da maionese light e do queijo branco no lugar da muçarela para pessoas que desejam uma alternativa menos calórica.

Divulgue os serviços prestados

De nada adianta a sua empresa se esforçar para ser um dos negócios adaptáveis se o consumidor não souber que o estabelecimento passou por essa transformação. Portanto, é fundamental fazer a divulgação dos serviços que estão sendo prestados.

Publique-os nas redes sociais, faça marketing digital, recorra à panfletagem, lance anúncios segmentados, sinalize-os na entrada da loja e deixe-os em evidência no estabelecimento ou no próprio cardápio. Enfim, promova algum tipo de ação que faça com que o público saiba que encontrará opções adequadas às suas necessidades no seu empreendimento.

Por que se ajustar às mudanças no consumo?

As mudanças nos hábitos de consumo das pessoas vão acontecer e não há nada que se possa fazer para desacelerar esse processo. Portanto, as empresas que desejam continuar operando com sucesso no mercado precisam acompanhar essas tendências.

Considere que alguém vai olhar para as necessidades desse público e lançar soluções que consigam atendê-lo. Ou seja, as companhias que não se preocupam em se tornar negócios adaptáveis tendem a perder espaço e competitividade.

Outro detalhe que nem sempre é considerado é o fato de que públicos com necessidades específicas podem encontrar dificuldades para receber um bom atendimento. Logo, você pode criar oportunidades para se tornar uma referência dentro de um determinado nicho.

Por isso, é interessante observar quais são as demandas da sua cidade ou da sua região, verificar se existem empresas que já estão atendendo a essas necessidades e avaliar o que ainda falta para esse público receber um atendimento de excelência. É possível gerar grandes diferenciais fazendo essa análise.

A verdade é que estar em meio aos negócios adaptáveis é essencial para garantir a sobrevivência da sua empresa também. Além disso, acompanhar as tendências de mercado e atender às novas expectativas dos consumidores gera oportunidades, ampliando o seu alcance e contribuindo para aumentar o seu faturamento.

Agora, aproveite para conferir o nosso outro artigo com estratégias de encantamento de cliente para você alcançar ainda mais sucesso!


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