this is an h1

this is an h2

Fri Oct 14 15:53:24 BRT 2022
Mercado e Vendas | AGRONEGÓCIO
Os segredos para se tornar um grande produtor rural

A superação das dificuldades da gestão rural é determinante para se tornar um produtor rural bem-sucedido. Veja mais!

· 14/10/2022 · Atualizado em 14/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Não é novidade que o setor de agronegócio desempenha um papel extremamente relevante na economia brasileira. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), em uma parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro permanece em crescimento.

Além disso, com o aumento populacional, a procura por alimentos também se torna crescente, o que traz ainda mais importância para o produtor rural. No entanto, no intuito de atingir resultados significativos na gestão da propriedade rural, é necessário superar alguns desafios da atividade e colocar estratégias empreendedoras em prática.

Pensando em ajudá-lo nessa missão, neste post, vamos aprofundar nos obstáculos enfrentados pelo produtor rural e, principalmente, nas boas práticas a serem adotadas para conduzir a gestão de forma bem-sucedida. Continue a leitura!

Quais são os principais desafios que o produtor rural enfrenta na gestão das propriedades?

Apesar da importância social e econômica, a vida no campo pode envolver diversos desafios. Nesta seção, vamos listar alguns dos principais.

Variações climáticas

Longos períodos de seca, chuvas fora de época, geada, vendavais etc. são apenas alguns exemplos de eventos que têm se tornado cada vez mais constantes em razão das mudanças climáticas. O fato é que tal realidade provoca reflexos diretos sobre a atividade rural, especialmente na produção. Afinal, com a modificação dos ciclos naturais, torna-se difícil para os agricultores prever com mais precisão qual será o momento de plantar e qual será o momento de colher.

Além disso, há uma suscetibilidade maior das lavouras às quebras. Diante disso, é indispensável investir tanto quanto possível em melhorias genéticas nas plantações e tecnologias, já que isso pode atenuar os efeitos do clima sobre o produto final.

Doenças e pragas

As altas temperaturas são um dos fatores que aumentam a proliferação de insetos que vão se espalhando por toda a propriedade rural. Carunchos, traças e outras pragas têm o potencial de causar prejuízo nas plantações tanto quanto têm na massa colhida.

Além deles, existem, ainda, bactérias, fungos e até ervas daninhas que prejudicam o cultivo, e algumas espécies apresentam grande resistência aos pesticidas. Nesse contexto, a solução reside em apostar nas ferramentas de controle, a exemplo do manejo integrado de pragas. Outra boa opção é investir na monitoração das lavouras, com a utilização de drones, por exemplo.

Pouca infraestrutura

O escoamento da produção é mais um dos desafios a serem superados pelo produtor rural, haja vista que nem sempre uma propriedade familiar dispõe de meios para o transporte daquilo que colhe, por exemplo. Inclusive, em se tratando desse deslocamento, há que se falar também das condições precárias das estradas, pouco conservadas.

Não é incomum que caminhões acabem quebrando ao longo do percurso, em razão dos buracos, ocasionando o estrago da carga perecível antes da chegada ao destino.

Falta de mão de obra

É importante, por fim, levar em conta o quanto as estratégias de plantio e as ferramentas agrícolas têm evoluído. Diante disso, torna-se indispensável que haja uma constante atualização dos profissionais envolvidos na atividade no campo.

No entanto, na prática, nem todos têm a qualificação necessária, e, por isso, torna-se indispensável oferecer cursos e treinamentos que capacitem essas pessoas.

Quais são as práticas de empreendedorismo que podem fazer a diferença na gestão rural?

Complementando o tópico anterior, é importante pontuar que um dos problemas a serem driblados pelos produtores rurais é também o grande enfoque dado às produções, à mão na massa, a ponto de se deixar de lado outros aspectos igualmente relevantes, como o planejamento, o controle das finanças etc. — todos extremamente agregadores à atividade.

Por isso, nesta seção, vamos nos dedicar a listar as melhores estratégias a serem adotadas na propriedade rural para garantir uma gestão bem-sucedida.

Realize um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é indispensável para que você tenha sucesso na atividade rural, pois determina dados essenciais e define metas a serem alcançadas — via de regra, dentro do período de um ano. Para tornar a sua estrutura mais simplificada, uma boa medida é utilizar a análise FOFA.

Nesse caso, basta que você "divida" o seu negócio em quatro quadrantes distintos e, a cada um deles, atribua uma das letras do termo. O primeiro "F" representa as qualidades e as forças da sua propriedade no âmbito interno, por exemplo, uma boa variedade de produtos.

A letra "O" se refere às oportunidades externas que podem ser aproveitadas. Se você reside em uma região fértil para determinadas frutas, por exemplo, trata-se de uma boa oportunidade de comercialização. O segundo "F" já diz respeito aos desafios e às fraquezas que você precisa driblar internamente. Um exemplo é a pouca verba disponível para investir em inovação.

Por fim, a letra "A" é relativa às ameaças que estão no meio externo, como as variações climáticas que já citamos. Ou seja, durante a análise FOFA, você avalia tanto os aspectos positivos quanto os negativos do seu negócio. A partir disso, torna-se viável atuar em prol do desenvolvimento de qualidades e preparar-se para o enfrentamento dos desafios que surgirem ao longo do caminho.

Estude o mercado interno e avalie as possibilidades de exportação

Se você estiver sentindo que é hora de ampliar o seu negócio, pode ser interessante analisar o mercado e optar por investir em algo que verdadeiramente tenha potencial. Portanto, o mais recomendável é estudar o tipo de cultivo que apresenta uma demanda mais elevada atualmente, as chances de rendimento e de retorno e, principalmente, a viabilidade para o futuro. Além disso, você pode refletir sobre quais são as possibilidades de começar a exportar o seu produto.

Embora demande um esforço maior, o investimento no mercado externo pode ser extremamente vantajoso para o produtor rural, especialmente por torná-lo menos suscetível às oscilações do mercado interno. Nesse sentido, ainda é importante mencionar que algumas moedas estrangeiras, como o Euro e o Dólar, são mais valorizadas em comparação com o Real, garantindo lucros mais expressivos e, inclusive, um melhor escoamento da sua produção.

Dedique-se à melhoria da administração da atividade

Um produtor rural bem-sucedido precisa ter em mente que a propriedade rural é, sim, uma empresa. Nesse sentido, ter conhecimentos técnicos sobre o tipo de cultura e sobre a lavoura é indispensável, mas, sem a capacidade de gerir adequadamente a atividade, se torna impossível fazer o negócio progredir e prosperar.

Quando falamos de gestão, nesse contexto, estamos nos referindo à importância de tomar decisões acertadas fundamentadas em estratégias. Portanto, é interessante fazer a si mesmo os seguintes questionamentos:

  • Quais são os planos para a safra seguinte?
  • Qual é o tipo de tecnologia que pode auxiliar na identificação de eventuais perdas nas colheitas?
  • Os equipamentos atualmente utilizados são os mais apropriados?
  • O estoque é mantido sob controle?
  • Existe uma projeção otimista e outra conservadora para os próximos anos?
  • É viável investir em outra cultura no período de entressafra?
  • As peculiaridades do solo possibilitam outros tipos de cultivo?

A ideia é que o produtor rural consiga responder essas perguntas ou, pelo menos, dispor de meios para investigá-las a fundo.

Seja receptivo a parcerias estratégicas

Existem cooperativas rurais que viabilizam o contato entre agricultores familiares e outros produtores, oportunizando a negociação da aquisição de insumos e materiais e a venda da produção por valores mais atrativos.

Além disso, é possível que sejam formadas parcerias para o investimento em novos maquinários e em tecnologia. Portanto, é interessante estudar essa possibilidade, que pode até mesmo promover o aumento do seu alcance e, consequentemente, a elevação da sua lucratividade.

Faça da tecnologia a sua aliada

Atualmente, existem vários softwares que são especialmente projetados para a atividade rural — inclusive, com preços compatíveis ao orçamento de pequenas e médias propriedades. A tecnologia já avançou a passos largos, e, hoje, é viável monitorar todo tipo de informação — que sempre é a base para a definição de estratégias acertadas.

Um bom exemplo são os drones, que podem ser incríveis aliados no momento de identificar possíveis pragas, medir a altura das plantações e outras possibilidades.

Invista no marketing agrícola

Normalmente, o marketing aplica (e muito!) o número de vendas de qualquer empresa. Logo, no campo, os resultados não poderiam ser diferentes.

Ainda que muitos produtores acreditem que se trata de um meio altamente custoso e desnecessário, a realidade revela que o cenário é o oposto. Justamente em razão de as propriedades rurais serem afastadas dos grandes centros urbanos, o marketing se torna uma excelente alternativa para aproximar o produtor rural dos seus clientes (ou dos futuros clientes).

Por meio de técnicas e estratégias de marketing, nem mesmo é preciso deslocar-se da propriedade para alcançar os consumidores e/ou apresentar a sua produção a eles. Na verdade, o caminho é inverso, pois eles acabam vindo até você.

Como vimos, embora o foco na produção seja, sim, necessário nas atividades do campo, o produtor rural que deseja potencializar os seus resultados precisa enxergar a sua propriedade como uma empresa. Nesse sentido, torna-se imperativo investir em práticas empreendedoras para garantir uma gestão efetiva do negócio e, consequentemente, melhores resultados.

Agora, aproveitando o ganho, confira também como boas práticas podem ser um verdadeiro diferencial na gestão de propriedades rurais!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora