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Wed Jun 07 15:35:51 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARCA
TikTok: qual a relevância da rede social para o mercado da beleza?

Para se destacar no mercado, é fundamental conhecer as tendências. É preciso saber utilizar o TikTok no mercado da beleza!

· Atualizado em 07/06/2023
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Você pode ter uma marca já consolidada no mercado, produtos ou serviços de qualidade e até mesmo clientes fidelizados. Mas se você não olhar para o que está mudando no segmento, a tendência é que o seu negócio fique para trás. Por isso, você precisa analisar a relevância do TikTok no mercado da beleza!

A rede social chinesa tem se tornado uma ferramenta cada vez mais comum no dia a dia dos consumidores e, consequentemente, virou fundamental para que as empresas consigam dialogar com essa audiência. Mas por que o TikTok cresceu tanto e o que você precisa fazer para se destacar?

Para ajudar você a tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, preparamos um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber sobre essa tendência e, é claro, o que deve fazer para utilizar o TikTok no seu negócio? Continue a leitura e confira!

Como o TikTok está transformando o segmento da beleza no Brasil?

Antes de mais nada, é necessário explicar uma dúvida muito comum: por que o TikTok é tão relevante no segmento da beleza no Brasil? Tudo começa com as muitas oportunidades de exposição para marcas e profissionais de beleza. Afinal, a rede social é cada vez mais popular entre os brasileiros.

A população está na rede social

Pesquisas mostram que 45% da população brasileira está no TikTok. Para as empresas do segmento da beleza, portanto, desenvolver conteúdos interessantes e envolventes tornam mais fácil o processo para alcançar uma audiência maior e potencialmente ganhar novos seguidores e clientes.

Desafios que viralizam

Outro aspecto que tem tornado o TikTok tão popular no país são os desafios voltados para o setor da beleza. Não à toa, a plataforma é conhecida por suas tendências virais, muitas das quais envolvem desafios de beleza.

De maquiagem a cuidados com a pele, esses desafios criam um enorme buzz na plataforma e podem ajudar a promover novos produtos e marcas. Além disso, muitas vezes esses desafios são iniciados por usuários comuns, o que significa que qualquer pessoa pode participar e ganhar exposição na plataforma.

Interatividade entre audiência e marcas

Além disso, o TikTok é uma rede social interativa, que permite aos usuários comentar, compartilhar e interagir com o conteúdo de outras pessoas. Isso significa que as marcas e profissionais de beleza podem ter um contato mais direto com seu público-alvo, criando uma conexão mais próxima e personalizada.

Conceito da rede social é ideal para setor de beleza

Por fim, a abordagem da plataforma como um todo valoriza a autoexpressão e a individualidade. Isso cria uma atmosfera mais inclusiva, na qual todos são incentivados a experimentar e compartilhar seus próprios estilos de beleza.

Essa tendência de democratização da beleza pode ter um grande impacto na indústria, ajudando a romper os padrões tradicionais de beleza e abrindo espaço para novas ideias e perspectivas.

Como utilizar o TikTok de forma estratégica no negócio?

Mas se essa rede social tem se tornado tão relevante, o que precisa ser feito para se destacar? Separamos algumas dicas fundamentais para o seu negócio ter sucesso dentro do TikTok, confira!

Produzir conteúdo alinhados ao perfil dos clientes

Para ter sucesso no TikTok, é essencial produzir conteúdo que esteja alinhado com o perfil dos clientes. Isso significa entender quem são seus seguidores e o que eles esperam do seu negócio.

Uma boa maneira de descobrir isso é analisar as hashtags que eles usam ou as tendências que seguem. Ao criar vídeos, é importante manter o foco no que o seu público-alvo deseja, sem perder a essência da marca. É preciso ser criativo e autêntico, mostrando ao seu público os benefícios que a sua empresa pode oferecer.

Se a sua audiência é mais velha, por exemplo, você deve entender isso e desenvolver estratégias que façam sentido para esse público. Enquanto um público mais novo pode gostar de desafios e tendências, os adultos podem preferir conteúdos voltados para dicas e tutoriais.

O mais essencial aqui é ter certeza de que o seu negócio está se comunicando com o público da maneira certa. Sem isso, você pode ter grandes conteúdos, mas eles não vão gerar o engajamento esperado e, consequentemente, os resultados no TikTok para empresas vão ser decepcionantes.

Desenvolver um cronograma de postagens

Para manter o engajamento e a fidelização dos seguidores, é preciso criar um cronograma de postagens para o TikTok. Isso garantirá que você esteja sempre ativo e presente na plataforma, aumentando as chances de sucesso.

Você pode começar definindo quantos vídeos por semana irá postar, qual será o tema de cada um e em que dias da semana eles serão publicados. É preciso lembrar que a consistência é essencial, o que torna importante ter uma rotina de postagens para que os seguidores saibam quando esperar novos conteúdos.

Do lado do empreendedor, é ainda mais interessante desenvolver um cronograma de publicações. Em primeiro lugar, isso aumenta a previsibilidade do que está sendo feito e permite que você tenha mais tempo para criar conteúdos relevantes e que façam sentido para a audiência.

Mais do que isso, você passa a ganhar em qualidade, já que tudo foi feito com antecedência e organização. Em um ambiente tão concorrido, essa precisão pode ser ainda mais relevante para evitar pequenos erros que atrapalhem o sucesso das suas estratégias.

Explorar as trends que tenham relação com a empresa

As trends são tendências populares em que muitas pessoas estão participando no TikTok. Isso pode incluir desafios de dança, memes, hashtags e outras atividades que estão sendo compartilhadas em grande escala na plataforma.

Quando um usuário cria um vídeo usando uma trend, ele pode ganhar mais visibilidade e engajamento, já que há, naquele momento, um grande número de usuários interessados naquela tendência específica.

O TikTok é uma plataforma que se reinventa a todo momento, e as trends surgem e desaparecem rapidamente. Por isso, é importante estar sempre de olho nas tendências que tenham relação com a sua empresa. Ao explorá-las, você tem a oportunidade de aumentar a visibilidade do seu negócio.

Enquanto isso ainda é menor no Instagram, por exemplo, o TikTok exige que as marcas se relacionem com essas trends. Sem isso, seus conteúdos podem não alcançar uma distribuição tão eficiente, o que prejudica o alcance orgânico das publicações.

Fazer parcerias com influenciadores

Outra estratégia valorizada para quem quer ter sucesso no TikTok é fazer parcerias com influenciadores. Isso pode trazer muitos benefícios para a sua marca, como aumento do alcance, mais seguidores e uma reputação positiva.

Mas é necessário escolher influenciadores que estejam alinhados com a sua marca e que possuam seguidores que sejam do seu público-alvo. Além disso, é preciso estabelecer uma boa comunicação com o influenciador, para que a parceria seja um sucesso.

Afinal, ele vai se tornar um embaixador da sua marca, não é mesmo? Isso exige bastante comprometimento e dedicação para garantir que a sua marca tenha um relacionamento ainda mais saudável e de confiança com o seu público.

Imagine que um influenciador comece a ter atitudes que não vão de acordo com o perfil do seu negócio. Já pensou no quanto isso pode ser prejudicial? Portanto, tenha certeza de que o profissional contratado tem total conexão com os valores e posicionamento da sua marca.

Analisar as métricas

Por fim, é essencial analisar as métricas do seu conteúdo no TikTok. Essa análise pode fornecer informações valiosas sobre o desempenho dos seus vídeos e ajudar a identificar o que funciona e o que precisa ser melhorado. Sem isso, você vai se basear apenas em achismos e suposições.

Métricas principais

Algumas métricas relevantes são o número de visualizações, curtidas, compartilhamentos e comentários. Com esses dados, você pode ajustar sua estratégia e melhorar o desempenho dos seus vídeos. Quanto mais informações você tiver sobre o comportamento do público, mais chances de sucesso.

Monitoramento constante

Também é preciso ficar de olho na evolução das métricas ao longo do tempo, para entender como seu conteúdo está sendo recebido e fazer ajustes quando necessário. Isso garante que você tenha um foco naqueles conteúdos mais eficientes, que geram os melhores resultados no médio e longo prazos.

Quanto mais você mergulhar nas métricas e dados disponíveis nessa rede social, maiores são as suas chances de desenvolver estratégias que realmente façam sentido para o seu público, permitindo que a conexão com a audiência seja mais orgânica e os seus resultados melhorem dentro dessa rede social.

Como você pôde acompanhar ao longo deste artigo, as redes sociais são cada vez mais impactantes no mercado da beleza e o TikTok é uma delas. Por isso, você deve desenvolver estratégias específicas para se destacar dentro dessas plataformas e aumentar as suas chances de sucesso no segmento.

Apesar da sua relevância para o mercado da beleza, o TikTok para empresas é apenas uma das muitas ferramentas disponíveis que podem ajudar no sucesso do seu negócio dentro do setor. O que acha, então, de entender como o live commerce pode ser eficiente como estratégia de vendas?


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