Saiba quais perguntas fazer para descobrir se o seu trabalho como gerente de vendas está sendo performado corretamente e o que fazer para melhorá-lo.

O responsável por motivar, treinar e dirigir a equipe de vendas, avaliando quais pontos devem ser melhorados e, continuamente, buscar resultados mais expressivos, é o gerente de vendas.
Uma característica imprescindível para exercer esse cargo é a liderança, com a qual se devem traçar metas e objetivos, cobrar resultados em meio ao processo de vendas, além de detectar falhas e acertos, estimulando e auxiliando a equipe a aumentar a eficácia nas vendas.
Quanto mais o gerente for organizado, maior será a sua produtividade e a da sua equipe. Confira aqui alguns passos para auxiliar você nessa jornada.
1. Planejamento
- Analisar todos os aspectos que fazem parte da área de vendas.
- Definir os objetivos e quantificar metas, tornando-os claros e práticos a todos os componentes da equipe.
- Estabelecer o que será feito e por quem, definindo, sempre, o prazo limite para a conclusão.
2. Organização
- Colocar as pessoas certas nos lugares certos.
- Distribuir as tarefas.
- Delegar autoridade.
- Definir normas e regras.
3. Direção
- Criar um ambiente de trabalho voltado ao profissionalismo e ao mesmo tempo agradável.
- Entusiasmar todos os membros da equipe.
- Orientar e dar apoio, buscando o desenvolvimento das pessoas e cumprimento das metas.
4. Controle
- Acompanhar todas as atividades da equipe, avaliando resultados.
- Corrigir os erros imediatamente. Individualmente, quando as falhas forem de um só elemento, e coletivamente, quando todo o grupo necessitar evoluir.
- Nunca controlar as pessoas, mas sim os resultados, procedimentos e comportamento.
Perguntas
Mesmo com toda a habilidade e conhecimento, nem sempre é fácil saber se a equipe está caminhando na direção que se espera. Veja essas perguntas abaixo e faça-as a você mesmo, se você for o gerente, ou questione o gerente da sua loja para verificar se tudo está fluindo da melhor forma possível.
- Seus clientes recebem algo a mais do que compraram, seja em produto ou em atenção?
- Seus concorrentes, sempre à sua frente, adotam estratégias que cativam mais os clientes?
- Quando ocorrem erros ou acertos, esses levam a um aprendizado de toda a equipe?
- Os clientes especiais recebem tratamento diferenciado?
- A empresa realiza, como cultura, um eficiente pós-venda, avaliando o que o cliente achou de todos os aspectos relacionados com a venda?
- Os funcionários são tratados de maneira respeitosa?
- A ética nos negócios e no tratamento com a equipe é considerada como ponto fundamental?
- A seleção dos funcionários e o treinamento no dia a dia são realizados de forma criteriosa?
- Eventuais falhas identificadas são corrigidas imediatamente?
- O tempo dispensado aos clientes e à equipe é considerado adequado e suficiente?
- Os funcionários assumem responsabilidades e cumprem compromissos? Quando esses extrapolam seu perfil, encaminham para a área ou pessoa responsável, ao invés de dizer: "isso não é comigo"?
- Problemas particulares são identificados e tratados de forma diferente do que questões profissionais?
- A equipe de vendas é especializada e competente?
- Os concorrentes servem de baliza para a melhoria constante?
- Os clientes são ouvidos e suas sugestões acatadas ou, ao menos, consideradas com a necessária seriedade?
- A organização da área de vendas e dos processos envolvidos é o ponto forte da empresa?
- O treinamento sobre atendimento faz parte de uma rotina da qual não se abre mão?
Se a maioria das suas respostas às questões acima foi "não", a eficácia da gerência certamente estará comprometida. Procure ajuda, pois esses pontos precisam ser aperfeiçoados.
Indicadores
As seguintes ações devem ser seguidas à risca para melhorar a gerência de vendas da empresa:
- Analisar a performance de cada um dos vendedores.
- Acompanhar o vendedor no dia a dia e dar suporte quando necessário.
- Identificar deficiências e necessidades de treinamento da equipe.
- Analisar a frequência de compra dos principais clientes de cada carteira.
- Verificar as razões da inatividade de clientes importantes.
Para isso, é preciso:
- Estabelecer e negociar as metas de vendas da equipe.
- Analisar os relatórios de venda da equipe.
- Acompanhar o fluxo de processamento dos pedidos, identificando possíveis gargalos.
- Acompanhar o fluxo de transporte e entrega de mercadorias.
- Planejar o itinerário de vendedores, no caso de vendas externas, e a escala de horário e atendimento para os vendedores internos.
- Preparar e participar das reuniões da equipe de vendas.
- Controlar os recursos materiais dos vendedores (cartões de visita, agenda, material impresso etc.).
- Fazer com que os vendedores possuam as mesmas oportunidades, ajustando a carteira de clientes, as rotas e as prioridades.
- Estabelecer concursos e premiações para a equipe.
Saiba mais
Consulte também o artigo Saiba como liderar sua equipe e ser mais do que apenas um chefe.
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