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Wed Nov 09 23:20:55 BRT 2022
Pessoas | COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Cultive a cultura organizacional para garantir o futuro da empresa

O conceito de cultura organizacional relaciona-se à comunicação e como as pessoas interagem na empresa.

· Atualizado em 09/11/2022
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Você sabe qual a cultura organizacional da sua empresa? Embora vários empresários falem todo o tempo da importância de uma cultura organizacional, poucas vezes o empreendedor da pequena e média empresa pensa sobre isso.

Às vezes, você pode imaginar que sua empresa não tem uma cultura organizacional ou que isso é coisa de empresa grande, mas, diferente do que parece, todas as empresas, pequenas ou grandes, têm uma cultura própria, um jeito de ser particular. No caso da pequena empresa, a maior parte dela é construída a partir da mentalidade do fundador.

Por isso, é muito importante você aprender a identificar a cultura organizacional que já existe na sua empresa, ver como você faz as coisas e como isso reflete em seus colaboradores e clientes. Esse conhecimento é fundamental para apoiar decisões importantes, que envolvem desde a contratação e gerenciamento de colaboradores até a definição de metas e o modo que o time se organiza para atingir os resultados.

O que é cultura organizacional?

A cultura é o “jeitão” de se viver de um determinado grupo. Quando falamos sobre a cultura do brasileiro, por exemplo, pensamos em um povo afetivo, receptivo, divertido e que gosta de festa. Ninguém disse como é que o brasileiro deveria ser, mas a cultura do nosso povo consolidou-se ao longo dos anos por vários motivos diferentes.

Na empresa, isso acontece da mesma forma. Toda empresa tem um “jeitão” de ser, uma forma especial de comunicação, um modo de encarar as metas, de trabalhar e de se relacionar uns com os outros. Tudo isso é caracterizado pela cultura organizacional da empresa.

Em geral, a cultura organizacional deriva da visão que os fundadores têm no início da empresa. Como exploram a oportunidade, as pessoas que convidam, como se comunicam e a forma como organizam tudo. Isso vai criando uma identidade que passa a fazer parte de todas as pessoas que iniciam o trabalho com eles.

Com o tempo e mais pessoas, a cultura vai se modificando, crescendo, se consolidando e moldando a identidade da empresa, aquilo que a faz peculiar. Existem vários vendedores de pastel, mas existe uma cultura de que o pastel vendido na feira supera todos eles.

Você também expressa sua cultura quando, por exemplo, escolhe o endereço do seu negócio, o mobiliário, a forma como o espaço está dividido, o nome e o tom de voz que usa em cada situação. Tudo isso comunica uma mensagem e expõe a cultura.

O temperamento do empreendedor também reflete na cultura da empresa. Se ele é uma pessoa super capaz, que faz reuniões todos os dias, anota o que as pessoas devem fazer e fica o tempo inteiro cobrando ou perguntando se o que foi combinado está sendo cumprido, é possível que crie uma cultura de processos fortes na empresa. Caso seja do tipo falastrão, de alta comunicação e desorganizado, assim também será a gestão do seu empreendimento.

Como reconhecer as características da sua cultura organizacional

A cultura organizacional reflete a ética e a moral da empresa, definindo o que é aceitável no que diz respeito a comportamentos e o que não é (mesmo sem ninguém ter dito nada sobre isso), orientando as decisões tomadas. A partir desse conjunto de valores, derivam as principais políticas da empresa, como a forma de se estabelecer metas, os estilos de comunicação predominantes, os processos de gestão e como se recompensa e reconhece o bom trabalho das pessoas.

Existem quatro tipos de cultura organizacional, de acordo com a divisão estabelecida pelo autor e filósofo irlandês Charles Handy. Conheça cada uma delas e veja com qual sua empresa mais se identifica.

1. Cultura de poder

A cultura de poder remete a empresas focadas em resultados, nas quais os colaboradores são estimulados a competirem entre si para atingir os objetivos. Outra forte característica são as decisões centradas em apenas uma liderança. Em empresas pequenas, essa cultura costuma ser recorrente, pois, em geral, a figura do dono é forte e ele acumula muitas funções. Apesar de demonstrar uma hierarquia clara e bem definida, limita o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores e da própria empresa. Uma gestão que pouco delega tem braços curtos.

2. Cultura de tarefas

É percebida em empresas que contam com profissionais específicos para cada tarefa, o que favorece o desempenho mais efetivo e eficaz de suas atividades. Em geral, nessas organizações há liberdade para a expressão de ideias e de ações, o que motiva a todos na resolução dos problemas. Por outro lado, apresenta o desafio do controle e monitoramento, visto que não há a figura de um líder que acompanhe a finalização das atividades.

3. Cultura de pessoas

Está presente nas empresas que adotam uma cultura centrada nas pessoas. Uma característica importante é a valorização dos colaboradores, que têm espaço para crescer e se desenvolver dentro e fora da organização, com atenção e respeito às suas opiniões.

A cultura de pessoas favorece a atração e retenção de talentos, o que configura importante vantagem competitiva. Com respeito à qualidade de vida no trabalho e políticas de incentivo, os funcionários sentem-se mais motivados.

4. Cultura de papéis

O foco desse tipo de cultura são os papéis desempenhados por cada membro da empresa, com estruturas hierárquicas bem definidas. Isso impede a flexibilidade das tarefas, já que a pessoa deve apenas realizar o que foi determinado. Tal modelo é fortemente orientado por regras. Ao mesmo tempo em que os profissionais têm clareza quanto ao que devem fazer, não há muito espaço para mudanças nem inovações, afetando o crescimento da empresa.

E aí, qual perfil parece mais com o da sua empresa?

Saiba que não existe cultura boa ou cultura ruim e, mais ainda, mesmo que você não goste de algumas características da cultura da sua empresa, executar uma mudança cultural é incrivelmente difícil e demanda muito esforço e investimento.

Queremos que você aprenda qual é a cultura predominante na sua empresa. Essa cultura, como já foi dito, deriva do seu próprio estilo de fazer as coisas, suas crenças e objetivos pessoais expandidos para seu negócio, e ela tem um valor inacreditável. O segredo é aprender a ler e identificar a cultura predominante para fazer o melhor uso possível dela.

Se sua empresa tem uma cultura centralizadora, crie formas de aliviar um pouco essa centralização. Para isso, é possível gerar mais tomadores de decisão e/ou processos internos que acelerem essas decisões com sistemas informatizados ou aplicativos. O segredo não é mudar sua cultura, é extrair o máximo dela.

 

5 dicas de como fortalecer a cultura organizacional

Após reconhecer a cultura organizacional, é preciso investir em ações que a fortaleçam e promovam a melhoria constante. Para saber quais as ações possíveis, é preciso considerar a forma como a cultura organizacional da empresa está estabelecida.

Saiba quais são as dicas para fortalecer a cultura organizacional:

1 - Invista na formação continuada da equipe, com cursos e alinhamentos que facilitem a compreensão e o envolvimento com a cultura.

2 - Garanta que todos os líderes formais e informais participem do fortalecimento da cultura.

3 - Mapeie e identifique as lacunas que podem comprometer a manutenção da cultura da empresa por meio da análise de valores, comportamentos e crenças estabelecidas no ambiente de trabalho. Pesquisas internas são ferramentas importantes nesse processo.

4 - Elabore campanhas internas com divulgação de materiais informativos; melhore os símbolos, redija regras de conduta e transforme os locais de trabalho.

5 – Estabeleça uma política de feedbacks. A cultura organizacional deve ser prioridade em processos de recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, distribuição de benefícios e planos de carreira. Em alguns casos, também será necessário corrigir a conduta. A entrada de novos colaboradores é uma forma eficiente de fazer frente a comportamentos nocivos.

Com essas informações, você pode identificar a cultura que pretende cultivar em sua empresa e se certificar de que está atuando da maneira adequada para mantê-la. Mãos à obra!

Saiba mais

Os benefícios de uma cultura organizacional forte


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