Um empreendedor criativo está constantemente em busca de novos negócios e oportunidades e, para dar certo, precisa de qualificação gerencial.
Você tem uma ideia criativa em prática e um bom gerenciamento para que seja um negócio de sucesso? Parabéns, se sua resposta foi sim. E aí, vai uma dica: continue se aperfeiçoando. Mas se você respondeu não, que você tem a ideia, mas não se preocupou com a qualificação gerencial para cuidar dela, então, você precisa dessa dica: continue se aperfeiçoando.
A mesma dica vale para as duas colocações? Sim! Por quê? No primeiro caso, porque o mercado é ativo, está sempre em movimento, e, com frequência, emprega novas técnicas e tecnologias e é preciso estar antenado a elas; no segundo, mudanças e implementações só são feitas quando há uma conscientização de suas necessidades e vontades, objetivo de melhorar a estruturação do seu negócio. Tudo isso só se consegue por meio de uma boa capacitação.
Um empreendedor criativo está constantemente em busca de novos negócios e oportunidades nos setores de consumo, cultura, mídias e tecnologia, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas.
Negócios inovadores
Hoje, a economia criativa é um dos setores que mais se expandem na economia mundial, com um crescimento de aproximadamente 8,8% ao ano. Ela responde por 3% do Produto Interno Bruto (PIB) global, emprega 30 milhões de pessoas, na maioria jovens entre 15 e 29 anos.
No Brasil, especificamente, o segmento gera 2,7% do PIB nacional, e emprega mais de quatro milhões e meio de pessoas, o que equivale a 10,1% dos empregos formais registrados.
Tanto no mundo como no nosso país, os números são muito relevantes.
O perfil de um empreendedor criativo é otimista, talentoso e de ambição, encarando o trabalho como uma atividade prazerosa.
Mas, é claro, com o processo criativo embasado por boas práticas de gestão. Os criativos também devem aprender a ser donos dos seus negócios. Aprimorar e fortalecer os processos de gestão aumentam as chances de sucesso e diminuem as vulnerabilidades. Por isso, o empreendedor criativo deve buscar consultorias que deem subsídios técnicos gerenciais.
O potencial de crescimento econômico dos negócios criativos é muito maior em um cenário onde criatividade e qualificação gerencial estejam em equilíbrio.
Passo a passo
Quer começar a empreender criativamente? Leia as dicas:
1 – O que você pode oferecer? Faça uma lista de coisas que faz e que gosta;
2- Que conhecimento ou habilidade pode gerar dinheiro? Pense em algo que pode criar para vender, mesmo que seja seu próprio talento;
3 – Existe mercado para a sua ideia que vai pagar por ela? Uma boa pesquisa de mercado ajuda a responder se há espaço para concretizar sua ideia e se ela é vendável;
4 – Você já escreveu um plano de negócios? Então, comece porque já é hora de começar a planejar e implementar seu negócio;
5 – Como vai chamar a sua empresa? O nome ajuda a lembrar do negócio;
6 – Como será a sua estrutura de negócios? Geralmente, os empreendimentos criativos começam como uma empresa individual, mas se o negócio vai para frente, para proteção, em caso de processo judicial, é recomendado formalizar;
7 – Você tem uma licença comercial? Informe-se sobre as licenças ou autorizações necessárias. É bom verificar também sobre se há ou não problema de trabalhar em casa;
8 – Como proteger seus ativos criativos? Existem três tipos de proteção à sua propriedade intelectual: patente para invenções, designs ou fórmulas; direitos autorais para trabalhos como escrita e arte, e marca registrada geralmente para um nome, logotipo ou slogan;
9 – Já configurou seu sistema de distribuição? Para o plano de negócios ser bem-sucedido tem que pensar bastante em como entregar produtos e/ou serviços.
10 – A divulgação foi elaborada? Informe a existência do negócio no mercado, e o marketing é um grande aliado para isso.
Cuidar da gestão e da criação ao mesmo tempo?
É um desafio cuidar da gestão e da criação ao mesmo tempo? Negócio e criatividade juntos? A resposta é positiva; eles estão totalmente conectados.
A gente precisa aprender como é o caminho do nosso negócio. Para isso, é necessário descobrir novas maneiras de empreender e aprender com quem sabe. Um bom começo é ouvir o podcast #30: Dicas de sobrevivência para negócios da economia criativa da série “Que negócio é esse Sebrae?”, em que Suely Machado, diretora do Grupo de Dança Primeiro Ato, conta como driblar os desafios e aproveitar as oportunidades para empreender no setor. Vamos lá?
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