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Pessoas | GESTÃO DE PESSOAS
Entenda por que é tão difícil reter colaboradores no varejo

Um dos principais problemas está na remuneração baixa e no fato de esse mercado servir de trampolim para outras carreiras.

· 06/12/2013 · Atualizado em 14/01/2023
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No segmento de vendas, a capacidade de relacionamento é indispensável para a carreira de um bom vendedor. As empresas também precisam de investimento constante no seu pessoal e em sua marca para garantir uma posição de destaque na opinião do consumidor.

Uma das principais dificuldades encontradas no varejo é a falta de comprometimento por parte dos funcionários - e esse é um segmento extremamente dependente das competências do time de frente. Como o comércio varejista normalmente trabalha com margens pequenas de lucro, a remuneração baixa desestimula o empregado.

Além disso, boa parte das lojas atrelam a maior parte do salário do colaborador a metas de vendas. Algumas vezes, essas metas são montadas aleatoriamente ou de forma tão abusiva que, ao invés de estimular as pessoas a batê-las ou superá-las, elas são percebidas como formas de exploração sutis.

Outro problema quanto à gestão de pessoas no setor varejista é o número de candidatos jovens. A maioria, ainda sem um futuro profissional definido, utiliza o varejo como um trampolim para outras áreas. Alguns se valem do emprego enquanto estudam e, assim que conseguem se graduar ou aprender outras atividades, partem para outros tipos de trabalho.

E, embora a oferta de emprego pelo setor seja alta, muitas pessoas sem afinidade com o comércio se candidatam às vagas, por vislumbrar a possibilidade de ganhos mais rápidos e de adquirir experiência profissional.

Muitas dessas empresas acabam preferindo também pessoas mais jovens e sem formação. Quando é esse o caso, investem em treinamento constante para o funcionário, aumentando os custos. Apesar disso, o treinamento é fundamental, pois o vendedor pode ser o profissional que fideliza ou afasta os clientes, a depender do grau de conhecimento que ele tem do trabalho. Mesmo que conheça os produtos que vende, o funcionário precisa ter noções de relacionamento interpessoal e de comunicação.

Por esses e outros motivos, o índice de rotatividade de empregados no setor varejista é considerado muito alto.

Pensando nesses gargalos do setor varejista, os empreendedores desse segmento precisam atentar para os pontos mais importantes, percebidos pelos clientes no momento da sua decisão de compra. São eles:

  • A imagem do vendedor, ou seja, como ele se apresenta pessoalmente a seus clientes.
  • O relacionamento interpessoal e a forma como o vendedor consegue interagir bem com os clientes e seus colegas de trabalho.
  • O modo como o vendedor acolhe o cliente e faz o primeiro contato.
  • As técnicas de venda.
  • A forma como o vendedor argumenta as objeções de venda do cliente sem parecer forçado ou intrusivo.
  • Os processos de pós-venda e as estratégias de relacionamento e fidelização com seu cliente.

Muitos treinamentos disponíveis no mercado podem ajudar com esses pontos críticos. É sempre uma boa ideia estar de olho no que há de melhor e, ao mesmo tempo, entender que é possível trabalhar com qualquer tipo de mão de obra, desde que haja planejamento e boa execução.


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