this is an h1

this is an h2

Thu Apr 13 19:07:26 BRT 2023
Pessoas | EMPRESA FAMILIAR
Saiba como trabalhar com filhos na empresa familiar

No relacionamento entre pais e filhos dentro de uma empresa familiar, é importante lembrar que a hierarquia empresarial deve ser soberana.

· Atualizado em 13/04/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

Você tem uma empresa familiar que está crescendo, trouxe seus filhos para trabalharem no negócio e enfrenta desafios para estabelecer uma boa gestão ao mesmo tempo em que precisa manter a harmonia em casa? Pois saiba que não está sozinho! A presença familiar é uma característica constante, em grande parte dos pequenos negócios brasileiros, e, quando não há entendimento entre todos, tal característica pode se tornar um entrave ao desenvolvimento.  

Isso porque o relacionamento familiar foi estabelecido antes do organizacional. Portanto, a primeira reação dos seus filhos será se a de se comportar na empresa da mesma forma que fazem em casa. 

Com esse clima, logo os problemas começam a aparecer. As decisões começam a não ser respeitadas, a hierarquia se perde e problemas pessoais começam a atrapalhar as decisões profissionais necessárias. Algo que pode acontecer, por exemplo, é a filha do dono escolher um candidato para trabalhar - em desacordo com o pai ou a mãe - e ela ser obrigada a trabalhar com outra pessoa.  

Outro desafio comum às empresas familiares é reconhecer a capacidade dos filhos. Em geral, os integrantes das gerações mais novas estudam, aprendem e superam os pais do ponto de vista de competência de mercado, mas mesmo assim, nunca deixam de ser vistos como “filhos ou filhas do dono”.  

Diante destes e de outros problemas, é preciso lembrar a todos que a hierarquia da empresa é soberana e pode não ser a mesma daquela de casa. Além disso é necessário buscar a profissionalização, para que o relacionamento familiar venha a influenciar o mínimo possível a gestão. 

Dicas para trabalhar com os filhos na empresa familiar  

Se você identificou dilemas parecidos na sua realidade, lembre-se: manter as características familiares de uma empresa é decisão para ser tomada em conjunto. Acompanhe algumas dicas para trabalhar melhor com seus filhos se a sua opção é manter a estrutura familiar no seu negócio.  

  1. Diferencie a hierarquia na casa e na empresa:  se em casa existem pais e filhos, na empresa vocês exercem papéis diferentes, como diretores, gerentes e líderes. É preciso estar atento e definir logo de início onde, dentro do organograma e da hierarquia da empresa, cada um fica e sobre quais departamentos tem controle direto e indireto. Os pais precisam estar atentos a delegar e permitir que seus filhos tomem decisões e direcionem a empresa de forma diferente do que eles imaginam ser correto, adaptando-se a possíveis mudanças globais assumidas. Como, por exemplo, aprender a usar um novo sistema de gestão ou código de ética. A hierarquia precisa ser definida e respeitada pela empresa, mesmo que não seja a mesma em casa. 
  2. Busque distinguir os papéis emocionais de cada um: você teve seus filhos e os viu crescer e até pode conhecê-los intimamente, tendo na cabeça um estereótipo de como são, como se comportam e quando agradam ou desagradam. Na empresa, porém, é necessário que você abandone gradativamente a posição de pai ou mãe e comece a julgar da forma mais imparcial possível suas decisões. Considere sempre rever seus posicionamentos, pegar uma segunda opinião, ler o relatório uma segunda vez. Treine sua percepção para que você enxergue cada vez menos as crianças que cresceram e cada vez mais os adultos que estão se tornando. Lembre-se de como foi com você, caso você tenha trabalhado com seu pai e, em relação a experiências negativas, tente fazer diferente.  
  3. Feche a empresa às 18 horas: essa máxima diz respeito a criar o hábito de discutir problemas e questões da empresa na empresa. Jamais traga para a mesa do jantar um assunto empresarial que não foi resolvido naquele dia. Falar 24 horas com seus filhos sobre assuntos da empresa não é uma demonstração de comprometimento e pode ultrapassar os limites da relação familiar entre vocês. Lembre-se: você é mais experiente que seus filhos e deve cultivar esse comportamento pelo bem de todos.  

Grandes empresas do planeta são familiares e, apesar dos desafios, conseguiram desenvolver uma gestão adequada. Volkswagen, Nike, Casas Bahia e a própria Rede Globo são de origem ou administração familiar e tornaram-se referências em suas áreas. Tenha em mente a importância de promover a capacitação dos profissionais que ocupam cargos de liderança - sejam eles da família ou não - para que sejam capazes de desenvolver a visão estratégica que permitirá o contínuo crescimento.  

Saiba mais:

Guia sobre gestão de empresas familiares 

As características de negócios familiares 

Como administrar uma empresa familiar 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?