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Mon Dec 12 12:22:52 BRT 2022
Pessoas | COMUNICAÇÃO INTERNA
Uma boa comunicação é a chave para a prosperidade do negócio

Empreendedores precisam ser claros e objetivos e motivar sua equipe com comunicação adequada para obter os resultados esperados.

· Atualizado em 12/12/2022
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Você é o chefe da sua empresa. Tem mil e um compromissos e inúmeras coisas na cabeça. Numa certa manhã, você chega ao escritório com fome, pois mal teve tempo de tomar café da manhã. Ao abrir o computador, vê um comunicado do contador falando de problemas com o balanço. O telefone toca e o gerente do banco informa que a sua conta está negativa. Então, a secretária vai até sua mesa para dizer que o principal cliente está pedindo para confirmar uma reunião. Nessa hora, você explode e grita: “Claro que está confirmada, por que veio me perguntar?”. A secretária sai chorando e começa o bochicho entre os funcionários.

Um evento assim, aparentemente banal e repentino, pode impactar negativamente a motivação dos funcionários. Ele pode, inclusive, fazer com que a equipe fique com medo de fazer sugestões que poderiam melhorar o negócio. Os colaboradores também podem ficar desatentos aos clientes, e a secretária pode se esquecer de confirmar a tal reunião, garantindo o prejuízo no final do mês.

Para evitar que coisas desse tipo ocorram, todo gestor deve ter a habilidade de se comunicar com sua equipe. Se você se viu na cena descrita, não se preocupe, não é o fim do mundo: a comunicação é um processo que pode ser aprendido e melhorado.

É preciso sempre levar em conta que a boa comunicação é essencial para qualquer negócio e em qualquer instância. Imagine um avião em que o piloto e o copiloto não se entendem, ficam brigando à toa e deixam de lado o objetivo principal, que é conduzir a aeronave em segurança até o seu destino. Qual seria o resultado? O avião iria cair. A mesma coisa acontece com o negócio em que os sócios não se comunicam de forma assertiva.

Como o empreendedor precisa saber se comunicar com cada membro de sua tripulação e com a equipe como um todo, uma boa estratégia é planejar sua comunicação. Para isso, elencamos o que deve ser levado em consideração:

  1. A definição clara do que ele espera que seus funcionários entendam. Uma coisa é comentar que as vendas não andam bem, outra é dizer que se espera um desempenho melhor da equipe de vendas. A primeira afirmativa pode ser considerada uma crítica à situação econômica do país; a segunda, uma chamada ao engajamento da equipe.
  2. O modo como a mensagem será passada. O tom de voz e mesmo a expressão corporal podem comunicar mensagens diferentes do que está sendo dito. Uma conversa sem “olho no olho” pode dar a impressão de que o interlocutor não está sendo valorizado. Uma voz suave, embora não funcione quando se quer transmitir uma mensagem mais incisiva, como um chamado ao esforço para que os vendedores tenham uma atitude mais agressiva, pode funcionar perfeitamente quando se quer orientar o funcionário a manter uma postura profissional perante os clientes.
  3. Três frases curtas que sejam capazes de sintetizar a mensagem que se deseja passar.
  4. Uma introdução e um fechamento para a mensagem. Iniciar a conversa apontando os motivos (introdução) e finalizar com onde se pretende chegar (fechamento) ajuda o interlocutor a compreender o que você almeja.
  5. Ensaio. É fundamental que o empreendedor esteja totalmente seguro sobre a mensagem que pretende passar e que tenha claros os dados e as informações que vai transmitir.
  6. Objetividade e uso consciente do tempo para dizer o que ele deseja. É comprovado que, passado um certo tempo, o ser humano tende a não prestar mais atenção ao que está sendo dito.

Por fim, é muito importante buscar se comunicar de forma não violenta. No caso inicial, o grito com a secretária ilustra um tipo de comunicação violenta. Deve-se procurar estabelecer um contato com a outra parte gerando empatia. Isso acontece quando se observa o outro sujeito, avaliando seus sentimentos e necessidades. Um exemplo é quando se elogia o trabalho de um funcionário: ele se sente valorizado e fica mais propenso a ouvir uma sugestão de como melhorar.

E o empreendedor não deve se esquecer de que a comunicação é uma via de mão dupla, isto é, ouvir a outra parte é sempre necessário. Muitas vezes, os funcionários têm boas sugestões para melhorar o negócio, pois eles estão no dia a dia da empresa e vivem experiências que o gestor possivelmente desconhece. Aprenda, portanto, a escutá-los.

Saiba mais

No artigo Como anda a comunicação com sua equipe, você encontra mais informações para desenvolver uma comunicação assertiva.

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