Planejamento estratégico, padronização e gestão da marca e dos colaboradores são os requisitos principais para manter a saúde e a competitividade da rede.
O que é ser um franqueador?
Franqueador é o empreendedor detentor dos direitos sobre determinada marca ou patente que formata um modelo de negócio e cede a terceiros (franqueados) o direito de uso dessa marca ou patente, bem como do know-how por ele desenvolvido. Os franqueados o remuneram pela marca e por toda essa experiência desenvolvida. Além disso, ele é responsável por partilhar com os franqueados as normas, a capacitação dos colaboradores e em alguns casos, todos os insumos necessários para a operação da franquia. Forma-se, assim, uma rede de valor que prestará serviços e venderá produtos de forma padronizada e com qualidade.
Internacionalização de franquias
As franquias brasileiras vêm conquistando sucesso no Brasil e no exterior. O segmento é promissor e oferece alternativas para quem quer ter um negócio de origem brasileira em outros países.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de marcas nacionais presentes no exterior aumentou 12,27% de 2020 para 2021, passando de 163 para 183.
Os segmentos que mais crescem fora do país são os de saúde, beleza e bem-estar, moda e alimentação. As redes “made in Brazil” também estão presentes em mais países: avançaram de 106 para 114. Os Estados Unidos continuam como o destino preferido, seguidos de Portugal e Paraguai.
Franchishing: a identidade da marca e os padrões
Criar uma marca forte e reconhecida é essencial para o sucesso da franquia, pois o cliente deve saber o que vai encontrar quando entrar no estabelecimento.
Nesse sentido, a criação de uma identidade de marca forte é fundamental para:
- Fidelização de clientes: uma identidade de marca bem estruturada ajuda a fidelizar os clientes, uma vez que, independentemente de onde estiver, tem a garantia do padrão de qualidade trabalhado por ela.
- Diferenciação no nicho de mercado: a identidade da marca contribui para fazer da rede de franquias uma referência dentro de um determinado segmento de mercado.
- Consistência da marca: definir claramente os valores que movem a marca e disseminá-los junto à rede de franqueados ajudará no reconhecimento da empresa onde quer que ela esteja.
- Padronização: ela pode garantir uma maior coesão em termos de processos e gestão das unidades franqueadas.
Saiba mais sobre branding e conheça a importância de se implantar uma unidade-piloto.
A gestão das redes de franquias
Planejamento estratégico, análises de mercado e avaliações competitivas são requisitos básicos antes de se implantar um franchising.
A importância dos manuais para as redes de franquias
Os manuais, que precisam estar sempre atualizados, devem conter as regras, procedimentos, formatação do negócio e práticas do dia a dia da franquia.
Os manuais são os elos de ligação entre o conhecimento a ser transferido pelo franqueador e seus franqueados, mantendo, assim, a padronização de processos da rede.
Saiba mais sobre as principais documentações e a gestão do conhecimento.
Planejamento para o crescimento saudável da franquia
Não adianta haver um rápido crescimento da rede de franquias se ele não for estruturado e bem planejado.
Saiba mais sobre estratégias, plano de expansão e seleção dos franqueados.
A franquia como ferramenta de expansão empresarial
Muitos empresários usam o franchising como forma de expandir os seus negócios regionalmente ou até internacionalmente.
Franchising: consultoria de campo
O consultor de campo, elemento fundamental para a manutenção do padrão na rede, é um dos principais canais de comunicação entre o franqueador e o franqueado.
Saiba mais sobre como funciona a consultoria, a padronização da rede e o suporte à gestão.
Treinamentos são essenciais para manter a qualidade da franquia
O foco deve ser a capacitação dos profissionais e a manutenção da padronização dos processos.
Saiba mais sobre a cultura da franquia, a manutenção dos padrões e o treinamento global.
Sucessão em redes de franquias
Como um número razoável de franquias já passa dos vinte anos de operação, o tema precisa de definição e orientação para os franqueadores e franqueados.
Saiba mais sobre como funcionam as transições, aquisições, fusões e franquias de conversão.
Foi um prazer te ajudar :)