Requisitos para prestar serviços como Consultor e/ou Instrutor para o Sebrae.
Ester Resende
· Atualizado em 22/09/2023Quais condições para o credenciamento?
- Possuir um CNPJ como: Sociedade empresarial; sociedade simples (inclusive Sociedade Limitada Unipessoal – SLU); EIRELI; Sociedade Unipessoal de Advocacia; Cooperativa; Associação e Fundação; Microempreendedor Individual – MEI; e Empresário Individual - EI, que operam nos termos da legislação vigente.
- A empresa deve ter dentro de suas atividades, CNAE (ramo de atuação) que permita a prestação de serviços de consultoria e/ou instrutoria nas áreas e subáreas de conhecimento de interesse do Sebrae.
- Poderão participar do processo de credenciamento fornecedores que não pratiquem ou aceitem a exploração de trabalho escravo ou degradante, a exploração sexual de menores e a exploração de mão-de-obra infantil e adolescente
LEIA TODAS AS CONDIÇÕES NO EDITAL VIGENTE.
O que o consultor faz?
- A consultoria no ambiente do Sebrae é essencialmente um processo de intervenção em gestão de micro e pequenos negócios. (Referenciais de consultoria do Sebrae).
- Consultoria é a atividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções acerca de um assunto ou especialidade. O profissional desta área é chamado de consultor.
- Os consultores do Sebrae atuam, mediante demanda, dentro das empresas realizando diagnósticos, apresentando propostas de melhoria na gestão e colaborando com planos de ação e propondo melhorias.
Como me inscrevo?
- Imprima e leia atentamente o edital de credenciamento disponível no site do Sebrae do estado onde pretende atuar como consultor.
- LEIA O EDITAL e verifique se o CNAE/objeto social da empresa é condizente com a atividade que pretende prestar e as exigências do edital.
- LEIA O EDITAL e providencie todos os documentos exigidos da pessoa jurídica e dos técnicos indicados. Verifique os prazos de validade das certidões.
- LEIA O EDITAL e preencha o cadastro eletrônico, através de link no portal do Sebrae quanto estiver disponível. A inscrição somente será válida se o cadastro for finalizado e os documentos encaminhados.
- Envie a documentação completa uma única vez para o endereço informado no Edital vigente.
- LEIA O EDITAL e lembre-se que cada técnico indicado deverá escolher até 5 (cinco) áreas de conhecimento, isto é, áreas de atuação, sem limite de subáreas (informações no Edital). Atente-se para os requisitos – não faça opção por áreas que não consiga comprovar as exigências.
- Acompanhe pelo portal do Sebrae a divulgação do próximo EDITAL DE CREDENCIAMENTO com as etapas do processo.
- O principal é ler atentamente o EDITAL antes de candidatar-se.
Como prestar serviços?
Não há garantia de serviços contínuos, o profissional é contratado mediante demanda das empresas que o Sebrae atende, por isso é importante que a empresa credenciada tenha uma carteira diversa de clientes, além do Sebrae.
Quando existe a demanda, obedecendo a um sistema de rodízio, a empresa será convidada para atender à solicitação.
O serviço é prestado para empresas clientes do Sebrae e, ao final, emite-se Nota Fiscal e relatório da prestação de serviço que após aprovado servirá para formalizar o pagamento das horas contratadas.
Todas as prestações de serviço são avaliadas pelo Sebrae.
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No mundo do trabalho, as pessoas que possuem um comportamento empreendedor estão sendo disputadas. As empresas priorizam novos funcionários que agreguem valores por intermédio de suas qualidades comportamentais, como a busca de resultados em vez de culpados, a criatividade na solução de problemas e a vontade de vencer e de superar desafios. As competências comportamentais, em muitos casos, têm sido mais relevantes do que as competências técnicas, pois podemos concluir com facilidade e agilidade que uma capacidade no âmbito comportamental. Avaliem comigo, para aprendermos a rotina de um processo de importação, podemos ler um livro, fazer um curso ou mesmo aprender na prática, enquanto o “jogo de cintura” nas negociações internacionais, o entusiasmo e a persistência em vencer os desafios de um departamento são características pessoais que levam um tempo consideravelmente maior para serem desenvolvidas. Passo importante para o sucesso Um comportamento empreendedor é sim um passo importante para o sucesso, mas não o único. É necessário mais que talento, é preciso também o conhecimento. A razão de muitos fracassos em empreendimentos próprios não está na consideração do mercado nem na falta de conhecimentos de gestão e do negócio em si. Vejamos, a seguir, algumas características do comportamento empreendedor: Define metas: os objetivos devem ser: desdobrados em curto, médio e longo prazo, claros e específicos, desafiantes, factíveis e mensuráveis; e devem ter um significado pessoal. Tem iniciativa e pró-atividade: movimenta-se no sentido de aproveitar as oportunidades do mercado para expandir os produtos ou os serviços para os novos negócios ou nichos de mercado. Aceita os riscos e trabalha bem sob pressão: aceita os desafios e os riscos e não desanima diante da pressão por resultados. Tem motivação e entusiasmo: possui automotivação relacionada com os desafios e objetivos, além de manifestar entusiasmo e defender suas ideias e projetos. Busca assegurar a qualidade: visa a atingir uma qualidade de 100% para evitar o retrabalho, promover a redução de custos e garantir a satisfação do cliente. Tem criatividade e inventividade: busca soluções alternativas, não desanima diante dos obstáculos. Tem foco no cliente: esforça-se em deixar os clientes satisfeitos, age “com o cliente na mente”, procurando atender às necessidades de qualidade, agilidade e redução de custos dos clientes. Busca estar atualizada: empenha-se para estar munida de dados, resultados e informações, procura estudar pessoalmente o meio ambiente para conhecer clientes, fornecedores e concorrentes. Tem organização e planejamento: procede a um monitoramento periódico de seus resultados, estabelece os objetivos e define metas e prazos. Forma sua rede de contatos: preocupa-se em desenvolver as relações e manter um networking dentro de seu círculo de interesses. Tem foco em resultados: não perde o foco, tem persistência e comprometimento, não desanima com as dificuldades, age rapidamente e assume suas responsabilidades, buscando resultados. Tem habilidades de relacionamentos: mantém uma postura flexível e de aceitação de críticas, além de buscar a integração de esforços nas equipes de trabalho. Todavia, ao fazermos a abordagem das lideranças, das competências gerenciais e da formação de equipes, o que conseguimos elucidar em relação ao processo de gestão de pessoas? Vamos analisar os aspectos relacionados aos fatores estratégicos para a gestão de pessoas e que as lideranças devem estar preparadas para mudar seus paradigmas, questionar suas formas de atuação e gerenciar mudanças, formando equipes de alto desempenho para serem diferencial competitivo, abrindo mão do controle e dando espaço para uma liderança educadora e transformadora. Do mesmo modo, comparamos competências gerenciais e técnicas, os novos modelos de gestão exigem dos profissionais e gestores organizacionais competências interpessoais, administração de conflitos, flexibilidade, atitude experimental, capacidade de assumir riscos e facilidade para trabalhar sob pressão e outras habilidades, Um dos fatores determinantes para o sucesso do empreendedorismo é o desenvolvimento da Inteligência Emocional. Assim como em outras áreas de atuação, a competência emocional é um fator de grande importância para definir entre o êxito e o fracasso de um empreendedor. 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