Quem conta com uma boa gestão do tempo, naturalmente, tende a se desenvolver melhor em suas atividades e na sua rotina. Entenda como isso é possível!
Se você quer ser bem-sucedido na execução das suas atividades cotidianas, é preciso mais do que meramente contar com boas competências técnicas. É claro que esse fator é essencial, considerando a necessidade de dominar o conhecimento a ser aplicado nas funções profissionais, mas, na verdade, não é o único pré-requisito para quem deseja empreender.
Sem uma boa gestão do tempo, por exemplo, você correrá o risco de focar o que não é tão importante, além de se atrapalhar com as entregas ao longo dos dias. Consequentemente, os resultados esperados não serão alcançados, o que atrapalhará a sua credibilidade enquanto profissional.
Pensando nisso, preparamos este post com algumas dicas-chave práticas de gerenciamento do tempo que podem ser implementadas na sua rotina, inclusive no âmbito pessoal, preservando o equilíbrio. Continue a leitura e fique já por dentro!
1. Planeje as atividades cotidianas
O passo inicial é contar com um bom planejamento diário. No entanto, ao fazê-lo, você deve não só priorizar as tarefas do dia, mas também ter um adequado entendimento da sua semana como um todo.
No primeiro horário da segunda-feira, por exemplo, avalie:
- quais são as entregas que ficaram pendentes do período anterior;
- quais são as atividades que naturalmente já fazem parte da sua rotina;
- quais são as questões prioritárias para garantir bons resultados no seu trabalho — o que compreende todas as áreas (financeira, gestão de pessoas etc.).
A partir disso, elenque as três primeiras prioridades, de modo que seja possível focar essas entregas ao longo da semana. Caso você faça a gestão de um time de colaboradores, também é importante que eles compreendam a necessidade de definir prioridades que sejam estratégicas para o negócio. Afinal, a ideia é que todos remem em uma só direção.
Feito isso, é chegado o momento de ter horários devidamente estabelecidos, já que isso impacta diretamente a sua produtividade. Nesse sentido, o autoconhecimento é primordial, pois nem todas as pessoas funcionam da mesma maneira. Enquanto alguns profissionais são mais produtivos na parte da manhã, outros realizam mais entregas na parte da tarde — isso é natural.
Inclusive, quando você alcança esse entendimento, torna-se mais fácil traçar o seu planejamento de acordo com as suas particularidades. Essa personalização exercerá uma influência direta (e positiva) na qualidade daquilo que é feito e no cumprimento do que foi acordado para o dia a dia.
2. Defina metas e prazos para as tarefas
A propósito, por falar em entregas acordadas, indicamos que você defina metas e prazos para as tarefas. Portanto, no momento de analisar quais serão as suas prioridades, o ideal é destacar a data de cada uma delas. Com base nisso, você terá um direcionamento mais certeiro na hora de executar as demandas.
Manter o trabalho diário ligado a metas previamente estipuladas também vai ajudá-lo a ter um "norte" mais adequado no dia a dia. Na prática, a tendência é de que a sua empresa atinja os resultados esperados.
A partir dessa organização, você terá a oportunidade de conectar as atribuições rotineiras com o que é esperado pelo time e pelo empreendimento, de modo que a identificação do que realmente é relevante seja facilitada. Inclusive, ao longo do post, vamos mencionar algumas metodologias que podem ser aplicadas para melhorar a gestão do tempo no trabalho.
Entretanto, em relação às metas, nós destacamos o OKR. Basicamente, trata-se de um método que envolve metas coletivas e individuais que tendem a convergir para as metas globais de uma empresa.
Ou seja, quando o trabalho é desenvolvido com base nos indicadores da metodologia, cada pessoa entende com mais precisão o impacto que a sua função tem em relação ao negócio. Em meio aos diferenciais do OKR em relação às metas tradicionais, é válido ressaltar o fato de que há um monitoramento mais contínuo.
Além disso, cada indivíduo envolvido consegue fazer uma linkagem mais simples das suas entregas com os propósitos institucionais. Com isso, projetos e demandas são definidos de forma mais estratégica, o que impacta tanto a motivação quanto os resultados.
3. Diminua as distrações
Mais uma vez, o autoconhecimento será um importante aliado para contar com uma boa gestão do tempo, principalmente quando o objetivo for empreender com sucesso. Nesse contexto, a chave para manter bons níveis de produtividade é reconhecer quais são as suas distrações.
Se o celular for um "vilão", atrasando a realização das suas entregas dentro do prazo, por exemplo, existe a necessidade de estabelecer um limite de uso ao longo do dia. Nesse caso, você pode aproveitar os períodos de pausa, como o horário de almoço ou o horário do café, na parte da tarde, para checar as notificações do dispositivo.
Além disso, se você perceber que alguns canais específicos podem aumentar a sua procrastinação, conseguirá ter um melhor controle sobre a sua utilização. Quer entender como?
Suponhamos, por exemplo, que, ao entrar no LinkedIn para uma divulgar uma vaga, você perde muito mais tempo do que o ideal porque acaba por se envolver na leitura de relatos e de artigos publicados na rede. Nessas circunstâncias, o mais recomendável é reservar um período de dez minutos — ao final do dia —para a publicação da oportunidade profissional.
Acredite: embora a medida seja simples, os riscos de haver distrações e perda de desempenho serão reduzidos. Inclusive, ainda existem algumas técnicas que contribuem diretamente para elevar os seus níveis de rendimento, como:
- dividir uma grande tarefa em etapas menores, de modo que seja viável determinar um prazo de entrega para cada uma delas;
- bloquear qualquer tipo de distração online, mesmo que seja relacionada ao trabalho (se não estiver diretamente ligada à entrega executada no momento);
- manter-se perto de pessoas que naturalmente são produtivas, já que as chances de se distrair com "conversas paralelas" serão consideravelmente reduzidas;
- reservar um tempo ao longo do dia para fazer intervalos maiores, levando em conta que as pausas contribuirão para que você "refresque" a cabeça e volte para o trabalho com mais energia.
4. Delegue tarefas
Saber delegar tarefas contribui tanto para a administração do tempo quanto para a melhoria da qualidade do que é entregue por parte da empresa — e para o empreendimento. Em meio aos diferenciais da aplicação dessa estratégia na sua rotina, destacamos especialmente:
- a possibilidade de que funções mais operacionais sejam destinadas a pessoas que naturalmente já lidam com essas atividades no dia a dia, o que colabora para que você possa focar as questões mais estratégicas;
- a preparação da sua equipe para assumir responsabilidades maiores, de modo que os integrantes dos times possam se desenvolver em suas funções, tornando-se aptos a resolver questões cada vez mais complexas;
- o aperfeiçoamento das competências das pessoas que compõem o quadro de pessoal do negócio — o que está muito ligado ao tópico anterior —, já que a delegação envolve a possibilidade de que cada profissional exerça diferentes atividades com base no cargo ocupado e, claro, nas habilidades e no know-how apresentados.
A propósito, para uma delegação de tarefas verdadeiramente eficiente, indicamos que você:
- conheça as pessoas que trabalham ao seu lado, o que engloba as principais atividades que elas já executam, delegando atribuições que tenham relação com o seu dia a dia, pois isso contribuirá para a gestão do tempo do time como um todo;
- seja estratégico no momento de delegar as responsabilidades, levando em conta que as pessoas tendem a "empurrar" aquelas atividades mais desagradáveis em vez de focar as que mais fazem sentido para o atual contexto do time;
- seja claro e objetivo, explicando as particularidades de cada demanda e mantendo-se aberto para que as pessoas possam sanar qualquer dúvida que venham a ter;
- estabeleça prazos que sejam reais e compatíveis com as entregas dos colaboradores;
- assegure-se sempre de que foi compreendido.
5. Aprenda a dizer “não”
Não, dizer "não" não é grosseiro. Na verdade, pelo contrário, quando você desenvolve maturidade — no que diz respeito à mentalidade empreendedora — e domina as boas práticas para rejeitar uma demanda, ainda tem a oportunidade de explicar quais são as entregas que atualmente estão sob a sua responsabilidade e que, de fato, fazem mais sentido para o atual momento da equipe.
Lembre-se de que, se existe um bom embasamento que o leva a rejeitar uma demanda, é importante fazê-lo Além disso, os riscos de não concluir uma atividade prioritária por sobrecarga diminuem consideravelmente.
Novamente, a gestão do tempo se revela indispensável, já que impacta positivamente a produtividade. Afinal, ser produtivo não significa necessariamente trabalhar dez horas ininterruptas, por exemplo, e fazer muitas entregas — mas, sim, entregar uma demanda que exigiria quatro horas de dedicação em apenas duas, mas sem perdas na qualidade.
Afinal, dessa forma, você poderá focar outras tarefas e contribuir significativamente para o sucesso das estratégias da empresa.
6. Crie recompensas para as atividades concluídas
Via de regra, as pessoas tendem a funcionar melhor quando há uma "recompensa" para as suas atividades. Nesse sentido, ao longo do processo, vale a pena criar motivações que o impulsionem a concluir as suas entregas — mas, claro, sempre mantendo o foco e o nível de qualidade.
Nesse caso, não há necessidade de ser algo físico ou financeiro. Você pode, por exemplo, fazer uma pausa mais demorada quando finalizar uma demanda importante ou até se permitir ir a um estabelecimento para "esvaziar" a mente e fazer uma refeição mais longa.
O ideal é avaliar o que funciona como um incentivo para você. Em suma, o objetivo é que as demandas sejam priorizadas conforme a sua importância e de acordo com o planejamento realizado para o dia, que deve ser concluído com mais efetividade.
7. Reserve um tempo para cuidar de si mesmo
Fazer uma boa gestão do tempo não significa dedicar todas as horas do dia ao trabalho. Na verdade, envolve também reservar um tempo para si mesmo, visando a cuidar do seu bem-estar e da sua saúde mental, conciliando qualidade de vida com o âmbito profissional.
Nesse sentido, em meio às boas práticas que podem ser adotadas, destacamos:
- reservar alguns momentos para ficar só, para refletir sobre si mesmo, acerca do trabalho e da qualidade do que é entregue (provavelmente, essa iniciativa vai impactar a sua motivação em diferentes contextos da sua vida);
- desenvolver conexões sociais, já que os colegas de trabalho podem ser importantes aliados para se motivar e até para enxergar as atividades corporativas como algo positivo — especialmente nos períodos mais delicados, em que surgem muitos desafios —, o que também gera satisfação pessoal;
- praticar atividades físicas regularmente, reservando alguns momentos da semana para se dedicar exclusivamente a essa finalidade;
- melhorar os hábitos alimentares, afinal, comer mal pode prejudicar a produtividade e, consequentemente, a boa gestão do tempo;
- manter hobbies e priorizar momentos de lazer com amigos e familiares, levando em conta que a sua rotina em âmbito privado contribui para que você esteja bem consigo mesmo e desenvolva naturalmente um trabalho mais efetivo no dia a dia.
8. Domine técnicas de produtividade para uma boa gestão do tempo
Como dito, existem técnicas de produtividade — ou metodologias de gestão do tempo — que podem ser aplicadas no seu dia a dia para o adequado gerenciamento da sua rotina. A seguir, elencamos algumas das principais. Confira!
Pomodoro
A técnica Pomodoro é uma das mais conhecidas quando o assunto envolve gestão do tempo e produtividade — provavelmente porque o método é um dos mais simples de ser colocado em prática, ajudando-o a exercer as suas funções em "pequenos rituais". Quando a medida se torna um hábito no seu dia a dia, o seu foco passa a ser consideravelmente maior.
Assim, você começa a manter uma gestão mais adequada das suas próprias demandas e consegue realizar as entregas conforme o planejado. Funciona basicamente da seguinte maneira:
- identifique quais são as suas atividades e divida as demandas em blocos de 25 minutos;
- faça uma pausa de cinco minutos na finalização de cada bloco;
- faça uma pausa maior quando completar quatro blocos — entre 15 e 30 minutos.
No intuito de facilitar o controle, você pode configurar o alarme do celular para tocar no timing ideal. O recomendável é que as pausas sejam utilizadas para se alongar, para fazer uma caminhada curta ou para tomar uma água.
Portanto, evite qualquer outra tela, como o seu próprio smartphone, já que isso manteria a sua concentração em um aparelho e poderia prejudicar os efeitos positivos do método em relação à sua produtividade. Ou seja, é hora de fugir das telinhas!
Método de Pareto
O Princípio de Pareto é outro método de produtividade e de gestão do tempo muito utilizado pelas pessoas para gerenciar as suas entregas no cotidiano. Trata-se de uma metodologia que permite identificar quais são as demandas mais práticas e rápidas em termos de execução.
Com isso, você pode priorizá-las no início do dia, de modo que o restante do tempo seja dedicado para as entregas mais complexas e estratégicas. A técnica tem como diferencial o aumento dos níveis de motivação, uma vez que, logo na parte da manhã — a depender do horário no qual você escolhe produzir —, você já conclui muitas atividades, o que gera uma sensação de alta produtividade.
Para colocá-la em prática, é preciso dedicar 20% do seu tempo para 80% do trabalho. Por outro lado, 80% do seu tempo será voltado para 20% das entregas, com foco naquelas mais detalhadas e volumosas.
Neste guia, você pôde entender um pouco mais sobre como manter uma boa gestão do tempo, além de conferir dicas e métodos simples que podem ser implementados na rotina com facilidade. Como dito, compreender quais são as melhores práticas para a execução das suas demandas e o que funciona melhor para você ajudará no atingimento de um equilíbrio entre o âmbito pessoal e o profissional, além de, claro, garantir que as tarefas prioritárias serão concluídas em um período muito mais curto que o convencional, mantendo a qualidade.
A leitura foi útil? Agora, aproveite para entender também como fazer um planejamento de processos bem-sucedido!
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Contudo, isso não é uma verdade absoluta. De modo geral, a definição do ponto deve estar estreitamente alinhada com o público que você pretende atender no seu estabelecimento. A propósito, é muito comum encontrarmos salões de beleza que se "acomodaram" dentro de um bairro e crescem atendendo apenas aos moradores daquela região. No entanto, também existem aqueles que expandiram tanto que passaram a receber clientes de outras localidades. Inclusive, esse é um cenário típico de cidades pequenas, que ocorre quando um profissional começa a se destacar. Outro fator a ser levado em consideração se refere à concorrência que já está instalada naquele local. Além disso, você precisa voltar a sua atenção à qualidade do imóvel no qual cogita se instalar. Tenha em mente que é indispensável optar por um espaço adequado para atender ao volume de clientes que chegarão até o seu estabelecimento, oferecendo o máximo possível de conforto e de comodidade. Como, em alguns casos, quem está consumindo os seus serviços precisa ficar muito tempo no salão, é imprescindível entregar uma boa experiência no local. Cuide da experiência do cliente Aliás, aproveitando o gancho do tópico anterior, também é essencial ter atenção à experiência oferecida ao cliente no empreendimento. De maneira geral, o conceito engloba o tipo de atendimento prestado, a qualidade da infraestrutura e o nível de excelência do serviço. Por exemplo: você pode gostar (ou não) da marca, mas concorda que, ao comprar um aparelho da Apple, o cliente sempre é surpreendido, desde o momento em que abre a caixa do produto, com uma experiência que vai além das suas expectativas? A verdade é que tudo é projetado pensando na emoção que o consumidor sentirá ao começar a manusear o dispositivo. Estamos falando de um contexto extremamente clássico da experiência do cliente — e é nisso que você deve investir no seu negócio. Portanto, olhe para dentro do seu estabelecimento e veja o que pode ser melhorado para garantir que o seu cliente terá uma experiência única. Além disso, capriche no conforto oferecido e na decoração do ambiente, sempre levando em conta o que o fará querer voltar várias vezes ao seu espaço. Aposte em um atendimento de qualidade Não há como oferecer uma boa experiência para o cliente sem entregar um atendimento de qualidade. Da mesma maneira, é impossível imaginar um negócio realmente bem-sucedido em que os responsáveis por lidar diretamente com o público não tiveram cuidado com a forma como o fizeram. Por isso, além de aprender os elementos-chave inerentes a uma boa gestão para saber como administrar um salão de beleza, é essencial dar o máximo de atenção a esse aspecto. O mais recomendável é investir continuamente em cursos e em treinamentos que ensinam como conduzir um atendimento de excelência, de modo a encantar a sua clientela e, claro, oferecer a melhor experiência possível. Ofereça diversas formas de pagamento Outro ponto que merece destaque — e ao qual você precisa ter atenção quando se trata de como administrar um salão de beleza pequeno, médio ou grande — é a oferta de diversas formas de pagamento. A medida permite que eventuais barreiras que geralmente fazem os clientes desistirem de consumir algum serviço no seu estabelecimento sejam "derrubadas". A propósito, a diversificação traz mais oportunidades de negócio para o seu salão de beleza e, ao mesmo tempo, também é uma forma de oferecer uma experiência positiva ao público. Afinal, a iniciativa implica o aumento do seu poder de decisão. Agregue valor e diferencie os seus produtos e serviços Outra ação indispensável envolve agregar valor aos seus produtos e serviços. Em outras palavras, isso significa que, no intuito de encantar os seus clientes, o estabelecimento deve adotar a política de sempre oferecer mais valor utilitário do que o valor monetário que foi pago por eles. Simplificando, a ideia é de que você venda, por exemplo, não somente um corte de cabelo, mas, sim, um procedimento estético que vai elevar a autoestima da clientela e fazê-la vivenciar a sua melhor versão. Percebeu a diferença?! Quando adotamos essa mentalidade, não estamos tratando o corte apenas como um serviço, mas, na verdade, como uma solução que vai trazer algum tipo de impacto positivo para a vida do cliente. A proposta é que o seu salão de beleza traga esse valor para as pessoas, fazendo realmente a diferença. Com essa finalidade em mente, o passo inicial é estudar os seus clientes e avaliar o que é verdadeiramente valorizado por eles. Às vezes, é necessário ter um custo adicional para agregar essa diferenciação e inovar. Porém, o ganho que pode ser auferido é consideravelmente maior. Além disso, essa agregação de valor aos seus produtos e serviços facilita o marketing boca a boca, que é uma das estratégias mais fortes de divulgação do seu negócio. Afinal, não há nada mais poderoso do que uma boa indicação feita por um conhecido. O contrário, porém, também é uma verdade. Ou seja, quando um consumidor não fica satisfeito com o atendimento e com o serviço prestado, faz esse mesmo trabalho de divulgação — com a mesma intensidade —, mas de forma negativa, prejudicando severamente a imagem da empresa. Acerte na precificação Outro fator que demanda muito cuidado diz respeito à precificação dos seus produtos e serviços. Para tanto, é preciso analisar dois elementos. Então, inicialmente, conheça todos os seus custos e as suas despesas — tanto os fixos quanto os variáveis. A soma de todos esses valores vai indicar quais são os seus gastos operacionais. Ou seja, quanto dinheiro o seu salão de beleza precisa faturar todos os meses para conseguir manter as contas em dia. Nesse momento, é altamente recomendável levar o seu salário em conta também. Assim, você chegará a um valor mínimo que poderá ser cobrado pelos seus serviços. Feito isso, avalie o mercado da sua região. Afinal, não adianta fazer todo o trabalho de levantamento desses dados e chegar a um preço que esteja totalmente fora da média cobrada nos outros salões de beleza. Inclusive, essa regra vale tanto para os preços altos quanto para os baixos. Mesmo que você tenha condições de praticar valores inferiores na comercialização dos seus produtos e serviços, é fundamental que eles sempre flutuem de acordo com a média do mercado. Na prática, cobrar pouco, ainda que não gere prejuízos, pode despertar algum receio no público-alvo acerca da qualidade do trabalho desenvolvido pelo empreendimento. Lembre-se de que muitas pessoas associam o preço cobrado com o nível de excelência percebido nos serviços prestados. Então, um valor muito baixo tenderia a gerar desconfiança no que se refere ao seu profissionalismo. Selecione parceiros que agreguem valor Voltando à seleção de parceiros, você precisa escolher empresas e/ou profissionais que agreguem valor ao seu negócio. Ter marcas de sucesso aliadas ao seu estabelecimento gera mais autoridade e confiança aos olhos dos clientes. Além disso, contratar colaboradores reconhecidos no mercado pode ser um grande diferencial para o seu estabelecimento, proporcionando uma visão mais profissional e qualificada do negócio. Inclusive, também é viável firmar parcerias com profissionais que ofereçam algum tipo de serviço diferente do que é encontrado nos demais espaços do nicho. Assim, o seu empreendimento terá algo exclusivo, que o destacará perante a concorrência. Conte com uma boa agenda Essa é uma das mais importantes dicas de como administrar um salão de beleza, já que esse tipo de estabelecimento costuma ter horários diferentes das empresas de outros ramos. Afinal, é preciso atender à necessidade do cliente. De modo geral, as pessoas procuram os salões de beleza não somente no dia a dia, mas, em muitos casos, quando há eventos especiais. Casamentos, aniversários, formaturas e outras datas de celebração são excelentes oportunidades para o faturamento de um salão. O "problema" é que, geralmente, os eventos acontecem nos fins de semana. Portanto, é altamente recomendável manter uma boa agenda de horários, prezando pela flexibilidade, de acordo com o tipo de serviço que o seu estabelecimento oferece. Ou seja, leve em conta a necessidade e a expectativa do seu público-alvo. No entanto, não se esqueça de que você também precisa de um tempo de descanso. Então, procure organizar os seus horários para que eles sejam compatíveis com os do seu público, mas reserve um período de folga para que você também possa se dedicar a questões pessoais, preservando a satisfação profissional. Tenha um bom controle financeiro Essa é uma dica que não se limita à administração de salões de beleza, mas, na verdade, é aplicável à gestão de qualquer outro tipo de estabelecimento. Afinal, o controle financeiro é a base para a sobrevivência de qualquer negócio, já que o faturamento precisa cobrir as despesas e ainda trazer lucro. Um detalhe muito importante se refere à separação daquilo que é da empresa e daquilo que é pessoal. As despesas e as contas do salão não devem ser misturadas com as do proprietário. Ou seja, o caixa do empreendimento não pode ser utilizado como fonte para retiradas no intuito de resolver aspectos pessoais. Foi justamente por isso que explicamos que, entre as despesas fixas e variáveis, deve ser considerado também o seu salário. Você precisa contar apenas com esse valor e definir um dia certo para fazer a retirada do montante, pois as contas precisam ser administradas de forma separada. A propósito, é interessante ter uma conta bancária jurídica para o seu salão de beleza — separada da sua conta pessoal. Assim, não haverá uma confusão entre os valores. Mesmo que você recorra ao papel e à caneta, já será um excelente começo. O importante é fazer o registro de todos os valores que entram e que saem e fechar o caixa no final do dia para identificar o faturamento. Aposte no marketing As pessoas precisam saber que o seu salão de beleza existe, e isso só é possível quando há investimentos em marketing. Nesse caso, uma boa pedida é ir além dos panfletos. Esteja presente nas redes sociais também, já que, atualmente, grande parte do público usa muito a Internet para buscar referências. Outra excelente iniciativa é mostrar o resultado do seu trabalho, falando também sobre os tipos de procedimentos disponíveis. Além disso, dê algumas dicas de cuidados com os fios no dia a dia. Assim, pouco a pouco, você vai transmitindo o seu conhecimento — e senso de profissionalismo — e ganhando a confiança das pessoas. Como os salões de beleza costumam ter uma atuação mais local, também é interessante apostar no Google Meu Negócio. Com ele, é possível colocar o nome do seu estabelecimento na lista de opções para quem fizer buscas pela região. Ainda nesse contexto, não se esqueça de que as estratégias de marketing precisam ser elaboradas de acordo com o perfil do seu público-alvo. A intenção é "falar a língua" dessas pessoas para que elas se identifiquem com o seu estabelecimento e confiem realmente nele. Percebeu como administrar um salão de beleza corretamente é fundamental para ter sucesso nesse tipo de empreendimento? Agora, mantenha em mente que, tão indispensável quanto uma boa gestão, é sempre pensar na experiência do público, levando em consideração os seus hábitos de consumo e o seu perfil de compra. Quer descobrir como alavancar o seu estabelecimento? O Sebrae/PE disponibiliza cursos, consultorias e outros serviços para você aprender a realizar a melhor gestão do seu salão de beleza! Fale conosco! Confira também esse vídeo que separamos para te ajudar a identificar as forças e fraquezas de sua empresa, e monte estratégias ainda mais assertivas para transformar seus resultados!
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Quando se trata de golpe, o MEI também pode ser vítima — assim como muitas outras categorias de empresas, profissionais e assim por diante. No entanto, isso não deve ser um fator que desencoraje você a se formalizar ou a seguir com seu empreendimento. Registrar-se como Microempreendedor Individual (MEI) é uma excelente opção para quem é autônomo e deseja se formalizar. Nessa modalidade, você tem direito a benefícios previdenciários, pode emitir nota fiscal, tem acesso a linhas de crédito especiais e outras facilidades. Para operar com segurança, é importante conhecer os principais golpes que atingem o MEI. Afinal, quanto maior for o seu grau de informação, menor será a probabilidade de cair em um deles. Neste artigo, você pode conferir oito exemplos notórios, além de dicas para se proteger. Continue a leitura para saber mais! Formalização de empreendedores: expansão e características O número de microempreendedores individuais aumentou bastante nos últimos anos — especialmente durante a pandemia, quando as oportunidades de trabalho se tornaram mais escassas. Nesse contexto, muitas pessoas se viram forçadas para fora da zona de conforto e, então, começaram a buscar ideias para empreender. Para se formalizar como MEI, é necessário faturar até R$ 81 mil por ano e não pode participar de outra empresa como sócio ou titular. Com o pagamento mensal do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), é possível garantir os benefícios previdenciários. O microempreendedor individual pode contratar um empregado, que receba um valor correspondente ao salário-mínimo ou ao piso estipulado pela categoria. Além disso, é importante que a função escolhida pelo empreendedor faça parte da lista de atividades permitidas. Golpes que atingem o MEI: conheça 8 deles O que é ótimo para a economia pode ser a chance perfeita para criminosos que buscam formas de lucrar, enganando quem deseja realizar o sonho de levar o próprio negócio ao sucesso. Os golpistas criam páginas falsas para aplicar golpes nos MEIs, por exemplo, tirando dinheiro das vítimas e roubando informações pessoais. Esses dados são utilizados para cometer outras fraudes. Portanto, é fundamental ter muita atenção para não cair em golpes. Saiba, a seguir, oito dos principais golpes que têm como alvo os microempreendedores individuais. 1. Boletos de cobranças indevidas Nessa modalidade de golpe, os fraudadores enviam cobranças indevidas por e-mail ou correspondência, como boletos de registro de domínio na Internet (endereço de site), por exemplo. Esses boletos geralmente vêm com o logotipo da Caixa Econômica Federal e valores cobrados baixos, além de uma observação indicando que o pagamento é facultativo. O objetivo é arrancar dinheiro do empreendedor sem que ele desconfie. Muitas vezes, o MEI acaba efetuando o pagamento do documento por falta de conhecimento, mesmo que não tenha um site. Outra variação desse golpe é o envio de boletos sob o pretexto de que o empreendedor precisa pagar algum tipo de taxa relacionada à associação com entidades da classe ou fazer alguma contribuição mensal. 2. Sites falsos de abertura do MEI A formalização do MEI é sempre feita pelo portal Gov.br, de forma gratuita. Então, desconfie e evite qualquer oferta que fugir desse padrão. É comum que golpistas criem sites falsos, que se parecem muito com o original, para ter acesso a informações pessoais e tirar dinheiro das vítimas. Os estelionatários usam o logotipo do Governo Federal para dar um toque de realidade à página da web e induzem o empreendedor a acreditar que é preciso pagar uma taxa para abrir a empresa. Em alguns casos, mesmo que o pagamento seja feito, o CNPJ não é registrado. Existem, também, sites de empresas que oferecem o serviço de assistência para a abertura da empresa, mas que cobram valores muito acima do mercado, tornando o processo caro e inviável. 3. E-mails com solicitação de retificação Fraudadores costumam enviar e-mails solicitando que o microempreendedor faça correções na Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN SIMEI), ou informando sobre pendências em sua declaração de Imposto de Renda. Eles aproveitam para incluir links e anexos maliciosos para infectar seu computador e obter acesso aos seus dados pessoais e bancários. Mas você pode identificar quando essas mensagens são fraudulentas observando o endereço de e-mail de onde elas foram enviadas, que costuma ter um nome que não faz sentido. É importante lembrar que a Receita Federal não entra em contato por e-mail sem o consentimento do contribuinte. Todas as comunicações são realizadas por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). 4. Falso auxílio empreendedor Devido à crise causada pela pandemia do Covid-19, muitos empreendedores enfrentaram dificuldades financeiras. Por essa razão, fraudadores começaram a oferecer, em nome do Sebrae, um suposto auxílio para ajudar empresas financeiramente. Para aplicar o golpe no MEI, os criminosos criaram sites e perfis falsos na internet. É importante lembrar que o Auxílio Emergencial foi uma iniciativa do Governo Federal. Portanto, quem estava apto a receber deveria se cadastrar por meio do portal oficial da Caixa Econômica Federal. Essa informação é útil para evitar cair em outros golpes. Afinal, você pode encontrar sites que oferecem linhas de crédito facilitadas para o MEI, ou que prometem acesso a benefícios que, na verdade, não existem. 5. Golpe DAS-MEI Nesse golpe, os criminosos enviam uma falsa guia do DAS (Documento de Arrecadação Simplificada) para o empreendedor MEI, contendo o logotipo do Simples Nacional e utilizando linguagem técnica para parecer legítimo. Eles ameaçam multar o MEI caso ele não faça o pagamento, e oferecem apenas a opção de pagamento via Pix. Para evitar cair nesse golpe, o MEI deve lembrar que o DAS verdadeiro não é enviado pelo correio, e que é responsabilidade dele próprio acessar o sistema e pagar o imposto dentro do prazo. Existem quatro formas de pagamento disponíveis: boleto, aplicativo MEI, pagamento online (somente para clientes do Banco do Brasil) e débito automático. Além disso, é importante prestar atenção ao valor que está sendo cobrado, já que os valores do DAS MEI em 2023 são diferentes para cada tipo de atividade exercida. Caso receba uma guia com valores diferentes do esperado, o MEI deve descartá-la imediatamente. 6. Empréstimo falso Nessa situação, os criminosos entram em contato com microempreendedores por meio de canais como: WhatsApp; SMS; ligação telefônica; redes sociais. A partir disso, fazem propostas de supostos empréstimos vantajosos, com juros mais baixos do que estão sendo praticados pelo mercado. A mensagem enviada costuma conter um link. Caso a vítima clique nesse endereço eletrônico, ela é direcionada a um chat, onde vai ser solicitada a enviar os documentos pessoais. Aqui já começa o golpe no MEI, que poderá ter os seus dados utilizados de forma fraudulenta. Além disso, os golpistas exigem o pagamento de uma quantia em dinheiro para liberar o empréstimo em algumas horas. O problema é que isso nunca acontece, e a vítima fica no prejuízo. 7. Falsos fornecedores de produtos e serviços Esse tipo de golpe envolve a oferta de produtos e serviços, incluindo aqueles que já foram mencionados em outros golpes, como a cobrança de taxas para abrir o CNPJ ou para fornecer informações que estão disponíveis gratuitamente na internet. Os golpistas podem oferecer ajuda para cumprir as obrigações do MEI. Como mencionado anteriormente, é possível encontrar golpistas que prometem liberar linhas de crédito mais facilmente para o microempreendedor. 8. Golpe da DECORE Esse é um dos tipos de golpe no MEI que envolvem linhas de crédito. Nesse caso, os golpistas entram em contato com o microempreendedor informando que está liberado um crédito de determinado valor e se a pessoa teria interesse. Para receber o dinheiro, seria necessário obter uma DECORE registrada (ou seja, uma Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos). Ao entrar em contato com o escritório de contabilidade, o MEI é informado de que esse tipo de documento não existe. Os golpistas, por sua vez, fornecem o contato de um escritório que emite a DECORE. A vítima segue todo o processo e paga para obter a declaração e liberar o dinheiro em sua conta. Quando tenta entrar em contato com a instituição financeira, não recebe resposta e também não consegue falar mais com o escritório de contabilidade que emitiu a DECORE. Prevenção: confira dicas para não cair em golpes Depois de conhecer os tipos de fraude mais frequentes, é necessário entender melhor como evitar armadilhas. Reunimos algumas dicas para ajudar você a se prevenir. Verifique a segurança do site Sempre que acessar um site, verifique se há um cadeado antes do endereço, indicando que aquela página da web é segura. Em seguida, analise se o site termina com gov.br. Cabe ressaltar que todos os portais do governo têm essa terminação. Faça renovações pelos canais oficiais Caso você receba um boleto de renovação de domínio ou qualquer outra cobrança por e-mail ou via Correios, desconsidere. Se você for proprietário de um website, deve renovar o seu domínio diretamente na página do registro.br ou da empresa que você contratou o serviço. Desconfie de cobranças e pedidos de documentos Compreenda que o registro do MEI é grátis, fácil e sem burocracia. Em poucos minutos, você consegue obter o seu CNPJ. Desse modo, é possível realizar todo processo por conta própria. Tudo é feito de forma digital, sem a necessidade de enviar documentos. Se alguém cobrar algum valor para efetuar o serviço, você saberá que se trata de um golpe. Tenha atenção com links, downloads e senhas Não clique em links ou faça o download de arquivos enviados por remetentes desconhecidos, pois eles podem conter vírus. Nunca forneça senhas ou informações pessoais por e-mail, SMS, ligação telefônica ou WhatsApp. Conheça as obrigações do MEI Entenda que o único pagamento que o empreendedor deve efetuar mensalmente refere-se à guia DAS. Ela vence todo dia 20 e serve para a arrecadação de impostos. Além disso, o primeiro pagamento é realizado apenas no mês seguinte. Por exemplo: se você se registrou em abril, só começará a pagar em maio. Sendo assim, ignore qualquer outro tipo de cobrança. Cuidado com ofertas de crédito Caso você precise de linhas de crédito ou empréstimos, procure por empresas que já estão consolidadas no mercado. Tenha bastante cuidado na hora de fazer a solicitações pela internet, para ter certeza de estar no site oficial dessas empresas. Se possível, prefira solicitar pessoalmente. Se você cair em algum desses golpes, é importante fazer o Boletim de Ocorrência (BO) presencialmente ou online. Leve todas as provas que tiver, tais como mensagens, e-mails, comprovantes de pagamento e assim por diante. Também é essencial entrar em contato com o banco para relatar o ocorrido e contestar os valores das transações efetuadas pelos fraudadores. Mudanças para o MEI: saiba as principais Em 2023, algumas alterações nas regras para MEIs já foram implantadas, enquanto outras têm prazo para acontecer. Por exemplo: para emitir notas fiscais, o cadastro já não é feito na prefeitura, e sim no sistema da Receita Federal. Todo MEI deve emitir o documento ao prestar serviços para pessoas jurídicas. Para evitar ser pego de surpresa, confira, a seguir, as mudanças mais relevantes. Novos valores de contribuição O MEI tem direito a benefícios, como auxílio-Brasil, auxílio-doença, aposentadoria e outros, quando realiza corretamente o pagamento da guia DAS — que precisa ser emitida todos os meses. O valor tende a mudar a cada ano, acompanhando os ajustes do salário mínimo no Brasil. Uma das mudanças no MEI 2023, que já foi implantada, é o novo valor de contribuição. Os atuais valores cobrados na guia DAS-MEI são: R$ 66,10 para quem trabalha com comércio e indústria — R$ 65,10 de INSS e R$ 1,00 referente ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); R$ 70,10 para o MEI que atua como prestador de serviços — R$ 65,10 de INSS e R$ 5,00 relacionados ao Imposto Sobre Serviços (ISS); R$ 71,10 para quem exerce atividades ligadas ao comércio e serviços — R$ 65,10 de INSS, R$ 1,00 de ICMS e R$ 5,00 de ISS. Como mencionado, é essencial observar a quantia que está sendo cobrada. Caso você receba uma guia com valores diferentes dos que foram citados, o correto é descartá-la imediatamente. Caminhoneiros Para o MEI caminhoneiro, o valor total da guia DAS muda de acordo com o CNAE registrado. Para 2023, valem as seguintes regras: R$ 161,24 para transportadores municipais de cargas (CNAE 4930-2/01); R$ 157,24 para caminhoneiros de cargas não perigosas (CNAE 4930-2/02); R$ 162,24 para transportador autônomo de produtos perigosos (CNAE 4930-2/03); R$ 164,40 para transportadores de mudanças (CNAE 4930-2/04). Formas de pagamento e impostos O DAS pode ser pago de quatro formas: boleto: você tem a opção de gerar um boleto e quitá-lo em bancos, lotéricas e caixas eletrônicos; app MEI: basta baixar o aplicativo MEI no seu smartphone para emitir o DAS e solicitar restituição, quando for preciso; pagamento online: essa é uma alternativa apenas para quem tem conta corrente no Banco do Brasil; débito automático: é possível acessar o site gov.br e ativar essa opção até o dia 10 do mês atual, para que a cobrança do DAS anterior seja realizada automaticamente. Embora o valor total da arrecadação tenha passado por mudanças, o percentual dos impostos continua o mesmo: INSS: 5% para MEI convencional e 12% para caminhoneiros; ICMS: R$ 1,00 para comércio e/ou indústria; ISSQN: R$ 5,00 para serviços. Aumento do limite de faturamento Uma das mudanças mais aguardadas para o MEI em 2023 é o aumento do limite de faturamento anual. Até o momento, o limite continua sendo de R$ 81 mil e ainda não há previsão de alteração. O Projeto de Lei Complementar PLP 108/21 está em tramitação no Congresso Nacional, com a proposta de aumentar o limite de faturamento para o teto de R$ 144,9 mil por ano, alterando a proposta inicial de R$ 130 mil. No entanto, ainda não há certeza sobre a aprovação da proposta. Mudança no nome empresarial Anteriormente, quem se registrava como microempreendedor individual tinha como padrão o nome empresarial composto pelo nome do titular seguido do seu CPF. Com o objetivo de proteger o empreendedor de possíveis golpes com seus dados, houve uma mudança nesse padrão. Agora, o nome empresarial se adequa à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Então, as novas empresas registradas como MEI agora vêm com o nome completo do titular seguido pelo CNPJ que está sendo registrado. Isso não pode ser alterado, mas o empreendedor continua tendo liberdade para escolher o nome fantasia que quiser. Implantação do Emissor Nacional de Notas Fiscais de Serviços Antes, para fazer a emissão de notas fiscais de serviço, o MEI precisava procurar a prefeitura da cidade em que registrou o seu CNPJ para cadastrar os dados no sistema municipal. Esse sistema era acessado pelo empreendedor para fazer as emissões. No entanto, o governo está padronizando as notas de serviço emitidas pelo MEI. Para isso, está implantando o Emissor Nacional de Notas Fiscais de Serviços. Então, em vez de utilizar o sistema municipal, todos os MEIs prestadores de serviço deverão emitir suas notas por esse sistema nacional e padronizado. A mudança é obrigatória e estava prevista para ser implantada em abril de 2023, mas houve um adiamento do prazo para setembro de 2023. É importante destacar que o MEI que não se adequar a esse novo sistema não poderá emitir suas notas, já que os serviços oferecidos pelas prefeituras não serão mais válidos. A formalização como MEI proporciona muitas vantagens ao empreendedor, mas é preciso ficar de olho para administrar o seu negócio com segurança e evitar fraudes. À medida em que o número de empresas aumenta, as ocorrências de golpe no MEI também tendem a crescer. Nesse sentido, é fundamental buscar conhecimento, para não ser vítima de terceiros. Gostou do conteúdo? Tem outras dúvidas sobre o MEI? Confira o mateiral completo com as principais informações sobre essa modalidade de empreendedorismo. Gostou do conteúdo? Estar ligado nos golpes faz você evitar situações difíceis para o seu negócio. E pensando nisso, separamos um vídeo sobre modelo de negócio eficiente, confira:
June, 2024
Jornada MEI: 8 golpes que atingem o MEI
Quando se trata de golpe, o MEI também pode ser vítima — assim como muitas outras categorias de empresas, profissionais e assim por diante. No entanto, isso não deve ser um fator que desencoraje você a se formalizar ou a seguir com seu empreendimento. Registrar-se como Microempreendedor Individual (MEI) é uma excelente opção para quem é autônomo e deseja se formalizar. Nessa modalidade, você tem direito a benefícios previdenciários, pode emitir nota fiscal, tem acesso a linhas de crédito especiais e outras facilidades. Para operar com segurança, é importante conhecer os principais golpes que atingem o MEI. Afinal, quanto maior for o seu grau de informação, menor será a probabilidade de cair em um deles. Neste artigo, você pode conferir oito exemplos notórios, além de dicas para se proteger. Continue a leitura para saber mais! Formalização de empreendedores: expansão e características O número de microempreendedores individuais aumentou bastante nos últimos anos — especialmente durante a pandemia, quando as oportunidades de trabalho se tornaram mais escassas. Nesse contexto, muitas pessoas se viram forçadas para fora da zona de conforto e, então, começaram a buscar ideias para empreender. Para se formalizar como MEI, é necessário faturar até R$ 81 mil por ano e não pode participar de outra empresa como sócio ou titular. Com o pagamento mensal do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), é possível garantir os benefícios previdenciários. O microempreendedor individual pode contratar um empregado, que receba um valor correspondente ao salário-mínimo ou ao piso estipulado pela categoria. Além disso, é importante que a função escolhida pelo empreendedor faça parte da lista de atividades permitidas. Golpes que atingem o MEI: conheça 8 deles O que é ótimo para a economia pode ser a chance perfeita para criminosos que buscam formas de lucrar, enganando quem deseja realizar o sonho de levar o próprio negócio ao sucesso. Os golpistas criam páginas falsas para aplicar golpes nos MEIs, por exemplo, tirando dinheiro das vítimas e roubando informações pessoais. Esses dados são utilizados para cometer outras fraudes. Portanto, é fundamental ter muita atenção para não cair em golpes. Saiba, a seguir, oito dos principais golpes que têm como alvo os microempreendedores individuais. 1. Boletos de cobranças indevidas Nessa modalidade de golpe, os fraudadores enviam cobranças indevidas por e-mail ou correspondência, como boletos de registro de domínio na Internet (endereço de site), por exemplo. Esses boletos geralmente vêm com o logotipo da Caixa Econômica Federal e valores cobrados baixos, além de uma observação indicando que o pagamento é facultativo. O objetivo é arrancar dinheiro do empreendedor sem que ele desconfie. Muitas vezes, o MEI acaba efetuando o pagamento do documento por falta de conhecimento, mesmo que não tenha um site. Outra variação desse golpe é o envio de boletos sob o pretexto de que o empreendedor precisa pagar algum tipo de taxa relacionada à associação com entidades da classe ou fazer alguma contribuição mensal. 2. Sites falsos de abertura do MEI A formalização do MEI é sempre feita pelo portal Gov.br, de forma gratuita. Então, desconfie e evite qualquer oferta que fugir desse padrão. É comum que golpistas criem sites falsos, que se parecem muito com o original, para ter acesso a informações pessoais e tirar dinheiro das vítimas. Os estelionatários usam o logotipo do Governo Federal para dar um toque de realidade à página da web e induzem o empreendedor a acreditar que é preciso pagar uma taxa para abrir a empresa. Em alguns casos, mesmo que o pagamento seja feito, o CNPJ não é registrado. Existem, também, sites de empresas que oferecem o serviço de assistência para a abertura da empresa, mas que cobram valores muito acima do mercado, tornando o processo caro e inviável. 3. E-mails com solicitação de retificação Fraudadores costumam enviar e-mails solicitando que o microempreendedor faça correções na Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN SIMEI), ou informando sobre pendências em sua declaração de Imposto de Renda. Eles aproveitam para incluir links e anexos maliciosos para infectar seu computador e obter acesso aos seus dados pessoais e bancários. Mas você pode identificar quando essas mensagens são fraudulentas observando o endereço de e-mail de onde elas foram enviadas, que costuma ter um nome que não faz sentido. É importante lembrar que a Receita Federal não entra em contato por e-mail sem o consentimento do contribuinte. Todas as comunicações são realizadas por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). 4. Falso auxílio empreendedor Devido à crise causada pela pandemia do Covid-19, muitos empreendedores enfrentaram dificuldades financeiras. Por essa razão, fraudadores começaram a oferecer, em nome do Sebrae, um suposto auxílio para ajudar empresas financeiramente. Para aplicar o golpe no MEI, os criminosos criaram sites e perfis falsos na internet. É importante lembrar que o Auxílio Emergencial foi uma iniciativa do Governo Federal. Portanto, quem estava apto a receber deveria se cadastrar por meio do portal oficial da Caixa Econômica Federal. Essa informação é útil para evitar cair em outros golpes. Afinal, você pode encontrar sites que oferecem linhas de crédito facilitadas para o MEI, ou que prometem acesso a benefícios que, na verdade, não existem. 5. Golpe DAS-MEI Nesse golpe, os criminosos enviam uma falsa guia do DAS (Documento de Arrecadação Simplificada) para o empreendedor MEI, contendo o logotipo do Simples Nacional e utilizando linguagem técnica para parecer legítimo. Eles ameaçam multar o MEI caso ele não faça o pagamento, e oferecem apenas a opção de pagamento via Pix. Para evitar cair nesse golpe, o MEI deve lembrar que o DAS verdadeiro não é enviado pelo correio, e que é responsabilidade dele próprio acessar o sistema e pagar o imposto dentro do prazo. Existem quatro formas de pagamento disponíveis: boleto, aplicativo MEI, pagamento online (somente para clientes do Banco do Brasil) e débito automático. Além disso, é importante prestar atenção ao valor que está sendo cobrado, já que os valores do DAS MEI em 2023 são diferentes para cada tipo de atividade exercida. Caso receba uma guia com valores diferentes do esperado, o MEI deve descartá-la imediatamente. 6. Empréstimo falso Nessa situação, os criminosos entram em contato com microempreendedores por meio de canais como: WhatsApp; SMS; ligação telefônica; redes sociais. A partir disso, fazem propostas de supostos empréstimos vantajosos, com juros mais baixos do que estão sendo praticados pelo mercado. A mensagem enviada costuma conter um link. Caso a vítima clique nesse endereço eletrônico, ela é direcionada a um chat, onde vai ser solicitada a enviar os documentos pessoais. Aqui já começa o golpe no MEI, que poderá ter os seus dados utilizados de forma fraudulenta. Além disso, os golpistas exigem o pagamento de uma quantia em dinheiro para liberar o empréstimo em algumas horas. O problema é que isso nunca acontece, e a vítima fica no prejuízo. 7. Falsos fornecedores de produtos e serviços Esse tipo de golpe envolve a oferta de produtos e serviços, incluindo aqueles que já foram mencionados em outros golpes, como a cobrança de taxas para abrir o CNPJ ou para fornecer informações que estão disponíveis gratuitamente na internet. Os golpistas podem oferecer ajuda para cumprir as obrigações do MEI. Como mencionado anteriormente, é possível encontrar golpistas que prometem liberar linhas de crédito mais facilmente para o microempreendedor. 8. Golpe da DECORE Esse é um dos tipos de golpe no MEI que envolvem linhas de crédito. Nesse caso, os golpistas entram em contato com o microempreendedor informando que está liberado um crédito de determinado valor e se a pessoa teria interesse. Para receber o dinheiro, seria necessário obter uma DECORE registrada (ou seja, uma Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos). Ao entrar em contato com o escritório de contabilidade, o MEI é informado de que esse tipo de documento não existe. Os golpistas, por sua vez, fornecem o contato de um escritório que emite a DECORE. A vítima segue todo o processo e paga para obter a declaração e liberar o dinheiro em sua conta. Quando tenta entrar em contato com a instituição financeira, não recebe resposta e também não consegue falar mais com o escritório de contabilidade que emitiu a DECORE. Prevenção: confira dicas para não cair em golpes Depois de conhecer os tipos de fraude mais frequentes, é necessário entender melhor como evitar armadilhas. Reunimos algumas dicas para ajudar você a se prevenir. Verifique a segurança do site Sempre que acessar um site, verifique se há um cadeado antes do endereço, indicando que aquela página da web é segura. Em seguida, analise se o site termina com gov.br. Cabe ressaltar que todos os portais do governo têm essa terminação. Faça renovações pelos canais oficiais Caso você receba um boleto de renovação de domínio ou qualquer outra cobrança por e-mail ou via Correios, desconsidere. Se você for proprietário de um website, deve renovar o seu domínio diretamente na página do registro.br ou da empresa que você contratou o serviço. Desconfie de cobranças e pedidos de documentos Compreenda que o registro do MEI é grátis, fácil e sem burocracia. Em poucos minutos, você consegue obter o seu CNPJ. Desse modo, é possível realizar todo processo por conta própria. Tudo é feito de forma digital, sem a necessidade de enviar documentos. Se alguém cobrar algum valor para efetuar o serviço, você saberá que se trata de um golpe. Tenha atenção com links, downloads e senhas Não clique em links ou faça o download de arquivos enviados por remetentes desconhecidos, pois eles podem conter vírus. Nunca forneça senhas ou informações pessoais por e-mail, SMS, ligação telefônica ou WhatsApp. Conheça as obrigações do MEI Entenda que o único pagamento que o empreendedor deve efetuar mensalmente refere-se à guia DAS. Ela vence todo dia 20 e serve para a arrecadação de impostos. Além disso, o primeiro pagamento é realizado apenas no mês seguinte. Por exemplo: se você se registrou em abril, só começará a pagar em maio. Sendo assim, ignore qualquer outro tipo de cobrança. Cuidado com ofertas de crédito Caso você precise de linhas de crédito ou empréstimos, procure por empresas que já estão consolidadas no mercado. Tenha bastante cuidado na hora de fazer a solicitações pela internet, para ter certeza de estar no site oficial dessas empresas. Se possível, prefira solicitar pessoalmente. Se você cair em algum desses golpes, é importante fazer o Boletim de Ocorrência (BO) presencialmente ou online. Leve todas as provas que tiver, tais como mensagens, e-mails, comprovantes de pagamento e assim por diante. Também é essencial entrar em contato com o banco para relatar o ocorrido e contestar os valores das transações efetuadas pelos fraudadores. Mudanças para o MEI: saiba as principais Em 2023, algumas alterações nas regras para MEIs já foram implantadas, enquanto outras têm prazo para acontecer. Por exemplo: para emitir notas fiscais, o cadastro já não é feito na prefeitura, e sim no sistema da Receita Federal. Todo MEI deve emitir o documento ao prestar serviços para pessoas jurídicas. Para evitar ser pego de surpresa, confira, a seguir, as mudanças mais relevantes. Novos valores de contribuição O MEI tem direito a benefícios, como auxílio-Brasil, auxílio-doença, aposentadoria e outros, quando realiza corretamente o pagamento da guia DAS — que precisa ser emitida todos os meses. O valor tende a mudar a cada ano, acompanhando os ajustes do salário mínimo no Brasil. Uma das mudanças no MEI 2023, que já foi implantada, é o novo valor de contribuição. Os atuais valores cobrados na guia DAS-MEI são: R$ 66,10 para quem trabalha com comércio e indústria — R$ 65,10 de INSS e R$ 1,00 referente ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); R$ 70,10 para o MEI que atua como prestador de serviços — R$ 65,10 de INSS e R$ 5,00 relacionados ao Imposto Sobre Serviços (ISS); R$ 71,10 para quem exerce atividades ligadas ao comércio e serviços — R$ 65,10 de INSS, R$ 1,00 de ICMS e R$ 5,00 de ISS. Como mencionado, é essencial observar a quantia que está sendo cobrada. Caso você receba uma guia com valores diferentes dos que foram citados, o correto é descartá-la imediatamente. Caminhoneiros Para o MEI caminhoneiro, o valor total da guia DAS muda de acordo com o CNAE registrado. Para 2023, valem as seguintes regras: R$ 161,24 para transportadores municipais de cargas (CNAE 4930-2/01); R$ 157,24 para caminhoneiros de cargas não perigosas (CNAE 4930-2/02); R$ 162,24 para transportador autônomo de produtos perigosos (CNAE 4930-2/03); R$ 164,40 para transportadores de mudanças (CNAE 4930-2/04). Formas de pagamento e impostos O DAS pode ser pago de quatro formas: boleto: você tem a opção de gerar um boleto e quitá-lo em bancos, lotéricas e caixas eletrônicos; app MEI: basta baixar o aplicativo MEI no seu smartphone para emitir o DAS e solicitar restituição, quando for preciso; pagamento online: essa é uma alternativa apenas para quem tem conta corrente no Banco do Brasil; débito automático: é possível acessar o site gov.br e ativar essa opção até o dia 10 do mês atual, para que a cobrança do DAS anterior seja realizada automaticamente. Embora o valor total da arrecadação tenha passado por mudanças, o percentual dos impostos continua o mesmo: INSS: 5% para MEI convencional e 12% para caminhoneiros; ICMS: R$ 1,00 para comércio e/ou indústria; ISSQN: R$ 5,00 para serviços. Aumento do limite de faturamento Uma das mudanças mais aguardadas para o MEI em 2023 é o aumento do limite de faturamento anual. Até o momento, o limite continua sendo de R$ 81 mil e ainda não há previsão de alteração. O Projeto de Lei Complementar PLP 108/21 está em tramitação no Congresso Nacional, com a proposta de aumentar o limite de faturamento para o teto de R$ 144,9 mil por ano, alterando a proposta inicial de R$ 130 mil. No entanto, ainda não há certeza sobre a aprovação da proposta. Mudança no nome empresarial Anteriormente, quem se registrava como microempreendedor individual tinha como padrão o nome empresarial composto pelo nome do titular seguido do seu CPF. Com o objetivo de proteger o empreendedor de possíveis golpes com seus dados, houve uma mudança nesse padrão. Agora, o nome empresarial se adequa à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Então, as novas empresas registradas como MEI agora vêm com o nome completo do titular seguido pelo CNPJ que está sendo registrado. Isso não pode ser alterado, mas o empreendedor continua tendo liberdade para escolher o nome fantasia que quiser. Implantação do Emissor Nacional de Notas Fiscais de Serviços Antes, para fazer a emissão de notas fiscais de serviço, o MEI precisava procurar a prefeitura da cidade em que registrou o seu CNPJ para cadastrar os dados no sistema municipal. Esse sistema era acessado pelo empreendedor para fazer as emissões. No entanto, o governo está padronizando as notas de serviço emitidas pelo MEI. Para isso, está implantando o Emissor Nacional de Notas Fiscais de Serviços. Então, em vez de utilizar o sistema municipal, todos os MEIs prestadores de serviço deverão emitir suas notas por esse sistema nacional e padronizado. A mudança é obrigatória e estava prevista para ser implantada em abril de 2023, mas houve um adiamento do prazo para setembro de 2023. É importante destacar que o MEI que não se adequar a esse novo sistema não poderá emitir suas notas, já que os serviços oferecidos pelas prefeituras não serão mais válidos. A formalização como MEI proporciona muitas vantagens ao empreendedor, mas é preciso ficar de olho para administrar o seu negócio com segurança e evitar fraudes. À medida em que o número de empresas aumenta, as ocorrências de golpe no MEI também tendem a crescer. Nesse sentido, é fundamental buscar conhecimento, para não ser vítima de terceiros. Gostou do conteúdo? Tem outras dúvidas sobre o MEI? Confira o mateiral completo com as principais informações sobre essa modalidade de empreendedorismo. Gostou do conteúdo? Estar ligado nos golpes faz você evitar situações difíceis para o seu negócio. E pensando nisso, separamos um vídeo sobre modelo de negócio eficiente, confira:
June, 2024
Feira do Empreendedor do Sebrae Pernambuco
Prepare-se para uma imersão no universo empreendedor mais diversificado e promissor de Pernambuco! A Feira do Empreendedor do Sebrae Pernambuco está de volta em 2024, trazendo consigo um verdadeiro leque de oportunidades, ideias e inspirações para os mais variados segmentos empresariais. E o melhor? Todos são bem-vindos! Se você é estudante, um potencial empresário, um empresário estabelecido, um agente público ou um produtor rural, a Feira do Empreendedor é o lugar certo para você. Para os que sonham em ter seu próprio negócio, a feira oferece uma chance única de construir empreendimentos que se alinhem perfeitamente com sua expertise e ideais de investimento. Já para aqueles que já têm um negócio, a Feira do Empreendedor 2024 apresentará conteúdos e insights valiosos para aplicação imediata em suas operações. Prepare-se para 4 dias intensos de aprendizado, networking e descobertas! A edição de 2024 acontecerá de 22 a 25 de maio, no Centro de Convenções de Pernambuco. A programação inclui uma variedade de oficinas, palestras, exposições de produtos e serviços, além de encontros de negócios que prometem ampliar seus horizontes empresariais. INSCREVA-SE Seja um expositor, patrocinador ou parceiro! Você tem um negócio inovador ou oferece serviços essenciais para empreendedores? Seja um expositor, patrocinador ou parceiro na Feira do Empreendedor 2024 e coloque sua marca em destaque! Expositor: Reserve um stand no evento e exponha sua marca e solução para os empreendedores. Será uma ótima oportunidade para mostrar seu negócio. Patrocinador: Adquira uma cota de patrocínio e tenha sua marca em evidência durante toda a Feira. Seja reconhecido como um parceiro estratégico do evento, alcançando visibilidade e reconhecimento da sua marca. Parceiro: Estabeleça uma parceria com o Sebrae, onde há uma troca de serviços em benefício mútuo. Nessa modalidade, não há pagamento financeiro direto, mas sim uma colaboração baseada em interesses comuns entre as partes. Preencha o formulário de interesse agora mesmo e coloque sua marca no maior evento de empreendedorismo de Pernambuco!" Seja um expositor ou patrocinador!
May, 2024
Negócio de mãe e filhas faz sucesso desde a década de 90
Crédito: Thais Lima Texto: Lucas Borba Criada a partir dos nomes das três sócias (Fernanda, Ana e Glaydes), a F.A.G surgiu em 1991 após a demissão de Fernanda Custódio de seu emprego, o que a fez ter a ideia e convidar a mãe e a irmã a começarem o negócio. A empresa de moda autoral vem produzindo produtos exclusivos desde então e já é um nome conhecido para além das fronteiras de Pernambuco. Para conseguir se reinventar e se manter atual durante tanto tempo, a F.A.G opta pela produção local de suas peças e com foco em produtos que sejam duradouros e que possam criar um vínculo com seus clientes, diferenciando-se da moda rápida e descartável. “Essa expectativa de uma relação duradoura com as peças, aliada a um design atemporal e culturalmente referenciado, contribuem para nossa permanência no mercado como produto clássico e sempre atual, seguindo já há muito tempo a tendência de ir na contramão do que é efêmero e descartável”, afirma Fernanda. Sobre o papel da mãe no negócio, Fernanda comenta que é muito sobre gerenciar conflitos e dar os conselhos necessários no momento preciso. “Quem não gosta de ter um colo de mãe por perto quando a coisa aperta, né?”, brinca. O Sebrae vem contribuindo com a F.A.G desde o início, ajudando na profissionalização do negócio e também pensando em novas formas de faturamento em momentos difíceis, como na pandemia, quando a empresa começou a produzir máscaras com seu estilo próprio e ajudou muito em tempos tão complicados. Lidando com questões de expansão e sucessão, a família tem planos de que a F.A.G continue no mercado por mais vários anos. Mesmo que talvez não administrada por suas criadoras. “Uma marca genuinamente pernambucana, nascida na efervescência dos anos 1990, que conseguiu ir além dos seus criadores”, comenta Fernanda.
February, 2024
Agenda Sebrae Delas
BREJO DA MADRE DE DEUS 13/03/202418 às 20HOficina - Empreendedorismo Feminino: do protagonismo ao sucessoLocal: Sala do Empreendedor | Av Cleto Campelo, Nossa Sra do Bom Conselho, 378 Inscreva-se aqui! CARUARU 08/03/202414 às 16hPalestra - Empreendedorismo FemininoLocal: ACIC - Associação Comercial e Empresarial de Caruaru | Rua Armando da Fonte, 15, Maurício de Nassau Inscreva-se aqui! GARANHUNS 07/03/202415 às 17hPalestra - Mulheres que inspiram mulheresLocal: Sebrae Garanhuns | Avenida Rui Barbosa, 671, Heliópolis Inscreva-se aqui!
February, 2024
Conheça os 7 principais setores da indústrias de Pernambuco
Que Pernambuco é um dos estados mais economicamente pujantes do Brasil, todo mundo já sabe. Há grandes empresas no setor agropecuário e na área de serviços, por exemplo, mas não para por aí. As indústrias de Pernambuco também se destacam dentro dos números elevados do PIB estadual. Este post mergulha no cenário das principais indústrias e setores que impulsionam a economia de Pernambuco. Exploraremos o papel dessas empresas e as oportunidades em áreas como tecnologia, alimentos, veículos automotores e mais. Pronto para desvendar as possibilidades que esses setores oferecem aos empreendedores locais? Vamos lá! A economia de Pernambuco A economia do estado de Pernambuco é bastante diversificada, já que ela não depende de algumas poucas fontes de renda. Não à toa, é uma das mais desenvolvidas da região Nordeste: no primeiro trimestre de 2023, o PIB pernambucano registrou valores de R$ 66,3 bilhões. Em termos de atividades primárias, podemos citar a agricultura, representada principalmente pelas monoculturas de cana-de-açúcar e algodão no litoral pernambucano. Já na região do vale do rio São Francisco, se destaca a fruticultura irrigada. O setor que concentra as indústrias é conhecido como secundário. No Pernambuco, a maioria das empresas que se encaixam nessa classificação está localizada no litoral. Na Zona da Mata, por exemplo, são encontradas muitas fábricas de automóveis, alimentos, produtos farmacêuticos, vidros, produtos metalúrgicos, entre outros. Já no Agreste, há uma concentração de fábricas de roupas. Historicamente, Pernambuco sempre teve na agricultura sua principal atividade econômica, com a cana-de-açúcar como grande destaque. No entanto, nas últimas décadas esse cenário mudou muito, com a crescente industrialização da região. Como se não bastasse, o setor de serviços também passou a ser um dos elementos cruciais para gerar receita no estado. A atual composição do PIB pernambucano é a seguinte, de acordo com o site Brasil Escola: agropecuária: 4,8%; serviços: 73,3%; indústria: 21,9%. Dados recentes mostram que o setor industrial tem registrado importante crescimento, o que mostra que a tendência é que as empresas da área ocupem um espaço cada vez mais relevante na economia estadual. O papel da indústria na economia de Pernambuco A indústria, como vimos anteriormente, é responsável por ao menos 20% do PIB pernambucano. Com o crescimento de setores como a tecnologia, inevitavelmente esses números subirão em um futuro próximo. Recife, a capital pernambucana, tem um moderno polo de tecnologia e informática, que concentra mais de 300 empresas e tem faturamento de bilhões por ano. Mas não é só de tecnologia que vive a economia pernambucana. Há uma forte indústria petroquímica, assim como empresas dos setores têxtil, de transporte, entre outros, como veremos a seguir. As principais indústrias de Pernambuco Falaremos das principais empresas que integram o setor industrial de Pernambuco e do ecossistema de negócios da região, separando por diferentes áreas de destaque no estado. Vamos conhecê-las! 1. Derivados de petróleo e biocombustíveis Pernambuco tem uma grande tradição na exportação de derivados de petróleo. Os números são tão impressionantes que, até mesmo com uma queda momentânea ocorrida em fevereiro de 2023, de 39%, ainda se tornou o quarto melhor resultado da história desde o mesmo mês em 1997. Assim, embora os números sejam menores que os de 2022, ainda resultaram em ganhos significativos para o estado pernambucano: as exportações nesse setor chegaram aos R$ 873,2 milhões. Um dos principais destinos de vendas do estado é a nação de Singapura, que costuma aparecer em primeiro lugar tanto em termos de óleo combustível como de nafta. O país asiático é um dos mais ricos do mundo e contribui significativamente para o PIB pernambucano. Ainda em termos de vendas de combustíveis, temos que destacar a Refinaria Abreu e Lima, a maior empresa do setor instalada no porto de Suape. Localizado entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, na região metropolitana de Recife, esse terminal serve como uma das principais formas de exportar as mercadorias produzidas no estado. A Refinaria Abreu e Lima tem uma capacidade de processamento de 230 mil barris de petróleo por dia. Além dela, operam outras duas organizações que ajudam na estruturação: a Petroquímica Suape (Grupo Alpek) e a Indorama Ventures. As duas são responsáveis pela produção da pré-forma PET, uma resina plástica que é amplamente reconhecida como a mais resistente e duradoura para a fabricação de garrafas e embalagens plásticas. 2. Veículos automotores Na cidade de Goiana, fica a empresa que colocou Pernambuco definitivamente no mapa mundial da indústria automotiva: a Stellantis, grupo automotivo que engloba a Fiat, a Peugeot, a Jeep, a Chrysler, a Citroën, a Dodge, entre outras. Essa fábrica de automóveis, assim como o parque de fornecedores integrado a 16 outras empresas, representa um ponto positivo de transformação da economia pernambucana. Inclusive, a Stellantis em Pernambuco está perto da sua capacidade plena. Até o início de 2023, o investimento já chegava a R$ 13,9 bilhões. A unidade pernambucana tem alguns destaques nos processos, como a sustentabilidade, a otimização de processos e, principalmente, o uso de tecnologia. Um exemplo são os mais de 600 robôs utilizados para desenvolver veículos cobiçados, como os seguintes modelos de Jeep: Commander; Compass e Renegade; Fiat Toro, para os mercados brasileiro e latino-americano. Vale lembrar que Pernambuco se consolidou como um polo automotivo e de autopeças, retirando o monopólio da indústria sediada no eixo Sul-Sudeste. De acordo com informações da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), dos 14,3 milhões de carros produzidos no Brasil entre 2015 e 2021, 7,3% vieram das instalações de Goiana. 3. Bebidas e alimentos Pernambuco tem um dos polos mais desenvolvidos do Brasil quando o assunto é o setor de alimentos e bebidas. Pela localização estratégica do estado e pela presença de um porto movimentado, empresas como a Unilever, a Arcor, a Pepsico, a Camil, a Bunge, a Masterboi, a BRF Foods, a Seara, a Nissin, entre muitas outras, se instalaram na região. Já em relação ao polo de bebidas, são cerca de 150 empresas de todas as etapas da cadeia produtiva, que vão desde as cervejarias até produtoras de garrafas, latas e rótulos, que tornam Pernambuco o estado mais desenvolvido do Nordeste e do Norte no setor. Uma das cervejarias que se destacam é a Petrópolis de Pernambuco, que aparece no top 10 entre as maiores do Brasil no site Econodata. 4. Setor têxtil O setor têxtil mostra que a economia de Pernambuco não se concentra na capital. Isso porque é no Agreste que encontramos o maior mercado de confecções do Nordeste. Ao todo, dez cidades geram produtos e oportunidades de emprego para mais de 250 mil pessoas. Além disso, a região produz mais de 200 milhões de peças por ano, e 18% da produção nacional de jeans vêm de lá. O faturamento anual chega aos 6 bilhões de reais, com a concentração em cidades como Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. 5. Tecnologia e games Vez ou outra, encontramos cidades brasileiras associadas ao rótulo "Vale do Silício brasileira", fazendo referência à região de São Francisco (EUA) que concentra algumas das empresas mais poderosas no setor de tecnologia do mundo. Recife é uma séria candidata ao título. Isso se explica, por exemplo, pelo Porto Digital, um parque tecnológico urbano que funciona no centro histórico do Bairro do Recife e nos bairros vizinhos, como Santo Antônio, Santo Amaro e São José. São mais de 170 hectares de inovação dentro da capital pernambucana. Não à toa, a capital foi destaque em um material publicado pelo portal internacional Rest of World em 2021, o qual cita Recife como uma das seis cidades do mundo que lideram o futuro da indústria de tecnologia. A Faturepag, uma startup legitimamente pernambucana, é uma das fintechs (empresas que misturam os serviços financeiros ao uso de tecnologia de ponta) que já alcançaram bilhões em transações. Além disso, o Porto Digital reúne outras gigantes do setor, como Deloitte, IBM, Microsoft, Samsung e Accenture. Mais de 15 mil pessoas estão empregadas nesse setor, com o Governo do Estado de Pernambuco oferecendo apoio e incentivos fiscais para a instalação de empresas de tecnologia. Como se não bastasse, a capital tem se consolidado como um dos principais centros criadores de games no mundo. Um dos exemplos é a Kokku, que trabalhou diretamente na criação de um jogo que vendeu mais de 20 milhões de cópias, o Horizon Zero Dawn. 6. Produtos petroquímicos A Alpek Polyester é o maior polo integrado de poliéster da América latina e se localiza no complexo industrial do porto de Suape. A empresa também produz o chamado ácido tereftálico purificado (PTA). O polo petroquímico, integrado por empresas como a Alpek, também abastece outras seis organizações instaladas no porto, o que fortalece o sistema de adensamento da cadeia industrial. Nesse caso, temos uma reação positiva em cadeia: essas empresas-âncora integram ao seu entorno dezenas de outras organizações produtoras de bens e serviços, todas com o mesmo direcionamento do desenvolvimento contínuo de tecnologia. 7. Construção civil Diversos gigantes da construção civil estão presentes em Pernambuco, como a MRV, que tem investido cada vez mais no Nordeste. Também podemos citar empresas legitimamente pernambucanas, como o Grupo Referencial, a Moura Dubeux e a Vale do Ave. As oportunidades do setor industrial de Pernambuco A Stellantis é uma das empresas que buscam fornecedores para trabalhar juntamente à multinacional em Pernambuco. Além dela, grandes organizações como a Usina Serra Grande, Kokku e empresas que atuam no porto de Suape estão constantemente oferecendo oportunidades. Uma dica é acompanhar as páginas no LinkedIn e prestar bastante atenção nas vagas abertas, que vão dos cargos em tecnologia até os de especialista na indústria petroquímica. A Refinaria Abreu e Lima faz parte da Petrobrás, então a maioria dos seus cargos são oferecidos via concursos públicos. Vale a pena ficar de olho nos setores aquecidos da indústria nos últimos anos, como é o caso da sondagem. O Sebrae também é parte importante do crescimento e da evolução das indústrias de Pernambuco. Como você viu no artigo, esse setor está em franca expansão no estado, com companhias que vão desde a produção têxtil até a tecnologia de ponta. Gostou do texto e quer conferir outros conteúdos como este? Então, curta e siga as nossas redes sociais: estamos no Instagram, no Facebook, no YouTube, no LinkedIn e no X!
December, 2023
Dicas para a falta de mão de obra especializada na construção civil
Ao andarmos pelas ruas do Brasil, é comum encontrar diversas construções em andamento. No entanto, o país ainda enfrenta uma carência significativa de mão de obra especializada. E essa lacuna cria um cenário interessante para profissionais que buscam se especializar, gerando inúmeras oportunidades no setor da construção civil. Neste post, trataremos do desafio enfrentado por empresas do setor, desvendando as razões por trás da escassez de mão de obra especializada. Analisaremos de perto os impactos dessa carência nos processos e, o que é mais importante, apresentaremos alternativas práticas e viáveis para suprir essa demanda. Está pronto para explorar soluções que transformarão esse desafio em oportunidade? Vamos lá! Por que a construção civil vem enfrentando desafios para contratar mão de obra? Uma matéria do jornal Diário do Comércio mostrou a dificuldade que as empresas têm de contratar profissionais qualificados, com base em dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção. De acordo com a amostra, 7 em cada 10 construtoras sofrem com a falta de trabalhadores de alto nível. Conforme a CBIC, uma nova pesquisa será feita em fevereiro de 2024 — mas é improvável que os números melhorem significativamente. Vale lembrar que um estudo de 2022 da mesma CBIC já mostrava que a contratação de mão de obra qualificada está cada vez mais difícil. Trata-se, portanto, de um problema que já existe há algum tempo e que ainda deve perdurar. Entre as principais causas dessa escassez na mão de obra no setor estão a falta de investimentos em capacitação profissional, a desvalorização dos trabalhadores da área e a falta de incentivos para que os jovens escolham buscar uma carreira na construção e na engenharia civil. Como isso impacta os processos? Essa falta de mão de obra de alto nível atrasa os cronogramas de obras e ainda gera cancelamentos e dores de cabeça. Isso é válido tanto para as construtoras como para os profissionais envolvidos nos projetos. Realizar um orçamento de mão de obra, por exemplo, se torna cada vez mais complicado — gerando incertezas e até custos maiores que os que foram inicialmente projetados. Sem ter a garantia de que terá um bom time à disposição, as empresas de construção civil têm mais dificuldade para entregar estimativas precisas para os seus clientes. Além disso, vale lembrar as consequências da escassez de mão de obra qualificada para a economia dos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. Afinal, o setor é fundamental para o crescimento, uma vez que os empreendedores da área criam empregos diretos e indiretos. Como se não bastasse, os indicadores de construção civil representam um dos principais índices de crescimento econômico de uma região e de um país. Quais são as alternativas para contratar mão de obra especializada na construção civil? Neste tópico, mostraremos alguns dos caminhos que as empresas podem seguir para driblar os problemas relacionados à falta de mão de obra de qualidade e melhorar seu planejamento estratégico. 1. Programas de trainee Trainee é o nome de um cargo oferecido por uma empresa aos profissionais recém-formados, que estão buscando desenvolver experiências no mercado de trabalho. Assim, uma pessoa que é contratada nessa posição recebe treinamentos para que se transforme em mão de obra qualificada. Um programa de trainee costuma durar de um a dois anos, com uma ampla variedade de cursos oferecidos. Algumas empresas até mesmo tendem a levar esses profissionais para as viagens de negócio, permitindo que eles conheçam ainda mais sobre o mercado e as demandas de outras sedes e cidades. Portanto, oferecer um programa de trainee é uma chance de trabalhar com uma pessoa que acabou de se formar, garantindo a possibilidade de moldá-la conforme as necessidades do seu negócio. Ao final do programa, o profissional já estará mais bem preparado em relação àquilo que a sua empresa precisa, o modo de trabalho, as habilidades requeridas e outras particularidades. 2. Parcerias com instituições Além dos programas internos de trainee, é importante estabelecer parcerias com escolas técnicas e centros de formação profissional para criar tópicos e cursos voltados para as necessidades e preferências da indústria da construção civil. Enquanto o trainee é um programa em que o empreendedor trabalha com profissionais já formados, uma parceria com uma instituição especializada ajuda a gerar para o mercado pessoas que estarão cada vez mais alinhadas às tendências do setor. A colaboração também pode proporcionar oportunidades de estágio e aprendizado, sendo interessante tanto para a instituição quanto para a empresa. Ao final, os estudantes enxergarão uma oportunidade atrativa de ingressar em um curso com sólidas perspectivas de emprego, enquanto a organização parceira recebe profissionais adaptados às exigências do setor, impulsionando assim o crescimento mútuo. 3. Capacitação e treinamento de profissionais Outra iniciativa interessante é proporcionar programas de reciclagem e capacitação para profissionais da construção civil — mesmo para aqueles que não trabalham na empresa. Certificações, workshops e similares têm uma função importante para atrair talentos de ponta. As empresas do setor também podem investir em iniciativas de treinamento interno. Muitas vezes, elas já têm trabalhadores habilidosos em seus quadros, mas eles podem se tornar ainda mais eficientes com bons programas. Assim, as organizações preenchem a demanda e ainda melhoram a entrega final para os clientes. Outra vantagem é a melhoria do clima organizacional. Afinal, o colaborador se sente mais satisfeito e valorizado ao trabalhar em uma empresa que investe ativamente na melhoria do seu currículo. Nesse sentido, há um aumento das chances de que eles vistam realmente a camisa e elevem a produtividade geral. 4. Incentivos governamentais As empresas podem buscar os políticos da região para entregar demandas relacionadas ao setor, que está diretamente ligado ao crescimento econômico de cada área. Um exemplo é um possível financiamento de programas de formação profissional direcionado ao ramo. Do mesmo modo, o governo (municipal, estadual ou federal) deve fornecer incentivos fiscais e benefícios financeiros para as empresas que investem em iniciativas que contemplem muitas pessoas, como programas de capacitação, workshop e treinamento de profissionais do setor. 5. Programas de retenção de talentos Se já está difícil encontrar mão de obra qualificada, a situação fica ainda pior se as empresas não conseguem reter os seus funcionários de destaque. Por isso, é essencial pensar em iniciativas voltadas para essa questão. Desenvolva um programa para reter talentos e manter os profissionais qualificados dentro da sua empresa. Isso também pode ser feito de forma mais ampla, reunindo diversas organizações para fomentar oportunidades de desenvolvimento para que os trabalhadores não migrem para outras indústrias. O RH também pode receber treinamentos para melhorar os critérios de contratação a fim de identificar profissionais que se encaixem nos planos de médio e longo prazo do negócio. 6. Uso da tecnologia É importante utilizar tecnologias de ponta na construção civil, como serviços de automação, impressora 3D e robótica. Elas não somente melhoram a eficiência geral, mas também tornam essa indústria mais atrativa para jovens profissionais que buscam carreiras ligadas à inovação. Além disso, a tecnologia também ajuda diretamente em relação ao problema de falta de mão de obra. Afinal, será possível automatizar tarefas e evitar erros humanos geradores de retrabalho. 7. Terceirização de mão de obra Às vezes, a empresa não terá trabalhadores qualificados o suficiente para dar de conta de um projeto mais complexo. Nesse caso, a equipe pode ser complementada por profissionais terceirizados. No entanto, ao seguir com esta alternativa, é preciso verificar suas referências e testar suas habilidades. Tenha certeza de que esse novo grupo está alinhado às necessidades do negócio antes de incluí-los na rotina. 8. Formação de banco de talentos Um banco de talentos reúne um conjunto de informações profissionais e pessoais sobre candidatos que já se candidataram para vagas de uma empresa. Por mais qualificados que sejam, alguns trabalhadores não são contratados por diversos fatores, como a falta de recursos financeiros ou o excesso de funcionários que tenham as mesmas habilidades naquele momento. No entanto, o banco de talentos se destaca como uma ferramenta vital para manter esses profissionais no radar da empresa e de seus líderes. Para ilustrar sua importância, considere o cenário em que três dos seus colaboradores mais destacados recebem propostas irresistíveis no exterior. Nessa situação, a capacidade de acessar essas informações permite identificar rapidamente talentos para uma reposição eficiente. Quais as consequências de não buscar por uma mão de obra especializada? As principais consequências negativas envolvem atrasos nos projetos, fuga de mão de obra para outros setores (como o de tecnologia), desistências por parte dos clientes e dificuldades financeiras enfrentadas pelas construtoras. Cabe ressaltar que o último ponto mencionado é muito sensível, já que a falência de empresas do setor significa a perda de emprego de diversos trabalhadores. Nem sempre é fácil se recolocar rapidamente em outra vaga, o que leva profissionais qualificados a considerarem a mudança de área. Por fim, uma das principais dificuldades que o setor enfrentou recentemente foi a pandemia de COVID-19. Como a maioria dos profissionais não podia mais trabalhar presencialmente, muitos se aposentaram ou tiveram que optar por empregos alternativos, como o de motorista de aplicativos, abandonando o campo da construção civil. Até hoje o setor ainda não se recuperou totalmente dessa crise. Como você viu, as iniciativas que listamos são fundamentais para fortalecer as empresas e manter a mão de obra especializada no setor. Explore técnicas de retenção de talentos, treinamentos, programas de formação e outras opções para que o seu negócio se mantenha forte e para que a construção civil brasileira siga uma crescente. Aproveite a visita ao nosso blog para entender mais sobre outro assunto relevante para a indústria: as principais habilidades de liderança que você precisa desenvolver!
December, 2023
Você já conhece o Sebraelab?
Sabe aquele espaço onde as ideias são estimuladas em contínua coletividade? Esse é o Sebraelab; um espaço criativo para que empreendedores possam investir em novos modelos de negócio em um ambiente que potencializa conexões espontâneas e colaborativas a encontrar objetivos em comum. No mundo de hoje, é preciso ter velocidade, criatividade e capacidade de adaptação. E para acompanhar esse constante processo de evolução e mudança, o Sebraelab disponibiliza ambientes e laboratórios para estimular a construção e desconstrução de ideias inovadoras. É um lugar para viver, conviver e inovar. Um ambiente multifuncional, com pegada colaborativa, pensado para empreendedores inovadores e transformadores. Venha visitar o nosso espaço! Endereço: Rua Tabaiares, 360, Ilha do Retiro, Recife, PE Horário de funcionamento: Segunda à sexta-feira das 8h às 22h Telefone: (81) 2101-8550 - Também WhatsApp E-mail: sebraelab@pe.sebrae.com.br Tem alguma proposta de evento? A agenda do Sebraelab é construída junto com você e com todo o ecossistema local. Envie aqui a sua proposta de evento!