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Wed Jul 21 15:41:31 BRT 2021
Empreendedorismo | APRENDIZAGEM
Quais são os temas que um empreendedor deve estudar? Confira!

Saiba quais são os temas nos quais você deve se aprofundar para entender melhor o mercado e fazer a sua empresa prosperar.

· Atualizado em 21/07/2021
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Você já parou para pensar em quais temas um empreendedor deve estudar ao decidir não só abrir, mas, principalmente, manter um negócio? A razão dessa pergunta é bem simples: ter uma empresa, independentemente do porte e do setor, não se resume a contar com um bom investimento para aporte financeiro, ofertar mercadorias e serviços com bom custo benefício ou ter um ponto comercial bem localizado na sua cidade.

É preciso sair dessa visão micro, que limita os seus resultados e engessa as suas oportunidades de crescimento, e colocar em prática uma visão macro sobre a relação da sua empresa com o mercado. Afinal, isso é o que o permitirá preparar-se para os desafios do ramo, adaptar-se às mudanças e tendências dele e, o principal, utilizá-lo para atingir nova clientela, expandir a sua atuação e aumentar os ganhos.

Foi com isso em mente que listamos os pontos que merecem uma imersão da sua parte para garantir, no futuro, o êxito da sua marca. Curioso para conferi-los? Então vamos a eles!

Planejamento estratégico

O primeiro deles é o planejamento estratégico. Isso porque é por meio dele que uma empresa tem como avaliar os pontos fortes e fracos dela, reconhecer quem são os concorrentes diretos e indiretos, avaliar a situação do setor no mercado (se está aquecido, inflacionado ou em crise), identificar quem é o público-alvo do negócio etc. Logo, é importante ter contato com os aspectos seguintes:

  • estrutura organizacional do empreendimento;
  • processos gerenciais, financeiros e operacionais;
  • sondagem de consumo e perspectivas de compra da população;
  • índices de mercado e segmentação de público-alvo;
  • desenvolvimento e análise de matriz SWOT;
  • aspectos legais de abertura, alteração e encerramento de atividades comerciais;
  • levantamento de dados para a construção de marca e imagem;
  • posicionamento comercial.

Quando você se aprofunda nesses pontos, pode começar a traçar objetivos para o futuro do empreendimento, reestruturar a missão e os valores dele, esquematizar projetos, orçamentos e parcerias, traçar medidas de inovação quanto à cartela de serviços e produtos e muito mais.

Certamente, cursos e treinamentos serão de grande ajuda nesse aprendizado, abrindo portas para que o seu negócio se profissionalize cada vez mais.

Finanças

Continuando os temas que um empreendedor deve estudar, há as finanças. Esse é um aspecto crucial em qualquer negócio porque a má gestão delas gera prejuízos, perda de investimentos, fluxo de caixa negativo e dificuldades em honrar o pagamento de contratos, contas, acordos e, até mesmo, rendimentos dos funcionários.

Ou seja, elas se convertem em uma bola de neve que não para de crescer e comprometer a sua companhia, podendo até levá-la à falência — e o pior: é algo que acontece de dentro para fora da empresa. Portanto, atenção aos seguintes tópicos que devem ser conferidos:

  • controle e fluxo de saída de estoques;
  • concessão de linhas de crédito;
  • balanço patrimonial da marca;
  • captação de recursos financeiros;
  • aspectos tributários e contábeis de uma organização;
  • meios de investimento e financiamento empresariais;
  • uso, diagnóstico, recuperação e renovação do capital de giro.

Dominando cada um deles, você poderá adotar ações que visem a uma gestão financeira mais saudável, como identificação e corte de despesas, índices de performance de vendas, novas metas de lucro mensal, monitoração de ativos e passivos circulantes etc.

Há uma boa gama de oficinas, cursos, formações e programas que o ajudam não só a assimilar esse conteúdo, mas a montar uma equipe contábil e financeira que dê o suporte necessário na sua empreitada.

Vendas

Um terceiro ponto que requer sua atenção é o processo de vendas. Isso porque, no cenário mercadológico atual, você tem a opção de comercializar produtos e serviços não só fisicamente, mas também por televenda e por meio virtual. Diante de tantas opções é preciso avaliar qual canal de contato com o cliente é mais efetivo e com menor custo de implementação e manutenção para o seu estabelecimento.

Além disso, é preciso conhecer os hábitos de consumo da sua freguesia para alinhar o seu modelo de negócio a ela. A seguir, listamos alguns pontos que devem receber destaque na sua imersão:

  • definição de funil de vendas;
  • cobertura do mercado e praças de vendas (offline e online);
  • parcerias estratégicas;
  • estabelecimento de metas de faturamento;
  • pesquisa de hábitos de consumo do público-alvo;
  • montagem e treinamento de equipe de vendas;
  • estrutura interna de compra, estocagem e entrega de mercadorias.

Com esses conhecimentos, você tem a possibilidade de vender por diferentes canais, atender de maneira personalizada aos interesses dos clientes, reduzir custos com manutenção de espaço físico ao transacionar a marca para a rede e explorar a internet como um recurso para lucrar mais.

Para tanto, workshops e oficinas podem ser ótimas maneiras para entrar em contato com cada um dos conteúdos citados — em especial, para quem tem o tempo escasso.

Gestão do capital humano

Outro assunto importante entre os temas que um empreendedor deve estudar é a gestão de capital humano. Afinal, mesmo os pequenos negócios ao redor do país costumam ter um quadro de funcionários — por mais reduzido que seja — para atendimento ao cliente, prestação de serviços, administração interna, resolução de questões financeiras etc.

Logo, é fundamental ter um time funcional, produtivo e alinhado com os objetivos da empresa para alcançar bons resultados. Para tanto, você deve estudar:

  • conceitos de cultura e clima organizacionais;
  • estímulos à liderança e à desenvolvimento pessoal;
  • técnicas de negociação e controle de conflitos;
  • práticas de integração entre departamentos da empresa;
  • planejamento de carreira, remuneração e oferta de benefícios;
  • organização da rotina profissional de funcionários;
  • processos de recrutamento e seleção de novos talentos.

A partir disso, você terá como coordenar e conduzir melhor os seus colaboradores, estimulando-os a terem um melhor desempenho, treinando-os para atividades e funções específicas, criando um ambiente laboral saudável e equilibrado, evitando problemas trabalhistas e muito mais.

Fazer cursos e formações relacionados a esse tema é uma ótima forma de estudá-los e, como diz o ditado, trocar figurinhas com outros empreendedores, conhecendo a realidade deles, além dos desafios e das dúvidas que eles têm quanto ao assunto.

Comunicação e marketing

Fora o que já mencionamos, não podemos deixar de citar a comunicação e o marketing. A razão disso é o fato de que ambos influenciam diretamente nas suas vendas e, consequentemente, no seu sucesso financeiro.

Afinal de contas, quando são pensados de forma estratégica, eles aumentam o alcance da sua marca no meio publicitário, expandem o ticket médio gasto pelos clientes do estabelecimento, atraem potenciais consumidores e ainda abrem portas para que novos serviços sejam explorados. Quando se trata deles, há alguns pontos em destaque:

  • métricas de acesso a conteúdos digitais e crescimento nas redes sociais;
  • plataformas virtuais para venda (Telegram, WhatsApp, Instagram, Facebook etc.);
  • ações de marketing para os próprios colaboradores (endomarketing);
  • identidade visual e relações públicas da marca;
  • mix de promoções e ofertas;
  • anúncios, intervenções e campanhas em meios midiáticos;
  • divulgação de produtos e atração de clientes no meio online (marketing digital).

Compreendendo como a comunicação e o marketing funcionam, você pode posicionar melhor a sua empresa no setor em que ela atua, construir um legado da marca e ter um programa de fidelização concreto com diferentes clientes. O melhor de tudo é que não faltam formações, cursos e oficinas para estudá-los!

Atendimento ao cliente

Por fim, mas nem por isso menos importante, há a experiência do cliente. Ou seja, entender que o fato da sua empresa ofertar o que o as pessoas buscam não é o suficiente para gerar retorno financeiro, que dirá mantê-lo no mercado.

É preciso planejar-se e adotar medidas que façam o consumidor ter uma imagem positiva da empresa, associar qualidade de serviço à marca e estar disposto, até mesmo, a pagar mais pela exclusividade e a humanização que o seu negócio proporciona. A seguir, há alguns aspectos importantes sobre esse tema:

  • iniciativas de fidelização;
  • políticas de tolerância, respeito e empatia;
  • pesquisa de satisfação de consumidores;
  • canais de atendimento presenciais e virtuais;
  • postural profissional dos colaboradores que atuam com o público;
  • condução de conflitos e problemas gerados por terceiros;
  • excelência na recepção e no atendimento à freguesia;
  • acompanhamento no pós-venda.

Ao entender e reconhecer o peso deles na dinâmica cliente-marca, você terá a oportunidade de traçar novos códigos de conduta e ética para os seus funcionários, planejar as etapas de contato com o cliente antes e depois das vendas e promover levantamentos periódicos para saber quais melhorias podem ser implementadas para alcançar a satisfação do público.

Aqui, palestras, workshops, simpósios e afins são formas práticas para tratar do assunto, especialmente por serem produzidos alinhados com as tendências do mercado e as demandas dos empreendedores.

Como mostrado, há vários temas que um empreendedor deve estudar para garantir não só o sucesso comercial do próprio negócio, mas também a longevidade dele. Para todos esses tópicos, você pode contar com o Sebrae PE. Afinal, estamos sempre ofertando cursos, eventos e conteúdos — muitos deles remotos e, inclusive, gratuitos — para aprimorar os seus conhecimentos de mercado, competências profissionais e habilidades gerenciais.

Animado para se aprofundar nesses assuntos e começar a aplicá-los no seu empreendimento? Então conta para a gente nos comentários qual deles desperta mais o seu interesse!


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