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Fri Sep 06 12:03:59 BRT 2024
Mercado e Vendas | VENDA
Venda casada para salão de beleza: conheça 7 práticas!

A venda casada não é permitida por lei, mas existem estratégias funcionais para aumentar a lucratividade

· Atualizado em 06/09/2024
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Em um empreendimento, usar estratégias para atrair mais público e fidelizar aqueles que já conhecem seus produtos e serviços é uma ação que impacta diretamente a lucratividade. Por isso, muita gente acaba optando pela venda casada, que é proibida por lei e pode afetar a reputação da empresa.

Entretanto, existem outras estratégias, legalmente permitidas, que podem melhorar a lucratividade. Por meio delas, você aumenta as chances de alcançar as suas metas, além de contar com mais clientes satisfeitos que indicarão o salão a amigos e familiares.

Continue a leitura para evitar a prática de venda casada em salão de beleza e, ainda assim, ter meios de aumentar suas vendas!

O que é venda casada

Como o próprio nome sugere, a venda casada ocorre quando uma empresa condiciona a venda de um produto à compra de outro item. Um exemplo prático pode ser visto em um salão de beleza: você revende um shampoo da marca X, mas só realiza a venda se o cliente também adquirir o condicionador.

Esse tipo de situação também pode ocorrer de forma implícita, como quando um salão só aceita realizar o corte de cabelo se o cliente também pagar pela lavagem em seguida.

Legislação sobre venda casada

Esse tipo de prática é proibida pela nossa legislação. Segundo o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, é proibido:

"I – condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos."

Se você aplicar esse tipo de venda em seu salão, o cliente tem a possibilidade de acionar os órgãos responsáveis, o que poderia acarretar a devolução do dinheiro e até mesmo o pagamento de multa.

Dicas de estratégias para o seu salão de beleza

Como a prática de venda casada é proibida, existem outras estratégias promocionais que contribuem diretamente para que você atraia mais pessoas para o seu salão e, ao mesmo tempo, aumente a lucratividade e garanta uma gestão mais eficiente.

1. Realização de combos de vendas

Combos de vendas são muito comuns em qualquer estabelecimento, inclusive em salões de beleza. Caso você revenda shampoos, condicionadores, máscaras faciais, cremes etc., tem a possibilidade de juntar materiais semelhantes e oferecer um desconto para adquiri-los.

Esse tipo de estratégia pode ser adotado principalmente se o seu estoque estiver com produtos "encalhados". Assim, as chances de vendê-los aumentam significativamente.

2. Contratação de dois ou mais serviços para ganhar desconto

Você pode optar por oferecer em seu salão a contratação de dois ou mais serviços com desconto. Exemplo: o corte de cabelo custa R$ 80, a lavagem custa R$ 20 e a escovação custa R$ 30. No entanto, ao optar pelos três serviços juntos, o valor é reduzido para R$ 100.

Isso não se trata de uma venda casada, pois os serviços podem ser contratados separadamente. Porém, juntos, são oferecidos a um preço mais acessível.

No entanto, é importante ficar atento: se os valores forem muito discrepantes (por exemplo, se os três serviços separados custarem R$ 250 e o combo sair por R$ 100), o cliente pode alegar junto aos órgãos de defesa do consumidor que a prática foi feita intencionalmente para forçá-lo a optar pelo pacote completo.

3. Venda de produtos de parceiros

Fechar parcerias com diferentes marcas vai contribuir para que você tenha acesso a novos clientes e mais oportunidades de trazer credibilidade ao seu salão caso os produtos já sejam reconhecidos pelo público.

Uma dica é fazer algo semelhante com o combo de produtos: oferecer diferentes itens a um preço promocional caso opte por mais de um item.

4. Serviço de manutenção

O serviço de manutenção para alguns trabalhos oferecidos também trará um bom resultado ao seu negócio. Um bom exemplo disso é para os espaços que oferecem o trabalho de manicure com aplicações de unha em gel.

É normal que profissionais ofereçam a possibilidade de a pessoa retornar ao espaço depois de determinado período para haver a manutenção do trabalho a um valor menor ou até mesmo sem a cobrança de taxa.

5. Descontos em serviços complementares

Demos um exemplo bem parecido em outro tópico a respeito de serviços complementares, mas existe a possibilidade de você fazer isso com tudo o que é oferecido de trabalho em seu salão.

Exemplos:

  • corte + lavagem + coloração;
  • corte + lavagem + hidratação;
  • hidratação + nutrição;
  • maquiagem + sobrancelha, entre outros.

Use a sua criatividade e entenda os serviços mais procurados pelo seu público para, de fato, atender ao que é mais demandado.

6. Programa de fidelidade

Programa de fidelidade é uma excelente estratégia para que seu negócio possa obter resultados mais eficientes. Por meio dele, você atrai mais pessoas e se diferencia da concorrência, considerando que ganhará mais competitividade em sua região.

Para isso, tenha regras bem definidas, estabeleça quais são os prêmios e faça uma divulgação nas redes sociais. Vamos a outro exemplo prático: na compra de 10 serviços, independentemente de quais sejam eles, ganhe outro no valor de até R$ 80.

7. Tratamentos adicionais durante o serviço

Por fim, você tem a possibilidade de fazer tratamentos adicionais durante o serviço, conforme as preferências do cliente. Para isso, é importante contar com profissionais bem treinados e que ofereçam um excelente atendimento.

Dessa forma, um colaborador que faz a maquiagem pode incentivar a cliente a também optar pelo serviço de sobrancelha, melhorando o resultado do serviço (para isso, é necessário ter boa argumentação para o convencimento).

Venda casada no aumento da lucratividade

A venda casada, em si, não é permitida por lei, mas existem muitas outras estratégias, como as que apresentamos, que impactam diretamente no aumento da lucratividade. A partir do momento em que o cliente entende que ele terá ganhos contratando seus serviços e também adquirindo os produtos, consequentemente vai se interessar em retornar e fechar novos negócios.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre venda casada, seus diferenciais e dicas para implementar estratégias semelhantes em seu negócio. Como vimos ao longo do conteúdo, existem métodos permitidos por lei que certamente farão a diferença na satisfação de seus clientes e em seus resultados. O ideal, é claro, é conhecer bem o seu público e acompanhar de perto os resultados.

Se você ainda quer conferir de perto outras dicas para transformar seu negócio de beleza, saúde e bem-estar, continue no site!


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