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Pessoas | HABILIDADES
Você sabe o que são soft skills?

Aprenda a usar o autoconhecimento para realçar suas soft skills e as de seus colaboradores para a sua empresa alcançar melhores resultados

· 29/12/2022 · Atualizado em 18/02/2023
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Uma expressão muito comum usada no ambiente organizacional, as soft skills representam a evolução do conceito de competência dentro do trabalho de gestão de pessoas. Neste artigo, vamos explicar o termo e te ajudar a desenvolver suas próprias competências e a do seu time, para garantir a prosperidade do seu negócio.

As soft skills nada mais são do que um conjunto de habilidades relacionadas ao comportamento e à interação humana. Reúnem as características necessárias que um profissional possua ou desenvolva que não estão diretamente relacionadas com seu trabalho na empresa ou com a posição que ocupam. Elas são úteis em qualquer área de atuação e costumam ser um diferencial na carreira de qualquer um.

O melhor exemplo de soft skill talvez seja a inteligência emocional: capacidade de lidar bem com as próprias emoções. É uma habilidade que aparece na entrevista de emprego, na prova de um concurso público, ao lidar com imprevistos no trabalho, ao gerenciar pessoas e em várias situações de rotina no ambiente corporativo.

Outros exemplos de soft skills são empatia, ética, liderança, resolução de conflitos, flexibilidade e gestão de equipes: todas trazem benefícios pessoais e favorecem o bom relacionamento com os colegas de trabalho. 

Enquanto as soft skills têm foco no comportamento do indivíduo, as hard skills são as habilidades técnicas, representadas pelos saberes formais e informais obtidos em cursos, treinamentos, graduação e pós-graduação. São as informações que você coloca no currículo, no seu perfil do LinkedIn ou destaca num processo seletivo.

As hard skills são concretas, quantificáveis e de aprendizado técnico. Alguns exemplos são a operação de sistemas (word, excel, etc.) conhecimento técnico da sua formação (engenharia, finanças, etc) e ligadas a certificações específicas. Já as soft skills refletem aprendizados subjetivos, como o pensamento crítico, a positividade e a capacidade de tomada de decisão. 

Na prática, a análise curricular pode não responder tudo o que uma empresa precisa saber sobre determinado candidato: as hard skills estão no currículo, mas a equipe de recursos humanos deve analisar o comportamento do candidato para determinar se ele está ou não alinhado às expectativas da empresa.

A importância das soft skills na gestão 

Duas variáveis contribuem diretamente para uma gestão de qualidade: tempo e equipe. E é aí que as soft skills podem ajudar. 

O tempo vai se traduzir em uma série de soft skills diferentes, como saber trabalhar sob pressão e tomar decisões eficientes de maneira rápida, ser flexível com o cronograma e saber negociar prazos. Já o trabalho em equipe envolve saber lidar com diferentes perfis de colaboradores e uma variedade de processos de trabalho. Por isso, soft skills como empatia, paciência, boa comunicação, liderança e persuasão são importantes no gerenciamento de conflitos e para o engajamento da equipe.

As soft skills não dependem de diplomas ou certificados e são cada vez mais valorizadas pelos profissionais de recursos humanos, que desejam construir um ambiente de trabalho no qual os funcionários têm as características comportamentais alinhadas aos objetivos da empresa.

Outro fator que pesa a favor das soft skills no mercado de trabalho é a produtividade, pois as habilidades comportamentais tornam o profissional mais focado, assertivo e motivado, o que pode culminar em retorno financeiro para a empresa.

Essas são as 10 soft skills que não podem faltar a qualquer profissional:

  1. Comunicação.
  2. Liderança.
  3. Flexibilidade e resiliência.
  4. Saber trabalhar em equipe.
  5. Criatividade.
  6. Proatividade.
  7. Empatia.
  8. Ética no trabalho.
  9. Pensamento crítico.
  10. Atitude Positiva.

Como desenvolver suas soft skills

O ponto de partida para desenvolver as soft skills está no autoconhecimento. Como são características comportamentais, desenvolver essas habilidades fica a cargo do indivíduo. É preciso estar atento às próprias características de personalidade, à melhoria contínua e à reflexão sobre as suas próprias atitudes.

Depois disso é buscar bastante feedback. De novo, por serem características sutis, você só conseguirá perceber seu efeito, se está indo bem ou mal em relação a elas, com bastante feedback. Busque feedback constante dos seus pares, líderes e liderados e faça uma autocrítica, buscando analisar o que no seu comportamento causa os efeitos e como melhorar.

Por fim estude, aprenda e procure ativamente aprimorar essas habilidades. Tenha uma atenção ativa focada em perceber seu comportamento e seu efeito nas pessoas e como melhorar suas soft skills.  

Ainda que você não demonstre alguma das soft skills citadas acima no seu dia a dia, você pode desenvolvê-las durante sua jornada corporativa para se tornar o melhor profissional que você pode ser. Que tal começar já?

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