Confira algumas dicas e use as redes sociais de forma estratégica para trazer retorno direto aos seus negócios.
Se inserir no meio digital já é importante há algum tempo para as empresas acompanharem as tendências de consumo. Porém, com a crise da pandemia do novo coronavírus, essa necessidade se tornou ainda mais forte. Com as restrições de saída e relações sociais, é preciso que os empresários se comuniquem com seus clientes de maneira online e segura. Atualmente, as redes sociais têm um grande impacto nas vendas de diversos segmentos e com os restaurantes não está sendo diferente. Pensando nisso, a Galunion (Consultoria especializada em Foodservice), com apoio do Sebrae e da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), elaborou uma cartilha com 8 dicas essenciais para fortalecer a sua marca nas redes sociais. A cartilha completa dá orientações para a aplicação das seguintes dicas: Dica 1 - Planeje-se e pense na jornada! Antes de começar na prática, é preciso se planejar e criar uma estratégia. Dica 2 - Monte um calendário! Com um calendário de postagens pronto, o empresário não corre o risco de deixar algum post passar. Dica 3 - Produza um conteúdo de valor! Faça postagens que chamem a atenção do consumidor e que tenham relevância. Dica 4 - Explore diversos formatos! Invista nas diversas maneiras de fazer um post. Pode ser um vídeo, fotos em sequência, boomerangs e vários outros formatos legais. Dica 5 - Aposte em uma boa produção! Caprichar nas imagens aumenta o desejo das pessoas pelo seu produto. Dica 6 - Disponibilize conteúdos gratuitos! É importante se mostrar disposto a ajudar em um momento como esse, compartilhar conhecimento de forma gratuita pode ajudar na imagem que os clientes têm da sua empresa. Dica 7 - Esteja presente, próximo e construa a lealdade! Construa um relacionamento com seu cliente, converse, ouça e gere engajamento. Dica 8 - Promova-se! Para se manter operando é preciso vender, crie meios de converter seus seguidores e transformá-los em clientes. Leia e baixe a cartilha: Dicas práticas para aprimorar a comunicação digital do seu restauranteFormato: PDF | Tamanho: 3,4MB
Água Acumule a louça suja numa bacia e, dez minutos antes de lavá-las, deixe de molho com 20 litros de água, uma colher de sopa de cloro e outra de detergente. Isso vai facilitar a lavagem e irá reduzir o consumo de água. Instale temporizadores nos banheiros, torneiras e sanitários de baixa vazão ou de vazão controlada. A economia de água pode chegar a 40% do que é normalmente gasto. Nas torneiras de lavagem de alimentos e de louça, instale um arejador que reduz o fluxo de água em cerca de 60%. Energia Faça periodicamente o degelo dos freezers e refrigeradores, pois o acúmulo de gelo gera maior gasto de energia. Mantenha-os afastados 15cm da parede e verifique as borrachas de vedação das tampas. Faça o controle da temperatura para conservar melhor os alimentos e também economizar energia. Mantenha os filtros do ar-condicionado limpos. Quando estão sujos, eles impedem a circulação do ar, forçando o aparelho a trabalhar mais. As entradas e saídas do aparelho também precisam de atenção para não serem obstruídas por pó e sujeira. Quando o aparelho estiver ligado, mantenha as portas e janelas bem fechadas para que o ar quente externo não entre. Instale cortinas de ar nas portas que ficam abertas. Poluição Nunca descarte óleo de cozinha usado na pia: 1L de óleo contamina 20 mil litros d’água. Filtre o óleo usado (utilizando um coador de café) e armazene em garrafas PET. Procure na sua cidade empresas que recolhem esse tipo de resíduo. Invista numa fritadeira elétrica, que por ter a temperatura controlada, evita a saturação, queima e reduz a utilização de óleo em até 60%. Segundo a Abrasel, o setor de alimentação gera em média 150.000 toneladas de resíduo por ano, por isso implemente a coleta seletiva no seu estabelecimento, separando o resíduo orgânico, como os restos de alimentos, do resíduo seco. Procure diminuir a quantidade de resíduo gerado comprando produtos a granel ou em embalagens retornáveis ou reutilizáveis. Matéria-prima Elimine a perda de produtos devido ao prazo de validade. Organize bem o espaço onde os alimentos são estocados, deixe mais para frente os produtos que chegaram há mais tempo e estão com prazo de validade mais curto. Identifique rapidamente os produtos que estão próximos do fim do prazo de validade e procure utilizá-los em suas receitas ou oferecer promoções dos pratos onde são utilizados. Tenha uma atenção especial na compra e recebimento dos vegetais, principalmente as hortaliças. Selecione bem o seu fornecedor, exigindo qualidade e frescor. Qualquer descuido pode representar até 70% de desperdício. Resíduos Estabeleça um sistema de controle de sobras de alimentos, pesando e registrando o que sobrou de comida a cada dia. Utilize esta informação para investigar o motivo das sobras e rever as quantidades das porções oferecidas. Padronize as receitas utilizando fichas técnicas de preparação e controle, isso ajuda a reduzir perdas durante o processo de preparação. Partes importantes do alimento podem ser perdidas pelo preparo incorreto. Uma limpeza mal feita de uma picanha pode gerar até 30% de desperdício da carne. Além disso, identifique formas de aproveitar partes de alimentos que seriam descartadas: aparas de carne e pedaços próximos aos ossos podem virar um caldo de carne natural, e a casca do abacaxi, um gostoso chá para servir de cortesia para os clientes. Saiba mais, Como diminuir o desperdício de alimentos COMPARTILHAR Compartilhe por email
A roupa traduz muito o que sentimos, pois nos vestimos de acordo com o que acreditamos. Podemos até brincar com as sensações ao usar peças, acessórios e, claro, cores. Da mesma forma, se o seu negócio é a moda, você precisa caprichar na apresentação das peças que estão à venda, já que é ela que vai fazer o cliente se sentir atraído ou não pelos seus produtos. Essas decisões fazem parte do conhecimento de visual merchandising, ou V.M., cuja tradução literal é propaganda visual. É sobre essa propaganda, ou seja, a apresentação das roupas para o processo de vendas, que falaremos agora. Como chamar a atenção? A vitrine é o primeiro canal de contato que o cliente tem com a loja. Se esse espaço for bem aproveitado, ele pode gerar o primeiro impulso para a compra, por isso escolha um tema para fazer a composição dos produtos e abuse da criatividade! Além de peças maravilhosas, você precisará de luz e de exposição. Isso mesmo: a iluminação é essencial para que as peças sejam vistas e valorizadas. Um ponto de luz pode destacar um determinado produto, valorizar a composição dele com outros objetos ou até iluminar um detalhe importante. E lembre-se de que você não precisa ficar restrito apenas às datas comemorativas para investir na sua vitrine. Dicas No varejo, a iluminação é um fator determinante. Além de dar destaque e visibilidade ao produto, ela pode transformar o clima, fazendo o cliente sentir-se confortável. Da mesma forma, ela pode ser mal utilizada e acabar escondendo justamente aquilo que você precisa mostrar. Quando a iluminação está focada, ela acaba sendo uma ótima estratégia de valorização do produto, como no caso do uso de displays. Você pode optar por neons, abajures e outros tipos de iluminação para criar uma vitrine bastante atrativa. Temas Que tal se colocar no lugar do cliente e compor a vitrine imaginando o que pode ser agradável? A escolha de um tema para a vitrine pode estar associada a estações do ano, datas comemorativas, promoções que você cria para chamar a atenção e até mesmo a outros elementos que combinem com os seus produtos. Não se esqueça de que a vitrine é a oportunidade que você tem para introduzir seus produtos em pequenas histórias nas suas vidraças ou dentro da sua loja. Neste conteúdo sobre a importância da apresentação das roupas para o processo de compras, você percebeu que pequenos detalhes podem fazer toda a diferença, não é mesmo? Então, mãos à obra! Se você quiser, pode acessar ainda outros conteúdos que aprofundam este tema: E-book: Como fazer o visual merchandising no seu negócio de moda Vídeos: 5 dicas para montar uma vitrine e Como montar uma vitrine de promoção Programa Papo de especialista: O poder da vitrine Curso on-line: O ponto de venda como experiência
A importância da transformação digital de um negócio de moda, independentemente do seu tamanho, só tem crescido, e contar com as redes sociais para essa jornada é praticamente obrigatório. As plataformas estão cheias de ferramentas para fazer seu negócio aparecer para milhões de clientes através da criação de conteúdo. Números: No Brasil, segundo o relatório da Hootsuite e WeAreSocial, do final de 2021, a distribuição de usuários em cada plataforma é a seguinte: Facebook (130 milhões) YouTube (127 milhões) WhatsApp (120 milhões) Instagram (110 milhões) Facebook Messenger (77 milhões) LinkedIn (51 milhões) Pinterest (46 milhões) Twitter (17 milhões TikTok (16 milhões) Snapchat (8,8 milhões) O relatório também divulgou o tempo gasto em cada plataforma: o WhatsApp segue na liderança, com uma média de 30 horas por mês gastas em conversas no aplicativo. O Facebook fica em segunda posição, com 15 horas por mês, e o Instagram e o TikTok empatam em terceiro lugar, com 14 horas por mês. Moda on-line É preciso levar em consideração as particularidades do consumo do produto de moda, diretamente ligadas ao processo de escolha das peças, da montagem das vitrines, do toque e do encantamento em experimentar cada item antes de comprar. O desafio é usar as ferramentas disponíveis para que o consumidor tenha entendimento do produto, crie desejo e sinta-se seguro no processo. Você não precisa investir tempo e recurso para estruturar uma loja virtual, especialmente se estiver começando! Existem algumas opções que podem te dar velocidade, garantir sua presença digital e alavancar suas vendas. Assim, adequar o seu negócio, com rapidez e agilidade, acompanhando de perto cada mudança e cuidando do relacionamento com seus clientes, é sua tarefa para a transformação digital da sua empresa, mesmo sem um site personalizado. O conteúdo sobre vendas on-line é tão amplo que foi dividido em duas partes pra você! Acompanhe as ideias abaixo e transforme as vendas digitais na grande oportunidade dessa crise! E não deixe de conferir a Parte 2: Como vender on-line sem ter um e-commerce: marketplace. Parte 1 - Redes sociais: Instagram, WhatsApp e Telegram A venda por meio das redes sociais não é novidade: mesmo antes da crise, elas já eram o principal canal de vendas para muitas marcas. É possível utilizar várias delas de forma comercial, mas, para negócios de moda, a mais indicada hoje é o Instagram. Além de ser uma rede social com forte apelo visual, tem grande audiência, conteúdos e consumidores de moda. Combinada com o WhatsApp, é uma ferramenta poderosa de presença, relacionamento e vendas para marcas e empresários. Se você é uma marca e já está no mercado, provavelmente já possui uma conta no Instagram. Se ainda não, crie a sua já! Com a sua conta criada, considere que ela é sua loja e que seu perfil é sua marca. Parabéns: você acaba de criar um canal de vendas on-line! Para começar a movimentar sua marca via Instagram, siga as dicas abaixo: Instagram Dica 1: transforme seu perfil em “perfil comercial” Muita gente não sabe, mas em 2016 a rede social permitiu a criação de contas comerciais com a finalidade de diferenciar um perfil pessoal do perfil de uma empresa, oferecendo também outras funcionalidades que podem te ajudar na gestão do seu negócio. Além disso, um perfil comercial já mostra para o público que sua empresa tem uma postura profissional e busca oferecer o melhor tipo de atendimento, com todos os recursos disponíveis na ferramenta. Se você ainda não tem um perfil comercial, pode criá-lo agora! Estes sites dão o passo a passo de como fazer isso: Como fazer um perfil comercial no Instagram Saiba como criar um perfil comercial no Instagram Dica 2: tenha uma bio inteligente A bio é aquele espacinho no topo do aplicativo que traz informações sobre o seu perfil e a sua marca, comunicando ao visitante qual é o seu negócio e quais são os seus diferenciais. Ela deve ser interessante a ponto de convertê-los em seguidores e em futuros clientes. Como a bio é o primeiro ponto de contato do seu visitante antes do seu feed, é super importante você dizer claramente quem você é. Quer saber como construir uma bio de sucesso? Veja esse vídeo da Camila Renaux, que fala sobre esse assunto. Dica 3: seu feed é sua vitrine! No mundo da moda, a vitrine é uma das principais ferramentas de atração de clientes para dentro das lojas. No Instagram não é diferente. Se sua conta é sua loja e seu perfil é sua marca, o seu feed é sua vitrine. É importante que os negócios de moda que desejam investir no Instagram mantenham seu feed com fotos de qualidade dos seus produtos, além de outros conteúdos que possam apoiar as vendas. Dicas quentes: Exiba fotos das araras e do seu espaço físico, para que o/a cliente perceba que o seu negócio é estabelecido além das redes sociais. E, se ele desejar, ofereça o atendimento presencial também. Mostre fotos de looks completos, mostrando que sua loja tem uma curadoria de estilo, e busque alavancar o ticket médio, ou seja, o número de peças vendidas por cliente. Faça parcerias com consultoras de imagem que possam te ajudar a montar os looks e ofereça conteúdo no seu perfil em troca da divulgação do seu trabalho. Use modelos reais nas suas fotos e evite pegar fotos de modelos na internet usando as mesmas roupas. Por mais que seus fornecedores possam ter fotos super elaboradas com roupas que você também vende, em geral, elas não representam a identidade da sua marca. Utilizar fotos de fornecedores pode deixar o seu feed sem identidade e desconectado do que você oferece. Não é necessário contratar modelos, mas é interessante que suas clientes conheçam a modelagem, o caimento e o comprimento das peças. Lembrem-se: elas não estão tocando nas roupas, por isso é ideal passar o máximo de informações por meio da foto. Esse é o momento de você entrar na frente das câmeras ou convidar uma amiga, tia ou sobrinha para ser sua garota propaganda! Quer saber mais sobre como construir um feed harmônico e organizado? Veja esse outro vídeo da Camila Renaux falando sobre isso. Dica 4: produza conteúdo Essa é a dica do milhão! A finalidade das redes sociais é a conversa, o bate-papo, a troca de informações e a interação entre as pessoas. Por isso, só a venda de produtos não é suficiente para manter seu canal interessante e acessado. A criação de bons conteúdos se tornou algo muito importante e, hoje, é uma estratégia indispensável para ter sucesso na internet. Trazer dicas úteis para seus clientes é uma boa forma de produzir conteúdo complementar no seu canal. Seu perfil está disponível para os seus seguidores 24 horas por dia, 7 dias na semana, então nem sempre eles vão acessar o seu espaço para comprar. Ter informações interessantes e de qualidade é fundamental para manter um cliente que se lembrará da sua marca no momento da compra. Que tipo de conteúdo você pode oferecer no seu canal de moda? Tendências, cores e modelos da temporada. Dicas sobre organização de guarda-roupas e closets. Dicas sobre lavagem e armazenagem de peças delicadas. Dicas de montagem de looks para diversas ocasiões. Notícias do mundo da moda. Dicas sobre o universo feminino, infantil, praia, fitness, masculino, de acordo com os produtos que você oferece. Um ponto importante é que nem sempre você será o gerador de todo esse conteúdo, até porque alguns deles exigem a presença de um profissional qualificado para entregar informação de qualidade. Por isso, faça parcerias! Personal stylists, maquiadores, produtores de moda, personal organizers e muitos outros podem ser parceiros na construção dos temas. Enquanto eles ganham visibilidade e autoridade no Instagram, você tem um conteúdo de qualidade e ganha mais seguidores. Também é válido saber que o modelo de textos no Instagram são textos curtos. Se você gosta e quer escrever mais, direcione seus seguidores para outros canais, como blog, site, LinkedIn ou outros. Dica 5: abuse dos Stories, vídeos, lives e destaques para apresentar os seus produtos Uma das grandes ferramentas de engajamento no Instagram são os Stories, então a produção de conteúdo não deve ser explorada só no feed. Por ser de rápido consumo e ter um apelo visual incrível, os Stories te ajudam a captar rapidamente a atenção do público e a opinião dele sobre determinado assunto. Além disso, disseminar conteúdos por meio de vídeos faz muito sentido no Instagram. Você pode utilizá-los tanto no feed, com no máximo um minuto, nos Stories ou no Reels. Hoje, os vídeos são a maneira mais eficiente de trazer engajamento e atenção para a sua marca. Como seus clientes se identificam primeiro com o que você fala e depois com o que você vende, não deixe de explorar essa ferramenta! Confira a diferença entre feed e Stories e se prepare para produzir conteúdo. Nesse vídeo, conheça outras formas de trabalhar com vídeos e Stories no Instagram. WhatsApp ou Telegram Dica 6: melhor que e-mail Além de utilizar seu Instagram como vitrine para os seus produtos e como ponto de contato com os seus clientes, outra forma de potencializar esse canal de vendas é utilizar o WhatsApp ou o Telegram para estreitar ainda mais esse relacionamento. Você pode distribuir seus conteúdos por meio de listas de transmissão e grupos no WhatsApp ou criar um grupo da sua marca no Telegram. A vantagem do Telegram em relação ao WhatsApp é que ele permite grupos para um número maior de pessoas. Enquanto um grupo de WhatsApp tem o limite de 256 membros, no Telegram são permitidos até 200 mil integrantes. Via Telegram é possível que você utilize as famosas enquetes, também presentes no Instagram. A venda por esses canais deve ser a mais direta e facilitada possível, por isso é importante que suas peças mantenham os valores e as formas de pagamento. Promoções devem ser anunciadas logo de início, para chamar a atenção de seus clientes para explorar o seu conteúdo. Gostou das dicas? Agora que você já conhece os primeiros passos para começar suas vendas no Instagram e no WhastApp, saiba que existem mais oportunidades no mundo digital antes de abrir o seu e-commerce: Confira a Parte 2: Como vender on-line sem ter um e-commerce: marketplace e acesse os cursos Sua empresa nas redes sociais e Marketing digital para sua empresa: primeiros passos.
Imagine ter seus produtos expostos em grandes lojas, como Netshoes, Dafiti, Amazon, Submarino ou Magazine Luiza. Você acha que essa realidade está muito distante? Na verdade, isso pode ser mais fácil do que você pensa. O marketplace é uma plataforma que reúne diversas lojas virtuais em um mesmo espaço, como se fosse um shopping on-line. Esse site costuma pertencer a uma grande empresa digital que “empresta” seu nome, espaço e operação para você, lojista - que, nesse shopping on-line, pode ser chamado de seller -, expor e vender seus produtos em troca de uma taxa de serviço e uma comissão por venda realizada. O marketplace reúne diversos fornecedores e os conecta diretamente aos seus clientes. Nessas plataformas, produtores têm a possibilidade de ofertar valores mais competitivos, ampliar a clientela e ainda obter uma boa margem de lucro. Segundo a plataforma Ebit/Nielsen, que mensura os números do mercado brasileiro do comércio digital, o e-commerce alcançou a marca histórica de R$ 87 bilhões em vendas no Brasil em 2020. Além disso, o setor registrou um crescimento de 52% no ano, o que resultou em R$ 73,2 bilhões para a categoria. Vamos entender como o marketplace funciona na prática? Acesse o site de uma das lojas citadas no início do texto e procure por um item. Você vai perceber que são exibidas diversas opções de revendedores. Por exemplo, ao buscar um produto na Dafiti, você verá que ele pode ser “vendido e entregue pela loja da Maria” ou “vendido pela loja da Maria e entregue pela Dafiti”. Entendeu a dinâmica? E, para você começar a usufruir dos benefícios dessa forma de venda, preparamos algumas dicas de como vender on-line sem ter um e-commerce. Qual é a diferença entre marketplace e e-commerce? O marketplace é um espaço determinado pela plataforma, e é preciso estar sujeito às especificações estabelecidas por ela. Em contrapartida, isso facilita muito a operação, uma vez que é possível contar com algumas vantagens, como meios de pagamento variados, logística de entrega e distribuição via parceiros. Já o e-commerce é um site exclusivo da sua empresa, ou seja, é uma loja on-line desenhada especificamente para sua marca, para a qual você pode escolher o melhor modelo e formato, além de poder customizá-la. Para lojas de moda, essa opção pode até ser interessante, uma vez que é possível adaptá-la ao seu segmento e ao seu público. Marketplace de nicho Pensando no futuro do varejo on-line, a principal tendência do setor são os marketplaces de nicho. Contrariamente ao modelo amplo, como o Mercado Livre, a Amazon e o Magazine Luiza, esse novo formato foi desenvolvido para atender as demandas de um público específico. Plataformas como Zé Delivery e Enjoei oferecem seus próprios benefícios aos vendedores, como a capacidade de alcançar as pessoas certas e vender para o público com maior probabilidade de comprar. Essas vendas são mais assertivas e apresentam menos chances de cancelamento, devolução e até mesmo rejeição. Como começar a vender por meio de um marketplace? Basicamente, o marketplace funciona como uma vitrine on-line, onde vendedores expõem seus produtos. O processo começa com o cadastramento do lojista, que fornece dados como CPF ou CNPJ, endereço e nome da loja. Além dessas informações, é preciso aderir a um plano que vai garantir a exposição dos produtos e a porcentagem da comissão a ser repassada para a plataforma. Depois do cadastramento, um painel vai ser disponibilizado para que os produtos sejam organizados, precificados e colocados em categorias já preestabelecidas. É importante usar fotos de qualidade e nomear corretamente os itens para que eles apareçam próximos aos seus similares - essa mesma regra vale para o Instagram. Não esqueça, principalmente no mercado de moda, que a qualidade das fotos e a correta descrição do seu produto são muito importantes. Além da parte de catálogo, o marketplace também oferece espaços específicos que mostram os status das vendas, o faturamento da loja, os produtos a serem enviados e as métricas. Existem marketplaces específicos para produtos de moda? Sim! Existem desde plataformas mais amplas, mas com categorias próprias para a moda - como é o caso do Mercado Livre, Amazon e Magazine Luiza -, até outras mais específicas, com alguma segmentação atrativa para seus clientes e uma maior qualificação, o que facilita suas vendas. Como funcionam os pagamentos? Na maioria das vezes, o sistema de pagamento de um marketplace é oferecido pela própria plataforma. Isso proporciona ao cliente o acesso às mais diversas maneiras de quitar as despesas realizadas no site, por meio de cartões de crédito, depósitos e boletos bancários, por exemplo. Como a plataforma se responsabiliza por repassar a quantia para a empresa parceira, o vendedor não precisa utilizar sistema próprio para o recebimento dos valores relativos às vendas. Mercado Azul: o marketplace do Sebrae O Mercado Azul é o marketplace, totalmente gratuito, do Sebrae. Seu maior objetivo é inserir os pequenos negócios em um ambiente digital, fazendo com que os produtos e serviços apareçam nos resultados de busca do Google. A plataforma permite fazer promoções por período, ou por produtos/serviços, e é integrado a redes sociais como Instagram. Ela também permite contato direto com os clientes via WhatsApp, redes sociais, e-mail e telefone, aproximando quem quer vender de quem quer comprar. Quais são as vantagens do marketplace para lojas de moda? A internet é um campo fértil e produtivo, e é um erro ignorar o potencial das vendas on-line. É claro que vender nos melhores marketplaces pode trazer muitas vantagens ao pequeno empreendedor do setor da moda. Veja algumas delas: Visibilidade Diferentemente do e-commerce, onde é preciso trabalhar bastante na divulgação, atuar em um marketplace permite que os clientes cheguem até você de diversas formas. Uma delas será a grande procura dos clientes por produtos diversos em uma grande loja on-line, chegando até a sua marca. A partir daí, ele pode se interessar por seus produtos e aumentar sua recompra. Se você tem um Instagram comercial, pode direcioná-lo para sua loja no marketplace. Legitimidade Outra questão importante em torno das compras on-line é a segurança que a loja proporciona ao seu negócio. Se você é novo no mercado, talvez esteja perdendo vendas porque alguns visitantes ainda não confiam na sua marca. Por isso, contar com a legitimação de uma grande empresa em formato de marketplace é vantajoso. Custo-benefício e velocidade É claro que você vai precisar pagar taxas para fazer suas vendas, mas elas podem compensar bastante, considerando o número de clientes que você pode atrair por mês. É importante pensar que, no marketplace, o investimento de entrada é muito baixo - fator fundamental para quem tem pouco capital para começar sua presença digital. Velocidade também é um diferencial, e iniciar suas vendas via marketplace pode ser bem mais rápido que abrir uma loja própria. Praticidade e estrutura de fácil manutenção Uma vez que o desenvolvimento e a manutenção da estrutura do marketplace ficam a cargo do operador, as plataformas são otimizadas para que todas as operações sejam feitas da forma mais simples possível. Assim, o registro na plataforma, o cadastro de produtos, o controle de estoque, a compra e venda e a análise de performance da loja são processos desenhados de maneira intuitiva. Transações Normalmente, os operadores são responsáveis por gerenciar toda a estrutura de pagamento do marketplace, por isso é necessário que o vendedor preste atenção aos prazos e às condições para recebimento. Quais são as desvantagens do marketplace? Usar essa forma de vendas na web também tem algumas desvantagens, então é sempre importante ficar atento para que não se tornem armadilhas. Veja alguns exemplos: Concorrência Assim como você, muitos outros lojistas podem estar vendendo produtos similares na mesma plataforma, mas a custos mais baixos. Além disso, em geral, a empresa dona do marketplace também vende e entrega itens, fazendo com que muitos visitantes escolham comprar na loja “mãe” e não em um revendedor. Limitações A maioria dos marketplaces brasileiros possui regras um pouco rígidas, principalmente relacionadas ao pagamento. Por exemplo, mesmo que você finalize uma venda e entregue o produto, por vezes, vai ter que esperar um prazo para a liberação dos valores. Por isso, é importante sempre conhecer as normas e se programar. Dicas para potencializar suas vendas via marketplace Para começar a vender seus produtos em um marketplace, confira algumas dicas que podem te ajudar a converter mais vendas. Se você as seguir, já sai na frente de muitos concorrentes. Fotos de qualidade As fotos, em geral, são o primeiro contato que o visitante de um marketplace tem com seu produto. Para os produtos de moda, então, esse quesito é mais que fundamental. Por isso, invista em imagens de qualidade e que explorem todo o potencial de suas peças. Não deixe de apresentar cada item em vários ângulos e cores - quanto mais detalhes, melhor. É desse jeito que seu catálogo pode se destacar e ganhar mais visibilidade. Lembre-se de que os perfis de fotos variam também de acordo com o tipo de produto: fotos de acessórios, por exemplo, pedem um zoom maior que fotos de roupas, pela riqueza de detalhes que são exigidos pelos consumidores no momento da compra. Descrições fiéis Comprar na internet ainda pode ser um desafio para muita gente que não sente segurança nesse processo, então é preciso ganhar a confiança do consumidor. Uma estratégia para isso é fornecer o máximo possível de informações sobre cada produto, comunicando o modelo, o tecido, a cor e qualquer outro padrão que a peça tenha. Desse modo, o visitante da sua loja não vai ficar em dúvida sobre o item que está adquirindo nem vai desistir da compra por falta de detalhes. Atendimento eficiente O que muito se vê no comércio eletrônico são clientes insatisfeitos com o atendimento on-line das lojas onde realizaram suas compras. Muitas empresas deixam sua clientela praticamente desamparada, sem informação, satisfação ou contato. Oferecer um atendimento de qualidade e personalizado fará com que você conquiste seu público e ganhe pontos no mercado digital. Além disso, apresente dicas sobre o uso das peças, direcione seus clientes para o seu canal de conteúdo no Instagram, se você tiver um, responda sobre opções de troca, entre outros. Conteúdos em vídeo Utilizar vídeos para apresentar o produto e sua forma de uso atrai a atenção dos consumidores indecisos. Palavra-chave A escolha correta da palavra-chave, isto é, da palavra principal que define o produto, é fundamental para o cliente localizá-los. O marketplace é uma das formas mais fáceis, práticas e rentáveis para entrar no digital, apostar nas vendas on-line e fazer sua empresa expandir. Esse novo modelo de negócio se tornou um dos suportes do micro e pequeno empreendedor na pandemia e continua sendo uma grande oportunidade de transformação digital para seu negócio. Confira os 13 marketplaces para vender moda na internet. Ainda não leu a Parte 1? Leia agora: Como vender no Instagram e WhatsApp. Vá em frente e boas vendas!
Foi-se o tempo em que o padrão de beleza era ditado por mulheres magérrimas. Agora, como resultado do movimento “body positive”, que defende a relação positiva com os diferentes tipos de corpos, o que importa é ser quem se é e assumir a identidade e o corpo que se tem. O mercado de moda plus size está cada vez mais diversificado e as peças, cada vez mais sofisticadas. Isso porque há espaço para muito crescimento nesse nicho de mercado: além das mulheres, os homens, crianças, adolescentes, jovens e idosos têm demandas de produtos para todas as ocasiões. Números Segundo dados da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), o mercado plus size movimentou, entre 2018 e 2019, cerca de R$ 7 bilhões. Esse percentual corresponde a cerca de 300 lojas físicas e 60 virtuais. A expectativa, segundo a associação, é de um crescimento de pelo menos 10% ao ano. A moda plus size não tem o objetivo de disfarçar o excesso de peso, mas de valorizar o corpo e tirar do cliente aquela sensação de que ele nunca encontrará nada do seu tamanho ou de que, quando encontrar, não será algo bonito. As peças precisam ter corte e caimento para valorizar as curvas, então você precisa apostar nas tendências para se dar bem nesse mercado. Fique por dentro! Você pode conhecer a pluralidade desse mercado na Feira Pop Plus. Uma data importante para quem vai se envolver no tema é o dia de Luta Contra a Gordofobia, comemorado em 10 de setembro. Algumas influenciadoras digitais para se inspirar são Bell Rocha, Alexandra Gurgel, Rita Carreira e Ju Romano. O Fashion Weekend Plus Size é um evento super interessante que reúne grandes marcas especializadas e acontece duas vezes ao ano em São Paulo. Compartilhar conteúdo “body positive” e mostrar as várias possibilidades de estilo para seus clientes no YouTube, Instagram e WhatsApp pode ser vantajoso. Oferecer os serviços de um personal stylist também é uma boa ideia. Casos para inspirar Inspire-se em marcas populares que desenvolveram coleções plus size próprias. É o caso da Marisa, com a linha Especial para você, a C&A, com a Special for you, e a Renner, com a Ashua. A Duloren, primeira marca de lingerie a apostar nesse público com o slogan “Gostosa demais para usar 38”, obteve resultados surpreendentes e, atualmente, os tamanhos grandes correspondem a 50% do seu faturamento. 7 dicas para seu negócio de moda plus size Lá vão algumas dicas para você que quer empreender bem nessa área, seja investindo ou apenas ampliando o seu negócio. Plano de negócio: não se esqueça de investir em um bom plano de negócio - essa é, realmente, a primeira coisa que você deve fazer. Produto: a moda plus size não tem mais limites. A partir do número 44 ou da etiqueta GG, podem ser confeccionadas peças masculinas e femininas, infantis e de moda íntima, fitness, casual, festa e praia. Isso sem falar nos acessórios, como cintos, colares, pulseiras e bolsas. Opções não faltam, você apenas precisa pesquisar a demanda em sua região, definir seu produto e arrasar nos modelos que colocará à venda. Venda: depois de saber qual é o seu público, ter o espaço montado ou sua página na internet funcionando, realize suas vendas. Mas como? Criando estratégias de vendas! Capacite sua equipe e procure transformar o ato da compra em uma experiência agradável para o cliente. Curso on-line: Como vender mais e melhor pode ajudar você On-line: você pode trabalhar com uma loja física, mas precisará saber vender o seu peixe também em marketplaces ou nas redes sociais. Por isso, invista em divulgação na internet e, se desejar ter sua própria loja virtual, saiba mais sobre e-commerce aqui. Legislação e padronização: antes de colocar os produtos nas araras e abrir as portas do seu negócio, pesquise o que diz a lei. No site do Inmetro, você acessa informações sobre a etiquetagem de produtos têxteis. Linhas de financiamento: se você precisar de investimento, consulte as informações divulgadas no portal do Finep – Inovação e Pesquisa e do BNDES Inovação. Promoções: aproveite as datas comemorativas, mas crie seu próprio calendário de datas e motivos para chamar a atenção do seu potencial cliente. Invista na comunicação que se conecta com a realidade do seu público, para que sua marca seja vista e lembrada. Saiba mais Se você gostou deste conteúdo sobre moda plus size, separamos outro material similar. Confira:
O WhatsApp Business é uma ferramenta criada para auxiliar o processo de comunicação dos negócios. Em tempos de coronavírus, adotar essa ferramenta pode ser a solução para garantir as vendas da sua empresa. Afinal, o aplicativo permite que você atenda os seus clientes, a distância, para eles continuarem comprando. Por isso, separamos nove dicas de como o WhatsApp Business pode ajudar a manter o dinheiro entrando no caixa da sua empresa. 1. Envolva o cliente Antes de começar a disparar mensagens vendendo seus produtos ou serviços, aproxime-se do cliente, envolva-o e explique o diferencial do seu contato. Lembre-se de que, para ele, o WhatsApp é um recurso pessoal, utilizado para interagir com pessoas próximas. Por isso, qualquer mensagem que ultrapasse essa linha pode soar como invasiva, incomodar e fazer com que ele bloqueie o contato da sua empresa. 2. Segmente a sua lista de contatos Faça um cadastro dos novos clientes de sua empresa, solicite o número de WhatsApp e peça autorização para enviar comunicados sobre seus produtos ou serviços. Crie listas de contatos de forma segmentada para mandar informativos, promoções e ofertas. 3. Divulgue o número de WhatsApp da empresa Destaque o número de WhatsApp da empresa nos materiais e em todos os ambientes em que sua marca for divulgada. Crie comunicados para redes sociais e espalhe essa informação para que os clientes tenham acesso ao número e entrem em contato por meio desse canal. 4. Atribua tags aos clientes As tags ajudam a organizar os contatos por ordem de interesse, área de atuação, perfil, dúvidas e outras categorias. Esse recurso pode ajudar em momentos em que a atenção de vendas está concentrada na plataforma. 5. Aproveite os recursos das listas de transmissão As listas de transmissão são como grupos de WhatsApp, com a diferença de que os clientes recebem as mensagens de forma individual. O conteúdo é enviado para todos os contatos selecionados de uma única vez. É possível criar listas de transmissão com até 256 contatos. Veja como é fácil criar a sua: Vá até a tela de conversas do WhatsApp, clique em “nova transmissão” e escolha a opção “nova lista”. Selecione os contatos que deseja adicionar à sua lista e toque no ícone “criar”. Altere o nome da lista e adicione outras pessoas. Importante: os contatos precisam estar na agenda do celular, e o seu número deve estar registrado no celular do cliente. Por isso, comunique seus contatos antes de enviar sua lista de transmissão. 6. Invista em um número exclusivo Você pode utilizar o WhatsApp Web e o WhatsApp pessoal no mesmo aparelho e com o mesmo número, embora não seja o ideal. Ter um número exclusivo para os assuntos da sua empresa vai garantir a sua privacidade e tornará o atendimento profissional, mais organizado e seguro. Invista em um aparelho mais simples e em um número de telefone exclusivo para atender os contatos da empresa. 7. Preste um bom atendimento Além de um canal de vendas, certamente, os clientes vão utilizar o WhatsApp para solicitar atendimento, tirar dúvidas etc. Aproveite a praticidade e esteja preparado para lidar com esse tipo de situação. 8. Utilize um link direto para o seu WhatsApp Coloque um link direcionando o cliente para o seu WhatsApp nas redes sociais, no seu site ou e-mail. Assim, você facilita o contato com a sua empresa. Para isso, siga o passo a passo abaixo: Copie o link: http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5500000000000. Coloque o seu número após a palavra o número 55, com o DDD da sua cidade, substituindo todos os zeros. Para cidades que não usam o nono dígito, utilize o link: https://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000. Agora, o cliente pode enviar uma mensagem direta, através do link. 9. Acompanhe as estatísticas das ações Quer saber se as suas campanhas estão sendo vistas pelos clientes? No WhatsApp Business, é possível verificar o relatório de mensagens, com estatísticas sobre o número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelos clientes. Saiba como ver o seu relatório: Clique no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e vá em “Configurações”. Selecione “Configurações da empresa” e, depois, “Estatísticas”. Verifique quantas mensagens a conta enviou, quantas foram entregues, quantas foram lidas e quantas foram recebidas de contatos ou clientes. Fonte: Blog do Sebrae de Santa Catarina Aproveite os cursos do SEBRAE: O que preciso saber sobre marketing e vendas? Ideias para reinventar-se na crise Veja mais dicas de como enfrentar o coronavírus no seu negócio
É na loja, diante ou dentro dela, que o consumidor se encanta com o produto, passa pela experiência da compra e se torna fiel a uma marca. Por isso, é necessário que o empresário do ramo da moda atue para que o cliente ou potencial cliente sinta-se atraído ao entrar em seu ponto de venda e fique satisfeito dentro dele. Uma boa disposição de elementos no espaço de vendas é fundamental para agregar valor à sua marca. Pare que isso aconteça, planejamento e ação são fundamentais. Confira, abaixo, orientações para que o visual da sua loja atraia e fidelize seus consumidores. Fachada A fachada é toda a área frontal da loja, incluindo calçadas, muros, jardins, paredes, iluminação e demais instrumentos de comunicação. Uma fachada atrativa deve ter pelo menos cinco características: Aspecto: a fachada deve estar sempre limpa, em boa manutenção, sem rachaduras, manchas, pichações etc. Letreiro: a logomarca no letreiro deve ser simples, de fácil memorização e passar o conceito da loja e sua atividade. Harmonia: o padrão de cores da logomarca da empresa deve ser mantido na fachada. Isso ajuda o cliente a fixar e lembrar sua marca. Iluminação: a fachada deve ser atraente e visível tanto de dia quanto de noite. Mantenha a conservação das lâmpadas sempre em dia. Calçadas: uma calçada bem conservada embeleza e valoriza a loja, pois as pessoas deixam de se preocupar com buracos e obstáculos na calçada, a fim de evitar acidentes, e passam a observar as vitrines. Vitrine A vitrine é responsável por até 75% das vendas, portanto, ela deve nortear todo e qualquer projeto de melhoria do visual da sua loja. Confira cinco orientações que vão deixar a vitrine do seu comércio mais interessante para os consumidores: Reflexo dos produtos: as vitrines devem refletir o mix de produtos comercializados na loja e seu público-alvo. Os produtos expostos devem sempre estar em estoque. Dinamismo: a vitrine precisa ser dinâmica, a troca de produtos gera movimento e atrai os olhares de quem passa por ela. O ideal é que a troca aconteça pelo menos a cada 15 dias, podendo realizar pequenas modificações ao longo deste período. Iluminação: a iluminação das vitrines deve ser planejada de forma a destacar os produtos expostos. Cores: especialistas orientam trabalhar entre três ou quatro cores diferentes, para evitar poluição visual na vitrine. Disposição dos produtos: os produtos que estão posicionados ligeiramente abaixo da linha da visão (1,60 m do piso da vitrine) são mais percebidos pelos clientes. Iluminação Assim como na vitrine, a iluminação adequada dentro da loja ajuda nas vendas, pois cria um ambiente confortável para o cliente e permite direcionar o foco de atenção para os produtos em destaque. Contribui para tornar o ambiente confortável, convidativo e agradável. É uma poderosa ferramenta para atrair um potencial cliente. Para uma iluminação adequada, é preciso estar atento para quatro questões: Cores frias: iluminação fria (branca) deixa o ambiente mais claro, aumentando a visibilidade do produto e deixando o cliente mais confiante para suas decisões de compra. Cores quentes: iluminação quente (amarelada) revela características, detalhes, cores e texturas. É mais indicada para iluminar um produto específico, dando-lhe um destaque especial. Provador: um bom provador deve ser bem iluminado. A iluminação quente (amarela) é a ideal para evitar distorções nas cores dos produtos. Manutenção: mantenha em dia a manutenção do sistema de iluminação, evitando lâmpadas queimadas. Mobiliário O cliente também busca conforto na hora da experiência de compra. Desta forma, quanto mais à vontade ele estiver, mais tempo ficará na loja e será motivado a comprar. Isso deve nortear, inclusive, a escolha dos móveis do estabelecimento. Para acertar na escolha do mobiliário, fique atento para: Espaço: os móveis devem ocupar menos da metade do espaço da loja para facilitar a visualização de produtos, a circulação de clientes e evitar que a loja passe uma impressão de apertada ou desconfortável. Praticidade e qualidade: os mobiliários devem ser de boa qualidade, duráveis, práticos e versáteis, com possibilidade de ajuste em qualquer área da loja; o ideal é que sejam modulados. Altura: o mobiliário deve ter altura máxima de 2m e altura mínima (acima do chão) de 50cm. Abaixo disso, utilize apenas para base de exposição. Provadores: os provadores devem ser em número suficiente, sinalizados, seguros e fáceis de achar. É fundamental possuir bom espelho, espaço acessível, iluminação adequada, ganchos suficientes, banqueta, tapete e uma boa ventilação. Produtos em destaque: os manequins destacam os produtos, mas é a escolha dos produtos que vem em primeiro plano. Crie um padrão discreto e utilize o mesmo estilo de manequim em toda loja, lembrando-se de adaptá-los ao seu público-alvo. Quer saber mais sobre como montar um ambiente adequado para o seu produto? O curso Varejo de moda: o ponto de venda como experiência auxiliará você a criar um espaço onde seus clientes enxerguem melhor o que eles querem. Neste curso, você estudará conceitos como gestão visual, postos de contato e experiência e decisão de compra. Aprofunde-se: Como o design pode ajudá-lo na tarefa de melhorar o visual de sua loja Técnicas para expor produtos em sua vitrine de forma atrativa ao cliente 10 dicas para melhorar o visual de sua loja (em PDF) Como a comunicação visual pode auxiliar a vender mais e melhor
Pensando em abrir um e-commerce ou melhorar a gestão do que você já tem? Confira as informações que o Sebrae separou para você brilhar no mundo virtual!
Pensando em como trabalhar com fruto da nossa região? Veja como o Açaí pode te levar ao sucesso. Saiba como trabalhar com essa jóia marajoara e ganhar um bom dinheiro. Conhece o carrinho de açaí? Essa oportunidade de negócio anda ganhando as ruas de grandes centros comerciais e se tornando uma fonte de renda estável e altamente lucrativa. Conhecido por suas propriedades energéticas, o açaí se popularizou no Brasil por volta dos anos 90 e logo ganhou espaço entre os jovens e praticantes de esportes em geral, sendo um negócio lucrativo montar um carrinho de açaí.
Está pensando em montar uma hamburgueria, negócio que vem crescendo cada vez mais nos dias de hoje? Confira algumas dicas que vão te ajudar a obter sucesso.
O segmento de bebidas está em expansão no mercado brasileiro. Em 2007, por exemplo, de acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja – Sindicerv, revelaram que o Brasil era o 4º país do mundo a produzir por volume de cerveja. Entretanto, com a crise econômica, houve uma queda no volume de vendas de bebidas no país. Mas as empresas do setor já vem estudando a longo prazo, estratégias para que as vendas voltem a crescer, como por exemplo o investimento em produtos premium, para um público mais seletivo. Sabendo estruturar o negócio, o empreendedor que deseja abrir uma distribuidora poderá obter um bom lucro, sendo necessário apenas observar alguns pontos que podem fazer a diferença na hora do plano de negócio. Aprenda a como montar um plano de negócio em nosso artigo "plano de negócio"
Está pensando em montar um bar ou restaurante, negócios que vêm crescendo cada vez mais? Confira algumas dicas que vão te ajudar a obter sucesso.
A pousada pode ter até 30 unidades habitacionais e atender cerca de 70 hóspedes.Serve o café da manhã e explora as possibilidades da região onde está instalada.
Serviço de translado de passageiros dos aeroportos e portos aos hotéis e eventos pode ser melhor alternativa para o cliente do que os serviços de táxis e ônibus
As agências de turismo apostam no atendimento personalizado com atenção para o conforto e a satisfação total de seus clientes.